ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Mini e microonibus
- Fabricação: De 1987 até 1992
- Baumúster: ZZC
- Fonte dos dados: Caminhões Volkswagen – via Caminhões Antigos Brasileiros
A mesma tecnologia, qualidade e padrão de assistência técnica que consagrou internacionalmente a confiabilidade da marca Volkswagen, também está presente nos modelos Volkswagen 7.90S CO e 7.90S CE que aqui apresentamos.
Dimensionados para um peso bruto total de 6,7 toneladas, foram especialmente projetados para um rendimento ótimo nas suas diversas aplicações.
Facilidade de manutenção, robustez, excelente dirigibilidade e, sobretudo, máxima economia global, são os atributos básicos dos VW 7.90S CO e VW 7.90S CE.
O VW 7.90S CO foi concebido especialmente para microônibus e o VW 7.90S CE para aplicações especiais.
Conheça-os em detalhes a seguir. Temos certeza de que você concordará com os comentários desta breve apresentação.
- Modelo: MWM D-229.4
- Ciclo: 4 tempos, diesel com sistema de injeção direta
- Nº de Cilindros: 4, em linha
- Diâmetro dos cilindros / curso dos êmbolos (mm): 102 / 120
- Cilindrada (cm³): 3920
- Relação de compressão: 16,6:1
- Potência – DIN cv/rpm (Kw/rpm): 91/3000 (66,9/3000)
- Potência – NBR 5484 cv/rpm (Kw/rpm): 87/3000 (64,0/3000)
- Torque máximo – DIN Kgfm/rpm (Nm/rpm): 26,5/1600 (260/1600)
- Torque máximo – NBR 5484 Kgfm/rpm (Nm/rpm): 25,3/1600 (248,0/1600)
- Filtro de ar: Elemento seco
- Lubrificação: Circulação de óleo sob pressão
- Arrefecimento: Por água, com válvula termostática e tanque de expansão, com aditivo anticorrossivo
- Alimentação: Bosch
Tabela geral
- Os principais itens do motor tais como: bielas, pistões, camisas, etc… são intercambiáveis entre as versões de 4 e 6 cilindros.
- Inserto na série de válvulas de admissão e escape que proporcionam maior rendimento do motor.
- Hélice do motor montada no virabrequim.
- Acionamento do compressor por engrenagem.
- Alternador: 14V/55A
- Bateria: 1 x 12V/95Ah
- Motor de partida: 4cv/12V
- Voltagem: 12V
Painel de instrumentos
Equipado com exclusivo sistema tríplice de alerta (sonoro, luz indicadora, instrumento de medição) para: temperatura d'água, pressão de óleo do motor, pressão do sistema de freios e sistema duplo (sonoro, luz indicadora), para: nível d'água do radiador e nível de fluido de freio. Dotado de tacômetro.
- Caixa de mudanças: Clark CL-455 / Clark 280-V (Opcional)
- Nº de marchas: 5, sincronizadas 2ª a 5ª
- Redução do eixo traseiro: 4,56:1 / 4,10:1 (Opcional)
Relações de redução
-
Standard:
1ª (Constant Mesh) – 6,99:1
2ª – 3,78:1
3ª – 2,12:1
4ª – 1,28:1
5ª – 1,00:1
ré – 6,99:1 -
Opcional:
1ª (Constant Mesh) – 7,48:1
2ª – 4,38:1
3ª – 2,40:1
4ª – 1,48:1
5ª – 1,00:1
ré – 6,30:1
- Tipo: Monodisco a seco
- Diâmetro do disco (mm): 280
- Tipo: Gemmer Y5D, mecânica
- Modelo: Dana 70 HD-Albarus
- Suspensão dianteira: Molas semi-elípticas reforçadas apoiadas em mancais flexíveis isentos de lubrificação, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora
- Suspensão traseira: Molas semi-elípticas reforçadas, com deflexão variável, apoiadas em mancais flexíveis isentos de lubrificação, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora
- Aros das rodas: 6,00 G 16
- Pneus: 7.50 x 16 PR 10 / 7.50 x 16 PR 12 (Opcional) / 7.50R x 16 PR 12 (radiais) (Opcional)
- Tipo: Escada, com longarinas rebitadas a frio. Dotado de 4 reservatórios de ar comprimido, sendo 3 para o sistema de freios e 1 para o acionamento pneumático das portas
- Módulo seccional (cm³): 108
Freio de serviço
- Sistema: Hidráulico, auxiliado a ar comprimido, com duplo circuito, atuando independentemente nas rodas dianteiras e traseiras
- Área de frenagem (cm²): 2080
Freio de estacionamento
- Tipo: Com câmara de molas acumuladoras e válvula moduladora de pressão
Peso a vazio, sem carroçaria
- Eixo dianteiro: 1627
- Eixo traseiro: 943
- Total: 2570
Capacidade por eixo
- Dianteiro: 2400
- Traseiro: 4420
Peso bruto total (PBT)
- 6700
Capacidade de carga + carroçaria
- 4130
Peso bruto total combinado (PBTC)
- 9500
- Tanque de combustível: 100 / 150 (Opcional)
- Cárter do motor: 9,0
- Filtro de óleo: 0,6
- Caixa de mudanças: 5,0
- Diferencial: 4,5
- Caixa de direção: 0,6
- Arrefecimento: 19,0
- (A) Distância entre-eixos: 3500
- (B) Comprimento total: 6093
- (C) Balanço dianteiro: 1243
- (D) Balanço traseiro: 1350
- (E) Bitola dianteira: 1700
- (F) Bitola traseira: 1629
- (H) Largura: 2100
- (K) Altura livre ao solo: 192
- (M) Círculo da base de viragem (m): 13,7
- Altura: 2377
- Redução do eixo traseiro: 4,56:1 / 4,10:1
- Velocidade máxima 5ª marcha (km/h): 96,0 / 106,7
Capacidade de subida de rampa, a torque máximo (%)
- Caixa de mudanças CL-455: 29,7 / 26,4
- Caixa de mudanças 280-V: 32,0 / 28,4