ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Mini e Micro ônibus
- Fabricação: De 2006 até 2012
- Baumúster: C52 / 452
- Nível de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
- Fonte dos dados: Volkswagen – Caminhões e ônibus – Especificações técnicas (2 fontes pesquisadas)
- Modelo (diesel, injeção direta, turboalimentado): MWM 4.10 TCA Euro III
- Cilindros: 4, em linha
- Diâmetro do pistão (mm): 103
- Curso do pistão (mm): 129
- Cilindrada total: 4,3
- Relação de compressão: 16,3:1
- Potência líq. máx – cv (kw) @ rpm (conforme ensaio NBR ISO 1585): 115 (84,6) @ 2400
- Torque líq. máx. kgfm (Nm) @ rpm (conforme ensaio NBR ISO 1585): 40,8 (400) @ 1600
- Sequência de injeção: 1-3-4-2
- Sistema de injeção: Bomba injetora Bosch – VEA
- Compressor de ar: Knorr – LK 38
- Norma de emissões: Conama Fase V
- Caixa de mudanças: ZF S5-420
- Tipo, nº de marchas à frente/ré: Totalmente sincronizada, 5/1
- Tração: 4×2
-
Reduções à frente/ré:
1ª – 5,71:1
2ª – 2,73:1
3ª – 1,61:1
4ª – 1,00:1
5ª – 0,76:1
ré – 5,24:1
- Tensão nominal: 12V
- Bateria: 12V – 100Ah
- Alternador: 14V – 90A
- Modelo: Valeo
- Tipo: Monodisco a seco, revestimento orgânico
- Acionamento: Valeo
- Diâmetro do disco (mm): 330
- Modelo: ZF-SERVOCON / ZF 8090
- Tipo: Hidráulica integral, com esferas recirculantes
- Relação de redução: 16,6:1 a 19,6:1
Eixo dianteiro
- Tipo: Viga "I" em aço forjado
- Modelo: Meritor MFS / Sifco 7K / Meritor FC-845
Eixo traseiro motriz
- Modelo: Dana M284 / Dana 480
- Tipo: Redução simples
- Redução: 4,63:1 / 5,38:1 (Opcional)
- Suspensão dianteira: Eixo rígido, molas semi-elípticas, amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação, barra estabilizadora normal de série
- Suspensão traseira: Eixo rígido motriz, molas semi-elípticas de ação progressiva, amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação, barra estabilizadora normal de série
- Rodas (aço estampado) tamanho para pneu com câmara/sem câmara: 6'' x 17,5''
- Pneus radiais com câmara/sem câmara: 215/75R17,5
- Tipo: Escada, longarinas retas de perfil "U" constante, rebitado e parafusado
- Material: LNE 38
- Módulo seccional (cm³): 108
- Freio de serviço: Ar, total, acionamento por "S" came
- Tipo: Tambor nas rodas dianteiras e traseiras
- Circuito: Duplo, independente, reservatório triplo de ar
- Área efetiva de frenagem (cm²): 1823
- Freio de estacionamento e emergência: Câmaras com molas acumuladoras no eixo traseiro e válvula moduladora no painel
- Regulagem das sapatas de freio: Automática
- Freio motor: Válvula tipo borboleta no tubo de escapamento (Opcional). Acionamento eletropneumático, tecla no painel e comando no acelerador/pedal de embreagem
Peso em ordem de marcha, sem carroceria (EE=3300 / EE=3900)
- Eixo dianteiro: 1600 / 1610
- Eixo traseiro: 940 / 940
- Total: 2540 / 2550
Capacidade técnica por eixo
- Eixo dianteiro: 3000
- Eixo traseiro: 5150
Peso bruto total (PBT) – homologado
- 8000 / 7700 (2ª versão)
Peso bruto total combinado (PBTC)
- 10500
Capacidade máxima de tração (CMT)
- 10500
Obs.: Os pesos podem sofrer alterações devido aos itens opcionais.
- Tanque combustível (em plástico): 100 / 150 (Opcional)
- Cárter do motor com filtro/sem filtro: 9,0 / 8,0
- Caixa de mudanças: 3,2
- Diferencial / Eixo traseiro: 4,0
- Direção: 2,5
- Sistema de arrefecimento: 20,0 sem aquecimento / 21,6 com aquecimento
- (A) Distância entre-eixos: 3300 / 3900
- (B) Comprimento total: 6300
- (C) Balanço dianteiro: 1200
- (D) Balanço traseiro: 1800 / 1200
- (E) Bitola do eixo dianteiro: 1703 (normal) / 1894 (larga)
- (F) Bitola do eixo traseiro: 1669
- (H) Largura máxima traseira: 2144
- (K) Vão livre ao solo no eixo dianteiro: 213
- (L) Vão livre ao solo no eixo traseiro: 194
1ª versão
- Relação de redução no eixo traseiro: 4,63:1 / 5,38:1
- Velocidade máxima (km/h): 104 / 96
- Capacidade de rampa no PBT (%): 31 / 35
- Partida em rampa no PBT (%): 22 / 25
2ª versão
- Relação de redução no eixo traseiro: 4,63:1
- Velocidade máxima (km/h): 108
- Capacidade de rampa no PBT (%): 33
- Partida em rampa no PBT (%): 24
- Relação PBT / potência (kg/cv): 57,5
Obs.: Dados projetados por simulação de performance.