ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

  • Uso: Mini e Micro ônibus
  • Fabricação: De 2006 até 2012
  • Baumúster: Sem registro
  • Norma de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
  • Fonte dos dados: Volkswagen – Caminhões e ônibus (Abril/2008)

  • Modelo: MWM 4.08 TCE Euro III
  • Nº de Cilindros / Cilindrada (cm³): 4 em linha / 2980
  • Diâmetro do pistão (mm): 96
  • Curso do pistão (mm): 103
  • Relação de compressão: 17,8:1
  • Potência líq. máx – cv (kw) @ rpm (conforme ensaio NBR ISO 1585): 150 (110) @ 3400
  • Torque líq. máx. kgfm (Nm) @ rpm (conforme ensaio NBR ISO 1585): 40,8 (400) @ 1700 – 2200
  • Sequência de injeção: 1-3-4-2
  • Sistema de injeção: Common Rail
  • Compressor de ar: Knorr – LK 15
  • Norma de emissões: Conama Fase V

  • Caixa de mudanças: Eaton – FSO 4405C
  • Tipo: Mecânica
  • Acionamento: Alavanca no piso
  • Sistema de tração: 4×2
  • Número de marchas: 5 à frente, 1 à ré. Totalmente sincronizada
  • Relação de transmissão:
    1ª – 5,76:1
    2ª – 2,64:1
    3ª – 1,53:1
    4ª – 1,00:1
    5ª – 0,77:1
    ré – 5,24:1

  • Tensão nominal: 12V
  • Bateria: 12V – 100Ah
  • Alternador: 90A – 14V

  • Tipo: Monodisco a seco, revestimento orgânico
  • Modelo: Valeo
  • Acionamento: Pull type
  • Diâmetro do disco (mm): 330

  • Tipo: Hidráulica integral com esferas recirculantes
  • Modelo: ZF 8090 / TRW TAS 30
  • Relação de redução: 16,6:1 – 19,6:1

 Eixo dianteiro 

  • Tipo: Viga "I" em aço forjado
  • Modelo: Meritor MFS7 / Sifco 7K

 Eixo traseiro motriz 

  • Tipo: Eixo rígido em aço estampado
  • Modelo: DANA 284

  • Suspensão dianteira: Molas semi-elípticas de ação progressiva, amortecedores hidráulicos telescópios de dupla ação e barra estabilizadora normal de série
  • Suspensão traseira: Molas semi-elípticas de ação progressiva, amortecedores hidráulicos telescópios de dupla ação e barra estabilizadora normal de série

  • Aros das rodas: 6'' x 17,5''
  • Pneus: 215/75R17,5

  • Tipo: Escada, longarinas retas de perfil "U" constante, rebitado e parafusado
  • Material: LNE 38
  • Módulo seccional (cm³): 108

 Freio de serviço 

  • Tipo: Ar, "S" came, tambor nas rodas dianteiras e traseiras
  • Circuito: Circuitos independentes, reservatório triplo e secador de ar. Consep (Opcional)
  • Área efetiva de frenagem (cm³): 1823

 Freio de estacionamento 

  • Tipo: Câmara de molas acumuladoras
  • Atuação: rodas traseiras
  • Acionamento: válvula moduladora no painel

 Peso em ordem de marcha 

  • Eixo dianteiro: 1445
  • Eixo traseiro: 1044
  • Total: 2489

 Capacidade técnica por eixo 

  • Dianteiro: 3000
  • Traseiro: 5150
  • Total admissível: 8150

 Peso bruto total (PBT) – homologado 

  • 7750

Obs.: Os pesos podem sofrer alterações devido aos itens opcionais.

  • Tanque combustível em plástico: 100,0
  • Cárter com filtro: 8,5
  • Caixa de mudanças: 4,6
  • Eixo traseiro: 3,8
  • Direção: 2,5
  • Sistema de refrigeração: S/ Aquecimento: 14,1

  • (A) Distância entre-eixos: 3900
  • (B) Comprimento total: 6755
  • (C) Balanço dianteiro: 860
  • (D) Balanço traseiro: 1995
  • (I) Ângulo de entrada (Balanço dianteiro): 32°
  • (J) Ângulo de saída (Balanço traseiro): 18°

  • Relação de redução do eixo traseiro: 5,86:1
  • Velocidade máxima (km/h): 115
  • Capacidade de rampa em PBT (%): 42
  • Partida em rampa em PBT (%): 31
  • Relação PBT / potência (kg/cv): 54,5

Obs.: Dados projetados por simulação de performance.

Função desabilitada

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