ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Volkswagen 8-120 OD

  • Uso: Mini e Micro ônibus
  • Fabricação: De 2006 até 2012
  • Baumúster: C52 / 452
  • Nível de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
  • Fonte dos dados: Volkswagen – Caminhões e ônibus (Abril/2008)

  • Modelo: MWM 4.10 TCA-Euro III (Turbo e Intercooler)
  • Nº de Cilindros / Cilindrada (cm³): 4 em linha / 4300
  • Diâmetro do pistão (mm): 103
  • Curso do pistão (mm): 129
  • Relação de compressão: 16,3:1
  • Potência líq. máx – cv (kw) @ rpm (conforme ensaio NBR ISO 1585): 115 (84,6) @ 2400
  • Torque líq. máx. kgfm (Nm) @ rpm (conforme ensaio NBR ISO 1585): 40,8 (400) @ 1600
  • Sequência de injeção: 1-3-4-2
  • Sistema de injeção: Bomba injetora Bosch VE 4
  • Compressor de ar: Knorr – LK 38
  • Norma de emissões: Conama Fase V

  • Caixa de mudanças: Eaton – FSO 4405C
  • Tipo: Mecânica
  • Acionamento: Por meio de alavanca
  • Sistema de tração: 4×2
  • Número de marchas: 5 à frente, 1 à ré. Totalmente sincronizada
  • Relação de transmissão:
    1ª – 5,76:1
    2ª – 2,64:1
    3ª – 1,53:1
    4ª – 1,00:1
    5ª – 0,77:1
    ré – 5,24:1

  • Tensão nominal: 12V
  • Bateria: 12V – 100Ah
  • Alternador: 14V – 90A

  • Tipo: Monodisco a seco, revestimento orgânico
  • Modelo: Valeo
  • Acionamento: Pull type
  • Diâmetro do disco (mm): 330

  • Tipo: Hidráulica integral com esferas recirculantes
  • Modelo: ZF 8090
  • Relação de redução: 16,1 a 19,6:1

 Eixo dianteiro 

  • Tipo: Viga "I" em aço forjado
  • Modelo: Meritor MFS / Sifco 7K

 Eixo traseiro motriz 

  • Tipo: Eixo rígido em aço estampado
  • Modelo: DANA 284
  • Relação de redução – simples: 4,63:1 ou 5,38:1 (Opcional)

  • Suspensão dianteira: Molas semi-elípticas, amortecedores hidráulicos telescópios de dupla ação e barra estabilizadora normal de série
  • Suspensão traseira: Molas semi-elípticas de ação progressiva, amortecedores hidráulicos telescópios de dupla ação e barra estabilizadora normal de série

  • Aros das rodas: 6,0'' x 17,5''
  • Pneus: 215/75R17,5

  • Tipo: Escada, longarinas retas de perfil "U" constante, rebitado e parafusado
  • Material: LNE 38
  • Módulo seccional (cm³): 108

 Freio de serviço 

  • Tipo: Ar, "S" came, tambor nas rodas dianteiras e traseiras
  • Circuito: Duplo, independente, reservatório triplo de ar
  • Área efetiva de frenagem (cm³): 1823

 Freio de estacionamento 

  • Tipo: Câmara de molas acumuladoras
  • Atuação: rodas traseiras
  • Acionamento: válvula moduladora no painel

 Freio motor 

  • Tipo: Válvula tipo borboleta no tubo do escapamento
  • Acionamento: eletropneumático, tecla no painel e comando no acelerador/pedal embreagem

 Peso em ordem de marcha 

  • Eixo dianteiro: 1600 / 1610
  • Eixo traseiro: 940 / 940
  • Total: 2540 / 2550

 Capacidade técnica por eixo 

  • Dianteiro: 3000
  • Traseiro: 5150

 Peso bruto total (PBT) – homologado 

  • 7700

Obs.: Os pesos podem sofrer alterações devido aos itens opcionais.

  • Tanque combustível em plástico: 100,0 / 150,0 (Opcional)
  • Cárter com filtro: 9,0
  • Caixa de mudanças: 3,2
  • Eixo traseiro: 4,0
  • Direção: 2,5
  • Sistema de refrigeração: S/ Aquecimento: 20,0 – C/ Aquecimento: 21,6

  • (A) Distância entre-eixos: 3300 / 3900
  • (B) Comprimento total: 6300
  • (C) Balanço dianteiro: 1200
  • (D) Balanço traseiro: 1800 / 1200
  • (I) Ângulo de saída (Balanço traseiro): 21° / 30°

  • Relação de redução do eixo traseiro: 4,63:1 / 5,38:1
  • Velocidade máxima (km/h): 104 / 96
  • Capacidade de rampa em PBT (%): 31 / 35
  • Partida em rampa em PBT (%): 22 / 25
  • Relação PBT / potência (kg/cv): 67

Obs.: Dados projetados por simulação de performance.

Função desabilitada

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