ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Volkswagen 8-120 OD

  • Uso: Mini e Micro ônibus
  • Fabricação: De 2006 até 2012
  • Baumúster: C52 / 452
  • Nível de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
  • Fonte dos dados: Volkswagen – Caminhões e ônibus – Especificações técnicas (2 fontes pesquisadas)

  • Modelo (diesel, injeção direta, turboalimentado): MWM 4.10 TCA Euro III
  • Cilindros: 4, em linha
  • Diâmetro do pistão (mm): 103
  • Curso do pistão (mm): 129
  • Cilindrada total: 4,3
  • Relação de compressão: 16,3:1
  • Potência líq. máx – cv (kw) @ rpm (conforme ensaio NBR ISO 1585): 115 (84,6) @ 2400
  • Torque líq. máx. kgfm (Nm) @ rpm (conforme ensaio NBR ISO 1585): 40,8 (400) @ 1600
  • Sequência de injeção: 1-3-4-2
  • Sistema de injeção: Bomba injetora Bosch – VEA
  • Compressor de ar: Knorr – LK 38
  • Norma de emissões: Conama Fase V

  • Caixa de mudanças: ZF S5-420
  • Tipo, nº de marchas à frente/ré: Totalmente sincronizada, 5/1
  • Tração: 4×2
  • Reduções à frente/ré:
    1ª – 5,71:1
    2ª – 2,73:1
    3ª – 1,61:1
    4ª – 1,00:1
    5ª – 0,76:1
    ré – 5,24:1

  • Tensão nominal: 12V
  • Bateria: 12V – 100Ah
  • Alternador: 14V – 90A

  • Modelo: Valeo
  • Tipo: Monodisco a seco, revestimento orgânico
  • Acionamento: Valeo
  • Diâmetro do disco (mm): 330

  • Modelo: ZF-SERVOCON / ZF 8090
  • Tipo: Hidráulica integral, com esferas recirculantes
  • Relação de redução: 16,6:1 a 19,6:1

 Eixo dianteiro 

  • Tipo: Viga "I" em aço forjado
  • Modelo: Meritor MFS / Sifco 7K / Meritor FC-845

 Eixo traseiro motriz 

  • Modelo: Dana M284 / Dana 480
  • Tipo: Redução simples
  • Redução: 4,63:1 / 5,38:1 (Opcional)

  • Suspensão dianteira: Eixo rígido, molas semi-elípticas, amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação, barra estabilizadora normal de série
  • Suspensão traseira: Eixo rígido motriz, molas semi-elípticas de ação progressiva, amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação, barra estabilizadora normal de série

  • Rodas (aço estampado) tamanho para pneu com câmara/sem câmara: 6'' x 17,5''
  • Pneus radiais com câmara/sem câmara: 215/75R17,5

  • Tipo: Escada, longarinas retas de perfil "U" constante, rebitado e parafusado
  • Material: LNE 38
  • Módulo seccional (cm³): 108

  • Freio de serviço: Ar, total, acionamento por "S" came
  • Tipo: Tambor nas rodas dianteiras e traseiras
  • Circuito: Duplo, independente, reservatório triplo de ar
  • Área efetiva de frenagem (cm²): 1823
  • Freio de estacionamento e emergência: Câmaras com molas acumuladoras no eixo traseiro e válvula moduladora no painel
  • Regulagem das sapatas de freio: Automática
  • Freio motor: Válvula tipo borboleta no tubo de escapamento (Opcional). Acionamento eletropneumático, tecla no painel e comando no acelerador/pedal de embreagem

 Peso em ordem de marcha, sem carroceria (EE=3300 / EE=3900) 

  • Eixo dianteiro: 1600 / 1610
  • Eixo traseiro: 940 / 940
  • Total: 2540 / 2550

 Capacidade técnica por eixo 

  • Eixo dianteiro: 3000
  • Eixo traseiro: 5150

 Peso bruto total (PBT) – homologado 

  • 8000 / 7700 (2ª versão)

 Peso bruto total combinado (PBTC) 

  • 10500

 Capacidade máxima de tração (CMT) 

  • 10500

Obs.: Os pesos podem sofrer alterações devido aos itens opcionais.

  • Tanque combustível (em plástico): 100 / 150 (Opcional)
  • Cárter do motor com filtro/sem filtro: 9,0 / 8,0
  • Caixa de mudanças: 3,2
  • Diferencial / Eixo traseiro: 4,0
  • Direção: 2,5
  • Sistema de arrefecimento: 20,0 sem aquecimento / 21,6 com aquecimento

  • (A) Distância entre-eixos: 3300 / 3900
  • (B) Comprimento total: 6300
  • (C) Balanço dianteiro: 1200
  • (D) Balanço traseiro: 1800 / 1200
  • (E) Bitola do eixo dianteiro: 1703 (normal) / 1894 (larga)
  • (F) Bitola do eixo traseiro: 1669
  • (H) Largura máxima traseira: 2144
  • (K) Vão livre ao solo no eixo dianteiro: 213
  • (L) Vão livre ao solo no eixo traseiro: 194

 1ª versão 

  • Relação de redução no eixo traseiro: 4,63:1 / 5,38:1
  • Velocidade máxima (km/h): 104 / 96
  • Capacidade de rampa no PBT (%): 31 / 35
  • Partida em rampa no PBT (%): 22 / 25

 2ª versão 

  • Relação de redução no eixo traseiro: 4,63:1
  • Velocidade máxima (km/h): 108
  • Capacidade de rampa no PBT (%): 33
  • Partida em rampa no PBT (%): 24
  • Relação PBT / potência (kg/cv): 57,5

Obs.: Dados projetados por simulação de performance.

Função desabilitada

Menu