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Volkswagen 5.150 OD
Tipo: | Micro |
Segmento: | Urbano |
Fabricação: | 2012-2019 |
Localização do motor: | Dianteira |
Norma de emissões de gases: | Euro 5 / Proconve P-7 |
Fonte dos dados: | MAN/Volksbus – Caminhões e ônibus (Abril/2014) |
Motor
Modelo: | Cummins ISF 3.8 |
Tipo: | 4 cilindros em linha |
Potência máxima: | 150 cv (112 kW) @ 2600 rpm |
Torque máximo: | 450 Nm (46 mkgf) @ 1100 a 1900 rpm |
NBR – Medição: | SAEJ1349 |
Combustível: | Diesel |
Controle de emissões: | SCR |
Cilindrada total: | 3.000 cm³ |
Compressor de ar: | Knorr LK38 |
Bomba injetora | |
Sistema de Injeção: | Common Rail |
Transmissão
Modelo: | ZF S5-420 |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 5,72:1 (inibidor eletrônico de 2ª marcha) 2ª – 2,73:1 3ª – 1,61:1 4ª – 1,00:1 5ª – 0,76:1 ré – 5,24:1 |
Embreagem
Modelo: | Valeo |
Tipo: | Monodisco a seco, revestimento orgânico |
Acionamento: | Push type |
Diâmetro do disco: | 330 mm |
Sistema Elétrico
Tensão nominal | |
Tensão: | 12 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 14 V / 90 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 12 V / 100 Ah |
Eixos
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | Sifco 6K |
Tipo: | Viga “I” em aço forjado |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | Dana 267 (Diff Lock Opcional) |
Tipo: | Eixo tubular com carcaça fundida |
Redução: | 4,10:1 |
Reduções opcionais: | 4,56:1 |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Molas parabólicas (Suspensão elevada Opcional) |
Amortecedores: | Hidráulicos telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Molas semielípticas de ação progressiva (Suspensão elevada Opcional) |
Amortecedores: | Hidráulicos telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | 6.00 x 17.5 (aço) |
Pneumáticos: | 215 / 75 R 17.5 |
Rodado traseiro: | Simples |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | Hidráulicos, freio a disco na dianteira e tambor na traseira. Servo assistido, independente por eixo |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Alavanca e cabo com atuação nas rodas traseiras e acionamento por alavanca no assoalho |
ABS | |
Sistema anti-bloqueio de rodas: | Série a partir de 2014 |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 1533 |
Eixo traseiro: | 802 |
Total: | 2335 |
Peso bruto total | |
Peso bruto total (PBT): | 5900 (5500 em 2012) |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 2950 (2500 em 2012) |
Eixo traseiro: | 2950 (3150 em 2012) |
Total: | 5900 (5650 em 2012) |
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: | 80 |
Reservatório de ureia (Arla32): | 23 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 13,0 (com filtro) |
Caixa de mudanças: | 3,2 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 3,2 |
Direção hidráulica: | 2,5 |
Sistema de arrefecimento: | 21 |
Dimensões (mm)
(A) Distância entre-eixos: | 3695 |
(B) Comprimento total: | 5697 |
(C) Balanço dianteiro: | 1017 |
(D) Balanço traseiro: | 985 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1710 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1722 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 1977 |
(I) Ângulo de entrada: | 24° |
(J) Ângulo de saída: | 38° |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Redução do eixo traseiro: | 4,10:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 119 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 48 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 43 |
Ensaio 2 (Opcional) | |
Redução do eixo traseiro: | 4,56:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 109 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 53 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 47 |
Nível de Opacidade
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2750 |
RPM corte: | 2850 |
RPM corte máx: | 2950 |
RPM M L min: | 650 |
RPM M L: | 750 |
RPM M L máx: | 850 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes acima de 350m: | 1,22 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |