ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Mini e Micro ônibus
- Fabricação: Sem registro
- Baumúster: Sem registro
- Nível de emissões de gases: Euro 2 / Proconve P-4
- Fonte dos dados: Volkswagen – Caminhões e ônibus – Especificações técnicas (Volksbus Mini/Micro)
- Modelo: MWM 4.10 Turbo e Intercooler
- N° de Cilindros / Cilindrada (cm³): 4 em linha / 4300
- Diâmetro / Curso do pistão (mm): 103 / 129
- Relação de compressão: 17:1
- Potência líq. máx – cv (kw) @ rpm (conforme ensaio NBR ISO 1585): 120 (88) @ 2600
- Torque líq. máx. kgfm (Nm) @ rpm (conforme ensaio NBR ISO 1585): 39 (382) @ 1600
- Consumo específico g/cv.h (g/KW.h) @ rpm (conforme ensaio NBR ISO 1585): 162 (220) @ 1600
- Sequência de injeção: 1-3-4-2
- Sistema de injeção: Bosch – VE – Rotativa
- Compressor de ar: Knorr – LK 38
- Norma de emissões: Conama Fase IV
- Caixa de mudanças: ZF S5-420
- Nº de marchas: 5 à frente (sincronizadas), 1 à ré
- Tração: 4×2
-
Relações de transmissão:
1ª – 5,71:1
2ª – 2,73:1
3ª – 1,61:1
4ª – 1,00:1
5ª – 0,76:1
ré – 5,24:1
- Tensão nominal: 12V
- Bateria: 12V – 100Ah
- Alternador: 14V – 90A
- Modelo: Valeo 906611
- Tipo: Monodisco a seco, revestimento orgânico
- Acionamento: hidráulico, auto ajustável, Push Type
- Diâmetro do disco (mm): 330
- Tipo: Hidráulica integral, com esferas recirculantes
- Modelo: ZF 8090
- Relação de redução: 16,6:1 a 19,6:1
Eixo dianteiro
- Tipo: Viga "I" em aço forjado
- Modelo: Meritor FC-845
Eixo traseiro
- Tipo: eixo rígido em aço estampado
- Modelo: Dana 480
- Redução: 4,63:1
Suspensão dianteira
- Tipo: eixo rígido
- Molas: semi-elípticas
- Amortecedores: hidráulicos telescópicos dupla ação
- Barra estabilizadora: normal de série
Suspensão traseira
- Tipo: eixo rígido motriz
- Molas: semi-elípticas de ação progressiva
- Amortecedores: hidráulicos telescópicos dupla ação
- Barra estabilizadora: normal de série
- Aros das rodas: 6,0'' x 17,5''
- Pneus: 215/75R 17,5
- Tipo: Escada, longarinas retas de perfil "U" constante, rebitado e parafusado
- Material: LNE 38
- Módulo seccional (cm³): 108
Freio de serviço
- Tipo: ar, "S" came, tambor nas rodas dianteiras e traseiras
- Circuito: duplo, independente, reservatório triplo de ar
- Área efetiva de frenagem (cm³): 1823
Freio de estacionamento
- Tipo: câmara de mola acumuladora
- Atuação: rodas traseiras
- Acionamento: válvula moduladora no painel
Freio motor
- Tipo: válvula tipo borboleta no tubo do escapamento (Opcional)
- Acionamento: eletropneumático, tecla no painel e comando no acelerador / pedal da embreagem
Peso vazio – EE=3300 / EE=3900
- Eixo dianteiro: 1600 / 1610
- Eixo traseiro: 940 / 940
- Total: 2540 / 2550
Capacidade técnica por eixo
- Eixo dianteiro: 3000
- Eixo traseiro: 5150
Peso bruto total (PBT) – homologado
- 7700
Peso bruto total combinado (PBTC)
- 10500
Capacidade máxima de tração (CMT) – redução simples
- 10500
Capacidade de carga útil + carroceria
- 5160 / 5150
Obs.: Os pesos podem sofrer alterações devido aos itens opcionais.
- Tanque de combustível (plástico): 100 / 150 (Opcional)
- Cárter: 9,0
- Caixa de mudanças: 3,2
- Eixo traseiro: 4,0
- Direção: 2,5
- Sistema de arrefecimento: 20,0 sem aquecimento / 21,6 com aquecimento
- (A) Distância entre-eixos: 3300 / 3900
- (B) Comprimento total: 6300
- (C) Balanço dianteiro: 1200
- (D) Balanço traseiro: 1800 / 1200
- (E) Bitola do eixo dianteiro: 1703
- (F) Bitola do eixo traseiro: 1669
- (H) Largura máxima: 2144
- (K) Vão livre ao solo no eixo dianteiro: 213
- (L) Vão livre ao solo no eixo traseiro: 194
- (M) Círculo de viragem (m): 13,4 / 15,6
- Relação de redução no eixo traseiro: 4,63:1
- Velocidade máxima (km/h): 108
- Capacidade de rampa (%): 33
- Partida em rampa (%): 24
- Relação PBT / potência (kg/cv): 57,5
Obs.: Dados projetados por simulação de performance.