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Volkswagen 8.150 EOD (MWM 4.08 TCE)

Volkswagen 8.150 EOD (MWM 4.08 TCE)
Tipo: Micro
Segmento: Urbano e Rodoviário
Fabricação: 2006-11/12
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
Fonte dos dados: Volkswagen – Caminhões e ônibus (Abril/2008)

Motor
Modelo: MWM 4.08 TCE
Tipo: 4 cilindros em linha
Potência máxima: 150 cv (110 kW) @ 3400 rpm
Torque máximo: 400 Nm (40,8 mkgf) @ 1700 a 2200 rpm
NBR – Medição: NBR ISO 1585
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 2.980 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 96
Curso do pistão (mm): 103
Relação de compressão: 17,8:1
Compressor de ar: Knorr LK15
Ordem de ignição: 1-3-4-2
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Common Rail

Transmissão
Modelo: Eaton FSO-4405 C
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 5,76:1
2ª – 2,64:1
3ª – 1,53:1
4ª – 1,00:1
5ª – 0,77:1
ré – 5,24:1

Embreagem
Modelo: Valeo
Tipo: Monodisco a seco, revestimento orgânico
Acionamento: Pull type
Diâmetro do disco: 330 mm

Direção
Modelo: ZF 8090
TRW TAS 30
Tipo: Hidráulica integral, com esferas recirculantes
Relação de redução: 16,6:1 a 19,6:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 12 V
Alternador
Tensão/capacidade: 14 V / 90 A
Bateria
Tensão/capacidade: 12 V / 100 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: Meritor MFS7 ou Sifco 7K
Tipo: Viga “I” em aço forjado
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Dana 284
Tipo: Eixo rígido em aço estampado

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Molas semielípticas de ação progressiva
Amortecedores: Hidráulicos telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Molas semielípticas de ação progressiva
Amortecedores: Hidráulicos telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 6.00 x 17.5
Pneumáticos: 215 / 75 R 17.5
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Escada, longarinas retas de perfil “U” constante, rebitado e parafusado
Módulo seccional: 108 cm³
Material empregado: LNE 38

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Ar, “S” came, tambor nas rodas dianteiras e traseiras. Circuitos independentes, reservatório triplo e secador de ar. Consep (Opcional)
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de mola acumuladora com atuação nas rodas traseiras. Acionamento: válvula moduladora no painel
Área de frenagem
Total: 1.823 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 1445
Eixo traseiro: 1044
Total: 2489
Carga útil máxima com equipamentos
Total: 5500 (EE=3300)
5510 (EE=3900)
Peso bruto total
Peso bruto total (PBT): 8150
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado)
Total: 7750
Pesos
Eixo dianteiro: 3000
Eixo traseiro: 5150

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 100
Óleo no cárter, máx./min.: 8,5 (com filtro)
8,0 (sem filtro)
Caixa de mudanças: 4,6
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 3,8
Direção hidráulica: 2,5
Sistema de arrefecimento: 14,1 (sem aquecimento)

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 3900
(B) Comprimento total: 6755
(C) Balanço dianteiro: 860
(D) Balanço traseiro: 1995
(I) Ângulo de entrada: 32°
(J) Ângulo de saída: 18°

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Redução do eixo traseiro: 5,86:1
Velocidade máxima (km/h): 115
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 42
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 31

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 3700
RPM corte: 3800
RPM corte máx: 3900
RPM M L min: 650
RPM M L: 750
RPM M L máx: 850
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes acima de 350m: 1,43
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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