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Volkswagen 26.330 OTA

Volkswagen 26.330 OTA
Tipo: Ônibus articulado
Segmento: Urbano
Fabricação: 2012-2020
Localização do motor: Traseira
Norma de emissões de gases: Euro 5 / Proconve P-7
Fonte dos dados: MAN/Volksbus – Caminhões e ônibus (Abril/2014) e Instruções de Operação VW 26-330 (Outubro/2012)

Motor
Modelo: Cummins ISL 330 P7-0
Tipo: 6 cilindros em linha
Potência máxima: 330 cv (246 kW) @ 2100 rpm
Torque máximo: 1450 Nm (148 mkgf) @ 1000 a 1500 rpm
NBR – Medição: SAEJ1349
Combustível: Diesel
Controle de emissões: SCR
Cilindrada total: 8.900 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 114
Curso do pistão (mm): 145
Relação de compressão: 16,6:1
Compressor de ar: Knorr LK39
Ordem de ignição: 1-5-3-6-2-4
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Common Rail

Transmissão
Modelo: ZF 6AP 1700B – Ecolife
Acionamento: Automática
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 3,36:1
2ª – 1,91:1
3ª – 1,42:1
4ª – 1,00:1
5ª – 0,72:1
6ª – 0,62:1
ré – 4,24:1

Direção
Modelo: ZF 8097
Tipo: Hidráulica integral com esferas recirculantes
Relação de redução: 17,4:1 a 20,6:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 140 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 170 Ah (2x 135 Ah em 2013)

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: Sifco 13K
Tipo: Viga “I” em aço forjado
Eixo Intermediário
Modelo: KLL
Tipo: Eixo rígido com carcaça em aço estampado
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Meritor 17X
Tipo: Eixo rígido com carcaça em aço estampado
Redução: 6,17:1

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Pneumática com 2 bolsões de ar, válvula niveladora de altura, 2 molas parabólicas
Amortecedores: 2 hidráulicos
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Intermediária
Tipo: Pneumática com 2 bolsões de ar, válvula niveladora de altura, 2 molas tensoras Z “zeta” e barra “Panhard”
Amortecedores: 2 hidráulicos
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Pneumática com 2 bolsões de ar, válvula niveladora de altura, 2 molas tensoras Z “zeta” e barra “Panhard”
Amortecedores: 2 hidráulicos
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 8.25 x 22.5 (aço)
Aros das rodas – opcionais: 9.00 x 22.5 (alumínio)
Pneumáticos: 295 / 80 R 22.5
Rodado traseiro: Duplo+Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Buggy, composto por módulos
Módulo seccional: 252 cm³
Material empregado: LNE 380 e LNE 500
Articulação: Hubner SKD 420

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Ar, tambor nas rodas dianteiras e traseiras, “S CAME”, circuito duplo, independente, reservatório triplo de ar e filtro coalescente
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de molas acumuladoras com atuação nas rodas traseiras. Acionamento: Válvula moduladora no painel
Freio-Motor
Tipo: Freio de descompressão
Retarder
Tipo: Primario integrado
ABS
Sistema anti-bloqueio de rodas: Série
Área de frenagem
Total: 8.468,55 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

Peso bruto total
Peso bruto total (PBT): 26000
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Total: 29000
Pesos
Eixo dianteiro: 6500
Eixo intermediário: 11000
Eixo traseiro: 11500

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 20
Reservatório de ureia (Arla32): 35
Óleo no cárter, máx./min.: 22,0 (com filtro)
Caixa de mudanças: 42,0
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 19,0
Direção hidráulica: 6,0
Sistema de arrefecimento: 37,0

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos dianteiro e intermediário: 6000
(A’) Distância entre-eixos intermediário e traseiro: 6450
(B) Comprimento total: 18247
(C) Balanço dianteiro: 2580
(D) Balanço traseiro: 3217
(E) Bitola – eixo dianteiro: 2060
(F) Bitola – eixo traseiro: 1834
1870 (intermediário)
(G) Largura no eixo dianteiro: 2420
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2515
2520 (intermediário)
(I) Ângulo de entrada: 19°
(J) Ângulo de saída: 9,5°

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Redução do eixo traseiro: 6,17:1
Velocidade máxima (km/h): 119
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 42
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 34

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2250
RPM corte: 2350
RPM corte máx: 2450
RPM M L min: 650
RPM M L: 750
RPM M L máx: 850
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 0,7
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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