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Volkswagen 7.90 S CO
Tipo: | Micro |
Segmento: | Urbano e Rodoviário |
Fabricação: | 1990-1993 |
Localização do motor: | Dianteira |
Fonte dos dados: | Caminhões Volkswagen – via Caminhões Antigos Brasileiros |
A mesma tecnologia, qualidade e padrão de assistência técnica que consagrou internacionalmente a confiabilidade da marca Volkswagen, também está presente nos modelos Volkswagen 7.90S CO e 7.90S CE que aqui apresentamos.
Dimensionados para um peso bruto total de 6,7 toneladas, foram especialmente projetados para um rendimento ótimo nas suas diversas aplicações.
Facilidade de manutenção, robustez, excelente dirigibilidade e, sobretudo, máxima economia global, são os atributos básicos dos VW 7.90S CO e VW 7.90S CE.
O VW 7.90S CO foi concebido especialmente para Micro-ônibus e o VW 7.90S CE para aplicações especiais.
Conheça-os em detalhes a seguir. Temos certeza de que você concordará com os comentários desta breve apresentação.
Tabela geral
- Os principais itens do motor tais como: bielas, pistões, camisas, etc… são intercambiáveis entre as versões de 4 e 6 cilindros.
- Inserto na série de válvulas de admissão e escape que proporcionam maior rendimento do motor.
- Hélice do motor montada no virabrequim.
- Acionamento do compressor por engrenagem.
Modelo: | MWM D-229/4 |
Tipo: | 4 cilindros em linha |
Potência máxima: | DIN: 91 cv (66,9 kW) @ 3000 rpm NBR: 87 cv (64 kW) @ 3000 rpm |
Torque máximo: | DIN: 260 Nm (26,5 mkgf) @ 1600 rpm NBR: 248 Nm (25,3 mkgf) @ 1600 rpm |
NBR – Medição: | DIN, NBR 5484 |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 3.920 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 102 |
Curso do pistão (mm): | 120 |
Relação de compressão: | 16,6:1 |
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: | Elemento seco |
Sistema de lubrificação: | Circulação de óleo sob pressão |
Sistema de arrefecimento: | Por água, com válvula termostática e tanque de expansão, com aditivo anticorrossivo |
Bomba injetora | |
Modelo: | Bosch |
Sistema de Injeção: | Direta |
Modelo: | Clark CL-455 |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª (Constant Mesh) – 6,99:1 2ª – 3,78:1 3ª – 2,12:1 4ª – 1,28:1 5ª – 1,00:1 ré – 6,99:1 |
Opcional 1 | |
Modelo: | Clark 280V |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª (Constant Mesh) – 7,48:1 2ª – 4,38:1 3ª – 2,40:1 4ª – 1,48:1 5ª – 1,00:1 ré – 6,30:1 |
Tipo: | Monodisco a seco |
Diâmetro do disco: | 280 mm |
Modelo: | Gemmer Y5D |
Tipo: | Mecânica |
Tensão nominal | |
Tensão: | 12 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 14 V / 55 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 12 V / 95 Ah |
Motor de partida | |
Potência/tensão: | 4 cv / 12V |
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | Dana 70 HD – Albarus |
Eixo Traseiro Motriz | |
Redução: | 4,56:1 |
Reduções opcionais: | 4,10:1 |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Molas semielípticas reforçadas apoiadas em mancais flexíveis isentos de lubrificação |
Amortecedores: | Telescópicos |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Molas semielípticas reforçadas, com deflexão variável, apoiadas em mancais flexíveis isentos de lubrificação |
Amortecedores: | Telescópicos |
Barra estabilizadora: | Série |
Aros das rodas: | 6.00 G x 16 |
Pneumáticos: | 7.50 x 16 PR 10 |
Pneumáticos – opcionais: | 7.50 x 16 PR 12 7.50 R x 16 PR 12 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Tipo: | Escada, com longarinas rebitadas a frio. Dotado de 4 reservatórios de ar comprimido, sendo 3 para o sistema de freios e 1 para o acionamento pneumático das portas |
Módulo seccional: | 108 cm³ |
Freio de Serviço | |
Tipo: | Hidráulico, auxiliado a ar comprimido, com duplo circuito, atuando independentemente nas rodas dianteiras e traseiras |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Com câmara de molas acumuladoras e válvula moduladora de pressão |
Área de frenagem | |
Total: | 2.080 cm² |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 1627 |
Eixo traseiro: | 943 |
Total: | 2570 |
Carga útil máxima com equipamentos | |
Total: | 4130 |
Peso bruto total | |
Peso bruto total (PBT): | 6700 |
Capacidade máxima de tração (CMT): | 9500 |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 2400 |
Eixo traseiro: | 4420 |
Tanque de combustível: | 100 150 (Opcional) |
Óleo no cárter, máx./min.: | 9,0 |
Filtro de óleo do motor: | 0,6 |
Caixa de mudanças: | 5,0 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 4,5 |
Direção hidráulica: | 0,6 |
Sistema de arrefecimento: | 19 |
(A) Distância entre-eixos: | 3500 |
(B) Comprimento total: | 6093 |
(C) Balanço dianteiro: | 1243 |
(D) Balanço traseiro: | 1350 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1700 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1629 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2100 |
(K) Vão livre dianteiro: | 192 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 13,7 |
Altura: | 2377 |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Redução do eixo traseiro: | 4,56:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 96 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | CL-455: 29,7 280-V: 32,0 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 9,58 |
Ensaio 2 (Opcional) | |
Redução do eixo traseiro: | 4,10:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 106,7 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | CL-455: 26,4 280-V: 28,4 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 9,58 |
Painel de instrumentos
Equipado com exclusivo sistema tríplice de alerta (sonoro, luz indicadora, instrumento de medição) para: temperatura d’água, pressão de óleo do motor, pressão do sistema de freios e sistema duplo (sonoro, luz indicadora), para: nível d’água do radiador e nível de fluido de freio. Dotado de tacômetro.