ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

  • Uso: Ônibus urbano articulado
  • Fabricação: A partir de 2013
  • Baumúster: Y82
  • Nível de emissões de gases: Euro 5 / Proconve P-7
  • Fonte dos dados: MAN/Volksbus – Caminhões e ônibus (Abril/2014)

  • Fabricante / Modelo: Cummins ISL
  • Nº de Cilindros / Cilindrada (l)6 / 8,9
  • Potência líq. máx – cv (kW) @ rpm (conforme ensaio SAEJ1349): 330 (246) @ 2100
  • Torque líq. máx. Nm (kgf.m) @ rpm (conforme ensaio SAEJ1349)1450 (148) @ 1000 – 1500
  • Sistema de injeçãoCommon Rail
  • Compressor de ar: Knorr LK 39
  • Sistema de tratamento de gases: SCR
  • Norma de emissões: Proconve Fase P-7 (Euro 5)

  • Fabricante / Modelo: ZF Ecolife
  • Tipo / Acionamento: Automática
  • Nº de marchas: 6 à frente e 1 à ré
  • Sistema de tração: 6×2
  • Relação de transmissão:
    1ª – 3,36:1
    2ª – 1,91:1
    3ª – 1,42:1
    4ª – 1,00:1
    5ª – 0,72:1
    6ª – 0,62:1
    ré – 4,24:1

  • Fabricante / Tipo: Eaton / Monodisco a seco, revestimento orgânico
  • Acionamento: Pull type
  • Diâmetro do disco (mm): 395

  • Tensão nominal: 24V
  • Bateria: 2 x (12V – 170Ah) (2 x (12V – 135Ah) em 2013)
  • Alternador: 28V – 140A

 Eixo Dianteiro 

  • Fabricante / Modelo: Sifco 13K
  • Tipo: Viga "I" aço forjado

 Eixo Intermediário 

  • Fabricante / Modelo: KLL
  • Tipo: Eixo rígido com carcaça em aço estampado

 Eixo Traseiro motriz 

  • Fabricante / Modelo: Meritor 17X
  • Tipo: Eixo rígido com carcaça em aço estampado
  • Relação de redução: 6,17:1

  • Articulação: Hubner SKD 420

  • Suspensão dianteira: Pneumática com 2 bolsões de ar, válvula niveladora de altura, 2 amortecedores hidráulicos, 2 molas parabólicas e barra estabilizadora
  • Suspensão intermediária: Pneumática com 2 bolsões de ar, válvula niveladora de altura, 2 amortecedores hidráulicos, 2 molas tensoras Z "zeta" e barra "Panhard"
  • Suspensão traseira: Pneumática com 2 bolsões de ar, válvula niveladora de altura, 2 amortecedores hidráulicos, 2 molas tensoras Z "zeta" e barra "Panhard"

  • Tipo (Aros das rodas): Aço (8.25'' x 22.5'')
  • Pneus: 295/80R22,5

 Freio de serviço 

  • Tipo: Ar, tambor nas rodas dianteiras e traseiras, ABS
  • Características: S-came, duplo, independente, reservatório triplo de ar, filtro coalescente

 Freio de estacionamento 

  • Tipo: Câmara de molas acumuladoras
  • Atuação: Rodas traseiras
  • Acionamento: Válvula moduladora no painel

 Freio motor 

  • Tipo: Freio de descompressão

 Freio auxiliar 

  • Tipo: Retarder primario integrado

 Capacidade técnica por eixo 

  • Eixo dianteiro: 6500
  • Eixo intermediário: 11000
  • Eixo traseiro: 11500

 Peso bruto total (PBT) – técnico 

  • 29000

 Peso bruto total (PBT) – homologado 

  • 26000

Obs.: Os pesos podem sofrer alterações devido aos itens opcionais.

  • Tanque de combustível em plástico: 20,0
  • Cárter com filtro: 22,0
  • Caixa de mudanças: 42,0
  • Eixo traseiro: 19,0
  • Direção: 3,7
  • Sistema de arrefecimento: 31,6
  • Tanque de Uréia (ARLA32): 35,0

  • (A) Distância entre-eixos dianteiro e intermediário: 6000
  • (A') Distância entre-eixos intermediário e traseiro: 6450
  • (B) Comprimento total: 18247
  • (C) Balanço dianteiro: 2580
  • (D) Balanço traseiro: 3217
  • (E) Bitola – eixo dianteiro: 2085
  • (F) Bitola – eixo traseiro: 2384
  • (H) Largura: 2471
  • (I) Ângulo de entrada: 13°
  • (J) Ângulo de saída: 

 Relação de redução do eixo traseiro: 6,17:1 

  • Velocidade máxima (km/h): 119
  • Capacidade de rampa em PBT (%)42
  • Partida em rampa em PBT (%): 34

Função desabilitada

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