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Volkswagen 8.140 CO
Tipo: | Micro |
Segmento: | Urbano e Rodoviário |
Fabricação: | 1994-2000 |
Localização do motor: | Dianteira |
Norma de emissões de gases: | Euro 3 / Proconve P-5 |
Fonte dos dados: | Caminhões Volkswagen – Folheto de características técnicas (PDF) (1997) |
Motor
Modelo: | MWM 4.10 T |
Tipo: | 4 cilindros em linha, Turboalimentado |
Potência máxima: | 135 cv (99,3 kW) @ 2600 rpm |
Torque máximo: | 412 Nm (42 mkgf) @ 1600 rpm |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 4.300 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 103 |
Curso do pistão (mm): | 129 |
Relação de compressão: | 15,9:1 |
Transmissão
Modelo: | Eaton FSO-4305 A (1997) |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 5,76:1 2ª – 2,83:1 3ª – 1,53:1 4ª – 1,00:1 5ª – 0,77:1 ré – 5,24:1 |
Opcional 1 | |
Modelo: | Eaton FSO-4305-C |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 5,762:1 2ª – 2,640:1 3ª – 1,528:1 4ª – 1,000:1 5ª – 0,770:1 ré – 5,238:1 |
Embreagem
Modelo: | ZF Sachs |
Tipo: | Monodisco a seco, revestimento orgânico |
Acionamento: | Hidráulico, auto-ajustável |
Direção
Modelo: | TRW TAS-30 |
Tipo: | Hidráulica integral |
Relação de redução: | 16,5:1 |
Sistema Elétrico
Tensão nominal | |
Tensão: | 12 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 14 V / 60 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 12 V / 100 Ah |
Outros | |
Com capacidade para receber instalação de ar-condicionado |
Eixos
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | Rockwell CB 5301 (1997) Meritor FC 845 |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | Dana 80 Dana 411 Dana 480 |
Redução: | 4,63:1 |
Reduções opcionais: | 5,38:1 |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Eixo rígido com molas parabólicas |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Eixo rígido motriz com molas principais semielípticas e molas auxiliares parabólicas |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | 6.00 x 16 |
Aros das rodas – opcionais: | 6.00 x 17.5 |
Pneumáticos: | 7.50 R x 16 PR 12 |
Pneumáticos – opcionais: | 215 / 75 R 17.5 (sem câmara) |
Rodado traseiro: | Duplo |
Quadro do Chassis
Tipo: | Perfil constante, escada, aparafusado e rebitado |
Módulo seccional: | 108 cm³ |
Material empregado: | LNE 38 |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | A ar total, “S CAME”. Circuito duplo, independente, reservatório triplo de ar |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Câmara de mola acumuladora “spring brake” com atuação nas rodas traseiras. Acionamento: válvula moduladora, por alavanca no painel |
Freio-Motor | |
Tipo: | Eletropneumático, tecla no painel e comando acoplado ao acelerador / pedal da embreagem (1997) Válvula tipo borboleta no tubo de escapamento |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 1700 1720 |
Eixo traseiro: | 980 985 |
Total: | 2680 2705 |
Peso bruto total | |
Peso bruto total (PBT): | 7700 |
Capacidade máxima de tração (CMT): | 10000 |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 2600 3000 |
Eixo traseiro: | 5150 |
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: | 150 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 9,0 |
Caixa de mudanças: | 4,8 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 4,0 |
Direção hidráulica: | 2,5 |
Sistema de arrefecimento: | 20 |
Dimensões (mm)
(A) Distância entre-eixos: | 3300 3900 |
(B) Comprimento total: | 6390 |
(C) Balanço dianteiro: | 1290 |
(D) Balanço traseiro: | 1800 1200 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1689 1703 1877 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1669 |
(G) Largura no eixo dianteiro: | 2070 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2100 2144 |
(K) Vão livre dianteiro: | 213 |
(L) Vão livre traseiro: | 198 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 15,6 |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Redução do eixo traseiro: | 4,63:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 107 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 34 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 27 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 13,5 |
Ensaio 2 (Opcional) | |
Redução do eixo traseiro: | 5,38:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 98 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 32 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 39 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 13,5 |
Nível de Opacidade
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 3220 |
RPM corte máx: | 3300 |
RPM M L min: | 760 |
RPM M L máx: | 800 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes acima de 350m: | 2,08 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |
Principais Características
- Versão entre-eixos para transporte de 19 a 28 passageiros sentados, em versões urbana, fretamento, escolar ou executiva
- Desenvolvido para receber as carrocerias de minibus da Marcopolo/Ciferal (Fratello), Caio (Piccolino), Busscar (Mini Micruss) e Comil (Bello)
- Garantia de 1 ano, sem limite de quilometragem, com 3 revisões gratuitas