ViaCircular Transporte Coletivo

Volkswagen 8.140 CO

Volkswagen 8.140 CO
Tipo: Micro
Segmento: Urbano e Rodoviário
Fabricação: 1994-2000
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
Fonte dos dados: Caminhões Volkswagen – Folheto de características técnicas (PDF) (1997)

Motor
Modelo: MWM 4.10 T
Tipo: 4 cilindros em linha, Turboalimentado
Potência máxima: 135 cv (99,3 kW) @ 2600 rpm
Torque máximo: 412 Nm (42 mkgf) @ 1600 rpm
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 4.300 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 103
Curso do pistão (mm): 129
Relação de compressão: 15,9:1

Transmissão
Modelo: Eaton FSO-4305 A (1997)
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 5,76:1
2ª – 2,83:1
3ª – 1,53:1
4ª – 1,00:1
5ª – 0,77:1
ré – 5,24:1
Opcional 1
Modelo: Eaton FSO-4305-C
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 5,762:1
2ª – 2,640:1
3ª – 1,528:1
4ª – 1,000:1
5ª – 0,770:1
ré – 5,238:1

Embreagem
Modelo: ZF Sachs
Tipo: Monodisco a seco, revestimento orgânico
Acionamento: Hidráulico, auto-ajustável

Direção
Modelo: TRW TAS-30
Tipo: Hidráulica integral
Relação de redução: 16,5:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 12 V
Alternador
Tensão/capacidade: 14 V / 60 A
Bateria
Tensão/capacidade: 12 V / 100 Ah
Outros
  Com capacidade para receber instalação de ar-condicionado

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: Rockwell CB 5301 (1997)
Meritor FC 845
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Dana 80
Dana 411
Dana 480
Redução: 4,63:1
Reduções opcionais: 5,38:1

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Eixo rígido com molas parabólicas
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Eixo rígido motriz com molas principais semielípticas e molas auxiliares parabólicas
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 6.00 x 16
Aros das rodas – opcionais: 6.00 x 17.5
Pneumáticos: 7.50 R x 16 PR 12
Pneumáticos – opcionais: 215 / 75 R 17.5 (sem câmara)
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Perfil constante, escada, aparafusado e rebitado
Módulo seccional: 108 cm³
Material empregado: LNE 38

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: A ar total, “S CAME”. Circuito duplo, independente, reservatório triplo de ar
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de mola acumuladora “spring brake” com atuação nas rodas traseiras. Acionamento: válvula moduladora, por alavanca no painel
Freio-Motor
Tipo: Eletropneumático, tecla no painel e comando acoplado ao acelerador / pedal da embreagem (1997)
Válvula tipo borboleta no tubo de escapamento

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 1700
1720
Eixo traseiro: 980
985
Total: 2680
2705
Peso bruto total
Peso bruto total (PBT): 7700
Capacidade máxima de tração (CMT): 10000
Pesos
Eixo dianteiro: 2600
3000
Eixo traseiro: 5150

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 150
Óleo no cárter, máx./min.: 9,0
Caixa de mudanças: 4,8
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 4,0
Direção hidráulica: 2,5
Sistema de arrefecimento: 20

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 3300
3900
(B) Comprimento total: 6390
(C) Balanço dianteiro: 1290
(D) Balanço traseiro: 1800
1200
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1689
1703
1877
(F) Bitola – eixo traseiro: 1669
(G) Largura no eixo dianteiro: 2070
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2100
2144
(K) Vão livre dianteiro: 213
(L) Vão livre traseiro: 198
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 15,6

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Redução do eixo traseiro: 4,63:1
Velocidade máxima (km/h): 107
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 34
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 27
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 13,5
Ensaio 2 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 5,38:1
Velocidade máxima (km/h): 98
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 32
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 39
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 13,5

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 3220
RPM corte máx: 3300
RPM M L min: 760
RPM M L máx: 800
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes acima de 350m: 2,08
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Principais Características
  • Versão entre-eixos para transporte de 19 a 28 passageiros sentados, em versões urbana, fretamento, escolar ou executiva
  • Desenvolvido para receber as carrocerias de minibus da Marcopolo/Ciferal (Fratello), Caio (Piccolino), Busscar (Mini Micruss) e Comil (Bello)
  • Garantia de 1 ano, sem limite de quilometragem, com 3 revisões gratuitas

Função desabilitada

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