ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Mini e Micro ônibus
- Fabricação: De 2006 até 2012
- Baumúster: C52 / 452
- Nível de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
- Fonte dos dados: Volkswagen – Caminhões e ônibus (Abril/2008)
- Modelo: MWM 4.10 TCA-Euro III (Turbo e Intercooler)
- Nº de Cilindros / Cilindrada (cm³): 4 em linha / 4300
- Diâmetro do pistão (mm): 103
- Curso do pistão (mm): 129
- Relação de compressão: 16,3:1
- Potência líq. máx – cv (kw) @ rpm (conforme ensaio NBR ISO 1585): 115 (84,6) @ 2400
- Torque líq. máx. kgfm (Nm) @ rpm (conforme ensaio NBR ISO 1585): 40,8 (400) @ 1600
- Sequência de injeção: 1-3-4-2
- Sistema de injeção: Bomba injetora Bosch VE 4
- Compressor de ar: Knorr – LK 38
- Norma de emissões: Conama Fase V
- Caixa de mudanças: Eaton – FSO 4405C
- Tipo: Mecânica
- Acionamento: Por meio de alavanca
- Sistema de tração: 4×2
- Número de marchas: 5 à frente, 1 à ré. Totalmente sincronizada
-
Relação de transmissão:
1ª – 5,76:1
2ª – 2,64:1
3ª – 1,53:1
4ª – 1,00:1
5ª – 0,77:1
ré – 5,24:1
- Tensão nominal: 12V
- Bateria: 12V – 100Ah
- Alternador: 14V – 90A
- Tipo: Monodisco a seco, revestimento orgânico
- Modelo: Valeo
- Acionamento: Pull type
- Diâmetro do disco (mm): 330
- Tipo: Hidráulica integral com esferas recirculantes
- Modelo: ZF 8090
- Relação de redução: 16,1 a 19,6:1
Eixo dianteiro
- Tipo: Viga "I" em aço forjado
- Modelo: Meritor MFS / Sifco 7K
Eixo traseiro motriz
- Tipo: Eixo rígido em aço estampado
- Modelo: DANA 284
- Relação de redução – simples: 4,63:1 ou 5,38:1 (Opcional)
- Suspensão dianteira: Molas semi-elípticas, amortecedores hidráulicos telescópios de dupla ação e barra estabilizadora normal de série
- Suspensão traseira: Molas semi-elípticas de ação progressiva, amortecedores hidráulicos telescópios de dupla ação e barra estabilizadora normal de série
- Aros das rodas: 6,0'' x 17,5''
- Pneus: 215/75R17,5
- Tipo: Escada, longarinas retas de perfil "U" constante, rebitado e parafusado
- Material: LNE 38
- Módulo seccional (cm³): 108
Freio de serviço
- Tipo: Ar, "S" came, tambor nas rodas dianteiras e traseiras
- Circuito: Duplo, independente, reservatório triplo de ar
- Área efetiva de frenagem (cm³): 1823
Freio de estacionamento
- Tipo: Câmara de molas acumuladoras
- Atuação: rodas traseiras
- Acionamento: válvula moduladora no painel
Freio motor
- Tipo: Válvula tipo borboleta no tubo do escapamento
- Acionamento: eletropneumático, tecla no painel e comando no acelerador/pedal embreagem
Peso em ordem de marcha
- Eixo dianteiro: 1600 / 1610
- Eixo traseiro: 940 / 940
- Total: 2540 / 2550
Capacidade técnica por eixo
- Dianteiro: 3000
- Traseiro: 5150
Peso bruto total (PBT) – homologado
- 7700
Obs.: Os pesos podem sofrer alterações devido aos itens opcionais.
- Tanque combustível em plástico: 100,0 / 150,0 (Opcional)
- Cárter com filtro: 9,0
- Caixa de mudanças: 3,2
- Eixo traseiro: 4,0
- Direção: 2,5
- Sistema de refrigeração: S/ Aquecimento: 20,0 – C/ Aquecimento: 21,6
- (A) Distância entre-eixos: 3300 / 3900
- (B) Comprimento total: 6300
- (C) Balanço dianteiro: 1200
- (D) Balanço traseiro: 1800 / 1200
- (I) Ângulo de saída (Balanço traseiro): 21° / 30°
- Relação de redução do eixo traseiro: 4,63:1 / 5,38:1
- Velocidade máxima (km/h): 104 / 96
- Capacidade de rampa em PBT (%): 31 / 35
- Partida em rampa em PBT (%): 22 / 25
- Relação PBT / potência (kg/cv): 67
Obs.: Dados projetados por simulação de performance.