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Volkswagen 26.330 OTA

Tipo: | Ônibus articulado |
Segmento: | Urbano |
Fabricação: | 2012-2020 |
Localização do motor: | Traseira |
Norma de emissões de gases: | Euro 5 / Proconve P-7 |
Fonte dos dados: | MAN/Volksbus – Caminhões e ônibus (Abril/2014) e Instruções de Operação VW 26-330 (Outubro/2012) |
Motor
Modelo: | Cummins ISL 330 P7-0 |
Tipo: | 6 cilindros em linha |
Potência máxima: | 330 cv (246 kW) @ 2100 rpm |
Torque máximo: | 1450 Nm (148 mkgf) @ 1000 a 1500 rpm |
NBR – Medição: | SAEJ1349 |
Combustível: | Diesel |
Controle de emissões: | SCR |
Cilindrada total: | 8.900 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 114 |
Curso do pistão (mm): | 145 |
Relação de compressão: | 16,6:1 |
Compressor de ar: | Knorr LK39 |
Ordem de ignição: | 1-5-3-6-2-4 |
Bomba injetora | |
Sistema de Injeção: | Common Rail |
Transmissão
Modelo: | ZF 6AP 1700B – Ecolife |
Acionamento: | Automática |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 3,36:1 2ª – 1,91:1 3ª – 1,42:1 4ª – 1,00:1 5ª – 0,72:1 6ª – 0,62:1 ré – 4,24:1 |
Direção
Modelo: | ZF 8097 |
Tipo: | Hidráulica integral com esferas recirculantes |
Relação de redução: | 17,4:1 a 20,6:1 |
Sistema Elétrico
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 140 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 170 Ah (2x 135 Ah em 2013) |
Eixos
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | Sifco 13K |
Tipo: | Viga “I” em aço forjado |
Eixo Intermediário | |
Modelo: | KLL |
Tipo: | Eixo rígido com carcaça em aço estampado |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | Meritor 17X |
Tipo: | Eixo rígido com carcaça em aço estampado |
Redução: | 6,17:1 |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Pneumática com 2 bolsões de ar, válvula niveladora de altura, 2 molas parabólicas |
Amortecedores: | 2 hidráulicos |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Intermediária | |
Tipo: | Pneumática com 2 bolsões de ar, válvula niveladora de altura, 2 molas tensoras Z “zeta” e barra “Panhard” |
Amortecedores: | 2 hidráulicos |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Pneumática com 2 bolsões de ar, válvula niveladora de altura, 2 molas tensoras Z “zeta” e barra “Panhard” |
Amortecedores: | 2 hidráulicos |
Barra estabilizadora: | Série |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | 8.25 x 22.5 (aço) |
Aros das rodas – opcionais: | 9.00 x 22.5 (alumínio) |
Pneumáticos: | 295 / 80 R 22.5 |
Rodado traseiro: | Duplo+Duplo |
Quadro do Chassis
Tipo: | Buggy, composto por módulos |
Módulo seccional: | 252 cm³ |
Material empregado: | LNE 380 e LNE 500 |
Articulação: | Hubner SKD 420 |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | Ar, tambor nas rodas dianteiras e traseiras, “S CAME”, circuito duplo, independente, reservatório triplo de ar e filtro coalescente |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Câmara de molas acumuladoras com atuação nas rodas traseiras. Acionamento: Válvula moduladora no painel |
Freio-Motor | |
Tipo: | Freio de descompressão |
Retarder | |
Tipo: | Primario integrado |
ABS | |
Sistema anti-bloqueio de rodas: | Série |
Área de frenagem | |
Total: | 8.468,55 cm² |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
Peso bruto total | |
Peso bruto total (PBT): | 26000 |
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
Total: | 29000 |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 6500 |
Eixo intermediário: | 11000 |
Eixo traseiro: | 11500 |
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: | 20 |
Reservatório de ureia (Arla32): | 35 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 22,0 (com filtro) |
Caixa de mudanças: | 42,0 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 19,0 |
Direção hidráulica: | 6,0 |
Sistema de arrefecimento: | 37,0 |
Dimensões (mm)

(A) Distância entre-eixos dianteiro e intermediário: | 6000 |
(A’) Distância entre-eixos intermediário e traseiro: | 6450 |
(B) Comprimento total: | 18247 |
(C) Balanço dianteiro: | 2580 |
(D) Balanço traseiro: | 3217 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 2060 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1834 1870 (intermediário) |
(G) Largura no eixo dianteiro: | 2420 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2515 2520 (intermediário) |
(I) Ângulo de entrada: | 19° |
(J) Ângulo de saída: | 9,5° |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Redução do eixo traseiro: | 6,17:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 119 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 42 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 34 |
Nível de Opacidade
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2250 |
RPM corte: | 2350 |
RPM corte máx: | 2450 |
RPM M L min: | 650 |
RPM M L: | 750 |
RPM M L máx: | 850 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 0,7 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |