ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Volkswagen 5-140 EOD

  • Uso: Mini ônibus
  • Fabricação: De 2004 até 2012
  • Baumúster: 932
  • Norma de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
  • Fonte dos dados: Volkswagen – Caminhões e ônibus (Abril/2008)

  • Modelo: MWM 4.08 TCE Euro III
  • Nº de Cilindros / Cilindrada (cm³): 4 em linha / 2980
  • Diâmetro do pistão (mm): 96
  • Curso do pistão (mm): 103
  • Relação de compressão: 17,8:1
  • Potência líq. máx – cv (kw) @ rpm (conforme ensaio NBR ISO 1585): 137 (101) @ 3400
  • Torque líq. máx. kgfm (Nm) @ rpm (conforme ensaio NBR ISO 1585): 40,8 (400) @ 1700 – 2200
  • Sequência de injeção: 1-3-4-2
  • Sistema de injeção: Common Rail
  • Compressor de ar: Knorr – LK 38
  • Norma de emissões: Conama Fase V

  • Caixa de mudanças: Eaton – FS 2305C
  • Tipo: Mecânica
  • Acionamento: Alavanca no painel
  • Sistema de tração: 4×2
  • Número de marchas: 5 à frente, 1 à ré. Totalmente sincronizada
  • Relação de transmissão:
    1ª – 6,36:1
    2ª – 3,33:1
    3ª – 2,13:1
    4ª – 1,41:1
    5ª – 1,00:1
    ré – 5,54:1

  • Tensão nominal: 12V
  • Bateria: 12V – 100Ah
  • Alternador: 14V – 90A

  • Tipo: Monodisco a seco, revestimento orgânico
  • Modelo: LUK
  • Acionamento: Pull type
  • Diâmetro do disco (mm): 300

  • Tipo: Hidráulica integral com esferas recirculantes
  • Modelo: TRW TAS30
  • Relação de redução: 16,5:1

 Eixo dianteiro 

  • Tipo: Viga "I" em aço forjado
  • Modelo: Sifco 6K

 Eixo traseiro motriz 

  • Tipo: Eixo rígido em aço estampado
  • Modelo: DANA 267
  • Relação de redução – simples: 4,10:1
  • Rodado traseiro: Simples

  • Suspensão dianteira: Molas parabólicas, amortecedores hidráulicos telescópios de dupla ação e barra estabilizadora normal de série
  • Suspensão traseira: Molas semi-elípticas de ação progressiva, amortecedores hidráulicos telescópios de dupla ação e barra estabilizadora normal de série

  • Aros das rodas: 6'' x 17,5''
  • Pneus: 215/75R17,5

  • Tipo: Escada, longarinas retas de perfil "U" constante, rebitado e parafusado
  • Material: LNE 28
  • Módulo seccional (cm³): 84

 Freio de serviço 

  • Tipo: Hidráulicos, freio a disco na dianteira e tambor na traseira com válvula sensível e carga
  • Circuito: Hidráulico servo assistido, independente por eixo
  • Área efetiva de frenagem (cm³): 1381

 Freio de estacionamento 

  • Tipo: Alavanca e cabo
  • Atuação: rodas traseiras
  • Acionamento: alavanca no assoalho

 Peso em ordem de marcha 

  • Eixo dianteiro: 1426
  • Eixo traseiro: 701
  • Total: 2127

 Capacidade técnica por eixo 

  • Dianteiro: 2500
  • Traseiro: 3150
  • Total admissível: 5650

 Peso bruto total (PBT) – homologado 

  • 5500

Obs.: Os pesos podem sofrer alterações devido aos itens opcionais.

  • Tanque combustível em plástico: 80,0
  • Cárter com filtro: 8,5
  • Caixa de mudanças: 3,5
  • Eixo traseiro simples: 3,2
  • Direção: 2,5
  • Sistema de refrigeração: 14,1

  • (A) Distância entre-eixos: 3695
  • (B) Comprimento total: 5540
  • (C) Balanço dianteiro: 860
  • (D) Balanço traseiro: 985
  • (I) Ângulo de entrada (Balanço dianteiro): 32°
  • (J) Ângulo de saída (Balanço traseiro): 34°

  • Relação de redução do eixo traseiro: 4,10:1
  • Velocidade máxima (km/h): 124
  • Capacidade de rampa em PBT (%): 40
  • Partida em rampa em PBT (%): 35
  • Relação PBT / potência (kg/cv): 40

Obs.: Dados projetados por simulação de performance.

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