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Volkswagen 8.150 EOD (Cummins ISBe 150) [ODC e]

Volkswagen 8.150 EOD (Cummins ISBe 150) [ODC e]
Tipo: Micro
Segmento: Urbano e Rodoviário
Fabricação: 2011-11/12
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
Fonte dos dados: Volkswagen – Caminhões e ônibus (Manual do proprietário)

Motor
Modelo: Cummins ISBe 150 P5-3
Tipo: 4 cilindros em linha, Turbo e Intercooler
Potência máxima: 150 cv (110 kW) @ 2500 rpm
Torque máximo: 550 Nm (56 mkgf) @ 1500 rpm
NBR – Medição: NBR ISO 1585
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 3.900 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 102
Curso do pistão (mm): 120
Relação de compressão: 17,0:1
Compressor
Modelo: Knorr – monocilíndrico
Resfriamento: Refrigeração: circuito de água do motor
Lubrificação: circuito de óleo do motor

Transmissão
Modelo: ZF S5-420
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 5,72:1
2ª – 2,73:1
3ª – 1,61:1
4ª – 1,00:1
5ª – 0,76:1
ré – 5,24:1

Embreagem
Modelo: Valeo
Acionamento: Push type
Diâmetro do disco: 330 mm

Direção
Modelo: ZF Servocom 8090
Tipo: Hidráulica integral, com esferas recirculantes
Relação de redução: 19,6:1 a 47°; 16,6:1 a 0°

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 24 V / 80 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 100 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: Sifco 7K
Tipo: Viga “I” em aço forjado
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Dana 284
Tipo: Eixo rígido em aço estampado
Redução: 4,30:1
Reduções opcionais: 4,63:1

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Eixo rígido com molas parabólicas
Amortecedores: Hidráulicos telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Eixo rígido motriz em aço estampado com molas parabólicas semielípticas de ação progressiva
Amortecedores: Hidráulicos telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 6.00 x 17.5
Pneumáticos: 215 / 75 R 17.5
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Escada, perfil constante, superfície plana, rebitado e parafusado
Módulo seccional: 108 cm³

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Ar, “S” came, tambor nas rodas dianteiras e traseiras. Circuito duplo, independente, reservatório triplo de ar
Freio-Motor
Tipo: Eletropneumático, tecla no painel e comando no acelerador / pedal de embreagem
Área de frenagem
Total: 2.204,32 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 2060
Eixo traseiro: 940 (EE=3300)
930 (EE=3900)
Total: 3000 (EE=3300)
2990 (EE=3900)
Carga útil máxima com equipamentos
Total: 5500 (EE=3300)
5510 (EE=3900)
Peso bruto total
Peso bruto total (PBT): 8500
Peso bruto total combinado (PBTC): 8500
Capacidade máxima de tração (CMT): 11000
Pesos
Eixo dianteiro: 3200
Eixo traseiro: 5300

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 150
Óleo no cárter, máx./min.: 9,3 (com filtro)
7,8 (sem filtro)
Caixa de mudanças: 3,2
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 4,0
Direção hidráulica: 2,5
Sistema de arrefecimento: 20

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 3300
3900
(B) Comprimento total: 5700
6300
(C) Balanço dianteiro: 1200
(D) Balanço traseiro: 1200
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1703
(F) Bitola – eixo traseiro: 1669
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2144
(K) Vão livre dianteiro: 213
(L) Vão livre traseiro: 194

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Redução do eixo traseiro: 4,30:1
Velocidade máxima (km/h): 108
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 41
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 33
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 13,64
Ensaio 2 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 4,63:1
Velocidade máxima (km/h): 103
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 44
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 36
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 13,64

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2750
RPM corte: 2850
RPM corte máx: 2950
RPM M L min: 600
RPM M L: 700
RPM M L máx: 800
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes acima de 350m: 1,43
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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