ViaCircular Transporte Coletivo

Volkswagen 8.120 OD – Euro 3

Volkswagen 8.120 OD - Euro 3
Tipo: Micro
Segmento: Urbano e Rodoviário
Fabricação: 2005-11/12
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
Fonte dos dados: Volkswagen – Caminhões e ônibus (Abril/2008)- Especificações técnicas (2 fontes pesquisadas)

Motor
Modelo: MWM 4.10 TCA
Tipo: 4 cilindros em linha, Turbo e Intercooler
Potência máxima: 115 cv (84,5 kW) @ 2400 rpm
Torque máximo: 400 Nm (40,8 mkgf) @ 1600 rpm
NBR – Medição: NBR ISO 1585
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 4.300 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 103
Curso do pistão (mm): 129
Relação de compressão: 16,3:1
Compressor de ar: Knorr LK38
Ordem de ignição: 1-3-4-2
Bomba injetora
Modelo: Bosch – VE 4
Sistema de Injeção: Direta

Transmissão
Modelo: Eaton FSO-4405 C
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 5,76:1
2ª – 2,64:1
3ª – 1,53:1
4ª – 1,00:1
5ª – 0,77:1
ré – 5,24:1
Opcional 1
Modelo: ZF S5-420
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 5,71:1
2ª – 2,73:1
3ª – 1,61:1
4ª – 1,00:1
5ª – 0,76:1
ré – 5,24:1

Embreagem
Modelo: Valeo
Tipo: Monodisco a seco, revestimento orgânico
Acionamento: Pull type
Diâmetro do disco: 330 mm

Direção
Modelo: ZF 8090
Tipo: Hidráulica integral, com esferas recirculantes
Relação de redução: 16,6:1 a 19,6:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 12 V
Alternador
Tensão/capacidade: 14 V / 90 A
Bateria
Tensão/capacidade: 12 V / 100 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: Meritor MFS
Sifco 7K
Meritor FC-845
Tipo: Viga “I” em aço forjado
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Dana M284
Dana 480
Tipo: Redução simples. Eixo rígido em aço estampado
Redução: 4,63:1
Reduções opcionais: 5,38:1

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Molas semielípticas
Amortecedores: Hidráulicos telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Molas semielípticas de ação progressiva
Amortecedores: Hidráulicos telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 6.00 x 17.5
Pneumáticos: 215 / 75 R 17.5
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Escada, longarinas retas de perfil “U” constante, rebitado e parafusado
Módulo seccional: 108 cm³
Material empregado: LNE 38

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Ar, “S CAME”, tambor nas rodas dianteiras e traseiras. Circuito duplo, independente, reservatório triplo de ar. Regulagem das sapatas de freio: Automática
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de mola acumuladora com atuação nas rodas traseiras. Acionamento: válvula moduladora no painel
Freio-Motor
Tipo: Válvula tipo borboleta no tubo do escapamento. Acionamento eletropneumático, tecla no painel e comando no acelerador / pedal da embreagem
Área de frenagem
Total: 1.823 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 1600 (EE=3300)
1610 (EE=3900)
Eixo traseiro: 940
Total: 2540 (EE=3300)
2550 (EE=3900)
Peso bruto total
Peso bruto total (PBT): 7700
8000
Peso bruto total combinado (PBTC): 10500
Capacidade máxima de tração (CMT): 10500
Pesos
Eixo dianteiro: 3000
Eixo traseiro: 5150

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 100
150 (Opcional)
Óleo no cárter, máx./min.: 9,0 (com filtro)
8,0 (sem filtro)
Caixa de mudanças: 3,2
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 4,0
Direção hidráulica: 2,5
Sistema de arrefecimento: 20,0 (sem aquecimento)
21,6 (com aquecimento)

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 3300
3900
(B) Comprimento total: 6300
(C) Balanço dianteiro: 1200
(D) Balanço traseiro: 1800
1200
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1703 (normal)
1894 (larga)
(F) Bitola – eixo traseiro: 1669
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2144
(J) Ângulo de saída: 21°
30°
(K) Vão livre dianteiro: 213
(L) Vão livre traseiro: 194

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Redução do eixo traseiro: 4,63:1
Velocidade máxima (km/h): 104
108
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 31
33
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 22
24
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 10,95
Ensaio 2 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 5,38:1
Velocidade máxima (km/h): 96
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 35
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 25
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 10,95

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2650
RPM corte: 2750
RPM corte máx: 2850
RPM M L min: 650
RPM M L: 750
RPM M L máx: 850
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes acima de 350m: 2,08
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

Menu