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Volkswagen 8.120 OD – Euro 3

Tipo: | Micro |
Segmento: | Urbano e Rodoviário |
Fabricação: | 2005-11/12 |
Localização do motor: | Dianteira |
Norma de emissões de gases: | Euro 3 / Proconve P-5 |
Fonte dos dados: | Volkswagen – Caminhões e ônibus (Abril/2008)- Especificações técnicas (2 fontes pesquisadas) |
Motor
Modelo: | MWM 4.10 TCA |
Tipo: | 4 cilindros em linha, Turbo e Intercooler |
Potência máxima: | 115 cv (84,5 kW) @ 2400 rpm |
Torque máximo: | 400 Nm (40,8 mkgf) @ 1600 rpm |
NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 4.300 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 103 |
Curso do pistão (mm): | 129 |
Relação de compressão: | 16,3:1 |
Compressor de ar: | Knorr LK38 |
Ordem de ignição: | 1-3-4-2 |
Bomba injetora | |
Modelo: | Bosch – VE 4 |
Sistema de Injeção: | Direta |
Transmissão
Modelo: | Eaton FSO-4405 C |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 5,76:1 2ª – 2,64:1 3ª – 1,53:1 4ª – 1,00:1 5ª – 0,77:1 ré – 5,24:1 |
Opcional 1 | |
Modelo: | ZF S5-420 |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 5,71:1 2ª – 2,73:1 3ª – 1,61:1 4ª – 1,00:1 5ª – 0,76:1 ré – 5,24:1 |
Embreagem
Modelo: | Valeo |
Tipo: | Monodisco a seco, revestimento orgânico |
Acionamento: | Pull type |
Diâmetro do disco: | 330 mm |
Direção
Modelo: | ZF 8090 |
Tipo: | Hidráulica integral, com esferas recirculantes |
Relação de redução: | 16,6:1 a 19,6:1 |
Sistema Elétrico
Tensão nominal | |
Tensão: | 12 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 14 V / 90 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 12 V / 100 Ah |
Eixos
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | Meritor MFS Sifco 7K Meritor FC-845 |
Tipo: | Viga “I” em aço forjado |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | Dana M284 Dana 480 |
Tipo: | Redução simples. Eixo rígido em aço estampado |
Redução: | 4,63:1 |
Reduções opcionais: | 5,38:1 |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Molas semielípticas |
Amortecedores: | Hidráulicos telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Molas semielípticas de ação progressiva |
Amortecedores: | Hidráulicos telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | 6.00 x 17.5 |
Pneumáticos: | 215 / 75 R 17.5 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Quadro do Chassis
Tipo: | Escada, longarinas retas de perfil “U” constante, rebitado e parafusado |
Módulo seccional: | 108 cm³ |
Material empregado: | LNE 38 |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | Ar, “S CAME”, tambor nas rodas dianteiras e traseiras. Circuito duplo, independente, reservatório triplo de ar. Regulagem das sapatas de freio: Automática |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Câmara de mola acumuladora com atuação nas rodas traseiras. Acionamento: válvula moduladora no painel |
Freio-Motor | |
Tipo: | Válvula tipo borboleta no tubo do escapamento. Acionamento eletropneumático, tecla no painel e comando no acelerador / pedal da embreagem |
Área de frenagem | |
Total: | 1.823 cm² |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 1600 (EE=3300) 1610 (EE=3900) |
Eixo traseiro: | 940 |
Total: | 2540 (EE=3300) 2550 (EE=3900) |
Peso bruto total | |
Peso bruto total (PBT): | 7700 8000 |
Peso bruto total combinado (PBTC): | 10500 |
Capacidade máxima de tração (CMT): | 10500 |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 3000 |
Eixo traseiro: | 5150 |
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: | 100 150 (Opcional) |
Óleo no cárter, máx./min.: | 9,0 (com filtro) 8,0 (sem filtro) |
Caixa de mudanças: | 3,2 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 4,0 |
Direção hidráulica: | 2,5 |
Sistema de arrefecimento: | 20,0 (sem aquecimento) 21,6 (com aquecimento) |
Dimensões (mm)

(A) Distância entre-eixos: | 3300 3900 |
(B) Comprimento total: | 6300 |
(C) Balanço dianteiro: | 1200 |
(D) Balanço traseiro: | 1800 1200 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1703 (normal) 1894 (larga) |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1669 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2144 |
(J) Ângulo de saída: | 21° 30° |
(K) Vão livre dianteiro: | 213 |
(L) Vão livre traseiro: | 194 |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Redução do eixo traseiro: | 4,63:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 104 108 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 31 33 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 22 24 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 10,95 |
Ensaio 2 (Opcional) | |
Redução do eixo traseiro: | 5,38:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 96 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 35 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 25 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 10,95 |
Nível de Opacidade
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2650 |
RPM corte: | 2750 |
RPM corte máx: | 2850 |
RPM M L min: | 650 |
RPM M L: | 750 |
RPM M L máx: | 850 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes acima de 350m: | 2,08 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |