ViaCircular Transporte Coletivo

Volkswagen 5.140 EOD

Volkswagen 5.140 EOD
Tipo: Micro
Segmento: Urbano
Fabricação: 2004-11/12
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
Fonte dos dados: Volkswagen – Caminhões e ônibus (Abril/2008)

Motor
Modelo: MWM 4.08 TCE
Tipo: 4 cilindros em linha
Potência máxima: 137 cv (101 kW) @ 3400 rpm
Torque máximo: 400 Nm (40,8 mkgf) @ 1700 a 2200 rpm
NBR – Medição: NBR ISO 1585
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 2.980 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 96
Curso do pistão (mm): 103
Relação de compressão: 17,8:1
Compressor de ar: Knorr LK38
Ordem de ignição: 1-3-4-2
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Common Rail

Transmissão
Modelo: Eaton FS-2305 C
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 6,36:1
2ª – 3,33:1
3ª – 2,13:1
4ª – 1,41:1
5ª – 1,00:1
ré – 5,54:1

Embreagem
Modelo: LUK
Tipo: Monodisco a seco, revestimento orgânico
Acionamento: Pull type
Diâmetro do disco: 300 mm

Direção
Modelo: TRW TAS30
Tipo: Hidráulica integral com esferas recirculantes
Relação de redução: 16,5:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 12 V
Alternador
Tensão/capacidade: 14 V / 90 A
Bateria
Tensão/capacidade: 12 V / 100 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: Sifco 6K
Tipo: Viga “I” em aço forjado
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Dana 267
Tipo: Eixo rígido em aço estampado
Redução: 4,10:1

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Molas parabólicas
Amortecedores: Hidráulicos telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Molas semielípticas
Amortecedores: Hidráulicos telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 6.00 x 17.5
Pneumáticos: 215 / 75 R 17.5
Rodado traseiro: Simples

Quadro do Chassis
Tipo: Escada, longarinas retas de perfil “U” constante, rebitado e parafusado
Módulo seccional: 84 cm³
Material empregado: LNE 28

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Hidráulicos, freio a disco na dianteira e tambor na traseira com válvula sensível e carga. Circuito hidráulico servoassistido, independente por eixo
Freio de Estacionamento
Tipo: Alavanca e cabo com atuação nas rodas traseiras. Acionamento: alavanca no assoalho
Área de frenagem
Total: 1.381 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 1426
Eixo traseiro: 701
Total: 2127
Peso bruto total
Peso bruto total (PBT): 5500
Pesos
Eixo dianteiro: 2500
Eixo traseiro: 3150
Total: 5650

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 80
Óleo no cárter, máx./min.: 8,5
Caixa de mudanças: 3,5
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 3,2
Direção hidráulica: 2,5
Sistema de arrefecimento: 14,1

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 3695
(B) Comprimento total: 5540
(C) Balanço dianteiro: 860
(D) Balanço traseiro: 985
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1710
(F) Bitola – eixo traseiro: 1722
(G) Largura no eixo dianteiro: 1976
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 1976
(I) Ângulo de entrada: 32°
(J) Ângulo de saída: 34°
(K) Vão livre dianteiro: 219
(L) Vão livre traseiro: 212

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Redução do eixo traseiro: 4,10:1
Velocidade máxima (km/h): 124
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 40
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 35
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 24,9

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 3700
RPM corte: 3800
RPM corte máx: 3900
RPM M L min: 650
RPM M L: 750
RPM M L máx: 850
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes acima de 350m: 1,43
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

Menu