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Volkswagen 8.140 CO

| Tipo: | Micro |
| Segmento: | Urbano e Rodoviário |
| Fabricação: | 1994-2000 |
| Localização do motor: | Dianteira |
| Norma de emissões de gases: | Euro 3 / Proconve P-5 |
| Fonte dos dados: | Caminhões Volkswagen – Folheto de características técnicas (PDF) (1997) |
Motor
| Modelo: | MWM 4.10 T |
| Tipo: | 4 cilindros em linha, Turboalimentado |
| Potência máxima: | 135 cv (99,3 kW) @ 2600 rpm |
| Torque máximo: | 412 Nm (42 mkgf) @ 1600 rpm |
| Combustível: | Diesel |
| Cilindrada total: | 4.300 cm³ |
| Diâmetro do cilindro (mm): | 103 |
| Curso do pistão (mm): | 129 |
| Relação de compressão: | 15,9:1 |
Transmissão
| Modelo: | Eaton FSO-4305 A (1997) |
| Acionamento: | Mecânica |
| Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
| Relação de transmissão: | 1ª – 5,76:1 2ª – 2,83:1 3ª – 1,53:1 4ª – 1,00:1 5ª – 0,77:1 ré – 5,24:1 |
| Opcional 1 | |
| Modelo: | Eaton FSO-4305-C |
| Acionamento: | Mecânica |
| Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
| Relação de transmissão: | 1ª – 5,762:1 2ª – 2,640:1 3ª – 1,528:1 4ª – 1,000:1 5ª – 0,770:1 ré – 5,238:1 |
Embreagem
| Modelo: | ZF Sachs |
| Tipo: | Monodisco a seco, revestimento orgânico |
| Acionamento: | Hidráulico, auto-ajustável |
Direção
| Modelo: | TRW TAS-30 |
| Tipo: | Hidráulica integral |
| Relação de redução: | 16,5:1 |
Sistema Elétrico
| Tensão nominal | |
| Tensão: | 12 V |
| Alternador | |
| Tensão/capacidade: | 14 V / 60 A |
| Bateria | |
| Tensão/capacidade: | 12 V / 100 Ah |
| Outros | |
| Com capacidade para receber instalação de ar-condicionado | |
Eixos
| Eixo Dianteiro | |
| Modelo: | Rockwell CB 5301 (1997) Meritor FC 845 |
| Eixo Traseiro Motriz | |
| Modelo: | Dana 80 Dana 411 Dana 480 |
| Redução: | 4,63:1 |
| Reduções opcionais: | 5,38:1 |
Suspensão
| Suspensão Dianteira | |
| Tipo: | Eixo rígido com molas parabólicas |
| Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
| Barra estabilizadora: | Série |
| Suspensão Traseira | |
| Tipo: | Eixo rígido motriz com molas principais semielípticas e molas auxiliares parabólicas |
| Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
| Barra estabilizadora: | Série |
Rodas & Pneus
| Aros das rodas: | 6.00 x 16 |
| Aros das rodas – opcionais: | 6.00 x 17.5 |
| Pneumáticos: | 7.50 R x 16 PR 12 |
| Pneumáticos – opcionais: | 215 / 75 R 17.5 (sem câmara) |
| Rodado traseiro: | Duplo |
Quadro do Chassis
| Tipo: | Perfil constante, escada, aparafusado e rebitado |
| Módulo seccional: | 108 cm³ |
| Material empregado: | LNE 38 |
Sistema de Freio
| Freio de Serviço | |
| Tipo: | A ar total, “S CAME”. Circuito duplo, independente, reservatório triplo de ar |
| Freio de Estacionamento | |
| Tipo: | Câmara de mola acumuladora “spring brake” com atuação nas rodas traseiras. Acionamento: válvula moduladora, por alavanca no painel |
| Freio-Motor | |
| Tipo: | Eletropneumático, tecla no painel e comando acoplado ao acelerador / pedal da embreagem (1997) Válvula tipo borboleta no tubo de escapamento |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
| PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
| Eixo dianteiro: | 1700 1720 |
| Eixo traseiro: | 980 985 |
| Total: | 2680 2705 |
| Peso bruto total | |
| Peso bruto total (PBT): | 7700 |
| Capacidade máxima de tração (CMT): | 10000 |
| Pesos | |
| Eixo dianteiro: | 2600 3000 |
| Eixo traseiro: | 5150 |
Volumes de Abastecimento (l)
| Tanque de combustível: | 150 |
| Óleo no cárter, máx./min.: | 9,0 |
| Caixa de mudanças: | 4,8 |
| Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 4,0 |
| Direção hidráulica: | 2,5 |
| Sistema de arrefecimento: | 20 |
Dimensões (mm)

| (A) Distância entre-eixos: | 3300 3900 |
| (B) Comprimento total: | 6390 |
| (C) Balanço dianteiro: | 1290 |
| (D) Balanço traseiro: | 1800 1200 |
| (E) Bitola – eixo dianteiro: | 1689 1703 1877 |
| (F) Bitola – eixo traseiro: | 1669 |
| (G) Largura no eixo dianteiro: | 2070 |
| (H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2100 2144 |
| (K) Vão livre dianteiro: | 213 |
| (L) Vão livre traseiro: | 198 |
| (M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 15,6 |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
| Ensaio 1 (Série) | |
| Redução do eixo traseiro: | 4,63:1 |
| Velocidade máxima (km/h): | 107 |
| Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 34 |
| Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 27 |
| Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 13,5 |
| Ensaio 2 (Opcional) | |
| Redução do eixo traseiro: | 5,38:1 |
| Velocidade máxima (km/h): | 98 |
| Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 32 |
| Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 39 |
| Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 13,5 |
Nível de Opacidade
| Giro do Motor | |
| RPM corte min: | 3220 |
| RPM corte máx: | 3300 |
| RPM M L min: | 760 |
| RPM M L máx: | 800 |
| Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
| Altitudes acima de 350m: | 2,08 |
| Nível de ruídos | |
| Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |
Principais Características
- Versão entre-eixos para transporte de 19 a 28 passageiros sentados, em versões urbana, fretamento, escolar ou executiva
- Desenvolvido para receber as carrocerias de minibus da Marcopolo/Ciferal (Fratello), Caio (Piccolino), Busscar (Mini Micruss) e Comil (Bello)
- Garantia de 1 ano, sem limite de quilometragem, com 3 revisões gratuitas
