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Volkswagen 7.90 S CO

Volkswagen 7.90 S CO
Tipo: Micro
Segmento: Urbano e Rodoviário
Fabricação: 1990-1993
Localização do motor: Dianteira
Fonte dos dados: Caminhões Volkswagen – via Caminhões Antigos Brasileiros

A mesma tecnologia, qualidade e padrão de assistência técnica que consagrou internacionalmente a confiabilidade da marca Volkswagen, também está presente nos modelos Volkswagen 7.90S CO e 7.90S CE que aqui apresentamos.

Dimensionados para um peso bruto total de 6,7 toneladas, foram especialmente projetados para um rendimento ótimo nas suas diversas aplicações.

Facilidade de manutenção, robustez, excelente dirigibilidade e, sobretudo, máxima economia global, são os atributos básicos dos VW 7.90S CO e VW 7.90S CE.

O VW 7.90S CO foi concebido especialmente para Micro-ônibus e o VW 7.90S CE para aplicações especiais.

Conheça-os em detalhes a seguir. Temos certeza de que você concordará com os comentários desta breve apresentação.

Tabela geral

  • Os principais itens do motor tais como: bielas, pistões, camisas, etc… são intercambiáveis entre as versões de 4 e 6 cilindros.
  • Inserto na série de válvulas de admissão e escape que proporcionam maior rendimento do motor.
  • Hélice do motor montada no virabrequim.
  • Acionamento do compressor por engrenagem.

Motor
Modelo: MWM D-229/4
Tipo: 4 cilindros em linha
Potência máxima: DIN: 91 cv (66,9 kW) @ 3000 rpm
NBR: 87 cv (64 kW) @ 3000 rpm
Torque máximo: DIN: 260 Nm (26,5 mkgf) @ 1600 rpm
NBR: 248 Nm (25,3 mkgf) @ 1600 rpm
NBR – Medição: DIN, NBR 5484
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 3.920 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 102
Curso do pistão (mm): 120
Relação de compressão: 16,6:1
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: Elemento seco
Sistema de lubrificação: Circulação de óleo sob pressão
Sistema de arrefecimento: Por água, com válvula termostática e tanque de expansão, com aditivo anticorrossivo
Bomba injetora
Modelo: Bosch
Sistema de Injeção: Direta

Transmissão
Modelo: Clark CL-455
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª (Constant Mesh) – 6,99:1
2ª – 3,78:1
3ª – 2,12:1
4ª – 1,28:1
5ª – 1,00:1
ré – 6,99:1
Opcional 1
Modelo: Clark 280V
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª (Constant Mesh) – 7,48:1
2ª – 4,38:1
3ª – 2,40:1
4ª – 1,48:1
5ª – 1,00:1
ré – 6,30:1

Embreagem
Tipo: Monodisco a seco
Diâmetro do disco: 280 mm

Direção
Modelo: Gemmer Y5D
Tipo: Mecânica

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 12 V
Alternador
Tensão/capacidade: 14 V / 55 A
Bateria
Tensão/capacidade: 12 V / 95 Ah
Motor de partida
Potência/tensão: 4 cv / 12V

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: Dana 70 HD – Albarus
Eixo Traseiro Motriz
Redução: 4,56:1
Reduções opcionais: 4,10:1

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Molas semielípticas reforçadas apoiadas em mancais flexíveis isentos de lubrificação
Amortecedores: Telescópicos
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Molas semielípticas reforçadas, com deflexão variável, apoiadas em mancais flexíveis isentos de lubrificação
Amortecedores: Telescópicos
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 6.00 G x 16
Pneumáticos: 7.50 x 16 PR 10
Pneumáticos – opcionais: 7.50 x 16 PR 12
7.50 R x 16 PR 12
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Escada, com longarinas rebitadas a frio. Dotado de 4 reservatórios de ar comprimido, sendo 3 para o sistema de freios e 1 para o acionamento pneumático das portas
Módulo seccional: 108 cm³

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Hidráulico, auxiliado a ar comprimido, com duplo circuito, atuando independentemente nas rodas dianteiras e traseiras
Freio de Estacionamento
Tipo: Com câmara de molas acumuladoras e válvula moduladora de pressão
Área de frenagem
Total: 2.080 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 1627
Eixo traseiro: 943
Total: 2570
Carga útil máxima com equipamentos
Total: 4130
Peso bruto total
Peso bruto total (PBT): 6700
Capacidade máxima de tração (CMT): 9500
Pesos
Eixo dianteiro: 2400
Eixo traseiro: 4420

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 100
150 (Opcional)
Óleo no cárter, máx./min.: 9,0
Filtro de óleo do motor: 0,6
Caixa de mudanças: 5,0
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 4,5
Direção hidráulica: 0,6
Sistema de arrefecimento: 19

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 3500
(B) Comprimento total: 6093
(C) Balanço dianteiro: 1243
(D) Balanço traseiro: 1350
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1700
(F) Bitola – eixo traseiro: 1629
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2100
(K) Vão livre dianteiro: 192
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 13,7
Altura: 2377

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Redução do eixo traseiro: 4,56:1
Velocidade máxima (km/h): 96
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): CL-455: 29,7
280-V: 32,0
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 9,58
Ensaio 2 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 4,10:1
Velocidade máxima (km/h): 106,7
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): CL-455: 26,4
280-V: 28,4
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 9,58

Área do Motorista

Painel de instrumentos

Equipado com exclusivo sistema tríplice de alerta (sonoro, luz indicadora, instrumento de medição) para: temperatura d’água, pressão de óleo do motor, pressão do sistema de freios e sistema duplo (sonoro, luz indicadora), para: nível d’água do radiador e nível de fluido de freio. Dotado de tacômetro.

Imagens
Volkswagen 7.90 S CO
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Função desabilitada

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