ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Volkswagen 8-150 EOD

  • Uso: Mini e Micro ônibus
  • Fabricação: De 2006 até 2012
  • Baumúster: Sem registro
  • Norma de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
  • Fonte dos dados: Volkswagen – Caminhões e ônibus (Manual do proprietário)

  • Modelo: MWM Acteon 4.12 TCE – Euro III Turbo e Intercooler
  • Nº de cilindros: 4
  • Disposição cilindros: vertical, em linha
  • Ciclo de funcionamento: 4 tempos
  • Diâmetro dos cilindros (mm): 105
  • Curso dos êmbolos (mm): 137
  • Cilindrada total (cm³): 4730
  • Relação de compressão: 16,8:1
  • Potência líquida máxima – cv (kw) @ rpm (conforme ensaio NBR ISO 1585): 150 (110) @ 2200
  • Torque líquido máximov- kgfm (Nm) @ rpm (conforme ensaio NBR ISO 1585): 56 (550) @ 1300 – 1700
  • Sequência de injeção: 1-3-4-2
  • Sistema de injeção: Common Rail
  • Compressor de ar: Knorr – LK 38
  • Norma de emissões: Conama Fase V

  • Caixa de mudanças: ZF S5-420
  • Número de marchas à frente: 5
  • Relação de redução:
    1ª – 5,72:1
    2ª – 2,73:1
    3ª – 1,61:1
    4ª – 1,00:1
    5ª – 0,76:1
    ré – 5,24:1

  • Tensão nominal: 24V
  • Bateria: 12V – 2x 100Ah
  • Alternador: 80A – 24V

  • Modelo: Valeo
  • Diâmetro do disco (mm): 330
  • Acionamento: Push

  • Tipo: Hidráulica integral com esferas recirculantes
  • Modelo: ZF SERVOCOM 8090
  • Relação de redução: 19,6:1 a 47°; 16,6:1 a 0°

 Eixo dianteiro 

  • Tipo: Viga "I", forjado
  • Modelo: Sifco 7K

 Eixo traseiro 

  • Tipo: Eixo rígido em aço estampado
  • Modelo: Dana 284
  • Relação de redução: simples 4,30:1 ou 4,63:1

 Suspensão dianteira 

  • Tipo: eixo rígido
  • Molas: parabólicas
  • Amortecedores: hidráulicos telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: normal de série

 Suspensão traseira 

  • Tipo: eixo rígido motriz em aço estampado
  • Molas: parabólicas semi-elípticas de ação progressiva
  • Amortecedores: hidráulicos telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: normal de série

  • Aros das rodas: 6'' x 17,5''
  • Pneus (radiais): 215/75R17,5

  • Tipo: Escada, perfil constante, superfície plana, rebitado e parafusado
  • Módulo da secção (cm²): 108

 Freio de serviço 

  • Tipo: Ar, "S" came, tambor nas rodas dianteiras e traseirasCircuito duplo, independente, reservatório triplo de ar
  • Área efetiva de frenagem (cm³): 2435,2

 Compressor 

  • Fabricante: Knorr
  • Tipo: monocilíndrico
  • Refrigeração: circuito de água do motor
  • Lubrificação: circuito de óleo do motor

 Freio motor 

  • Acionamento: eletropneumático, tecla no painel e comando no acelerador / pedal de embreagem

 Peso vazio – EE=3300 / EE=3900 

  • Eixo dianteiro: 2060 / 2060
  • Eixo traseiro: 940 / 930
  • Total: 3000 / 2990

 Capacidade técnica por eixo 

  • Dianteiro: 3200
  • Traseiro: 5300
  • Total admissível: 8500

 Peso bruto total (PBT) – homologado 

  • 8500

 Capacidade máxima de tração (CMT) – redução simples 

  • 11000

 Capacidade de carga útil + carroceria 

  • EE=3300: 5500
  • EE=3900: 5510

Obs.: Os pesos podem sofrer alterações devido aos itens opcionais.

  • Tanque combustível em plástico: 150
  • Cárter com filtro / sem filtro: 9,3 / 7,8
  • Caixa de mudanças: 3,2
  • Eixo traseiro: 4,0
  • Direção: 2,5
  • Sistema de arrefecimento: 20,0

  • (A) Distância entre-eixos: 3300 / 3900
  • (B) Comprimento total: 5700 / 6300
  • (C) Balanço dianteiro: 1200
  • (D) Balanço traseiro: 1200
  • (E) Bitola do eixo dianteiro: 1703
  • (F) Bitola do eixo traseiro: 1669
  • (H) Largura máxima: 2144
  • (K) Vão livre ao solo – eixo dianteiro: 213
  • (L) Vão livre ao solo – eixo traseiro: 194

  • Relação de redução do eixo traseiro: 4,30:1 / 4,63:1
  • Velocidade máxima (km/h): 105 / 103
  • Capacidade de subida em rampa ao torque máximo PBT (%): 41 / 44
  • Capacidade de partida em rampa em PBT (%): 33 / 36

Obs.: Dados projetados por simulação de performance.

Função desabilitada

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