ViaCircular Transporte Coletivo

Volkswagen 8.150 OD [ODM]

Volkswagen 8.150 OD [ODM]
Tipo: Micro
Segmento: Urbano e Rodoviário
Fabricação: 2001-2004
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 2 / Proconve P-4
Fonte dos dados: Volkswagen – Caminhões e ônibus – Especificações técnicas (Volksbus Mini/Micro)

Fabricação até 2007 para exportação.

Motor
Modelo: MWM 4.10 TCA
Tipo: 4 cilindros em linha, Turbo e Intercooler
Potência máxima: 145 cv (107 kW) @ 2600 rpm
Torque máximo: 500 Nm (51 mkgf) @ 1600 rpm
NBR – Medição: NBR ISO 1585
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 4.300 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 103
Curso do pistão (mm): 129
Relação de compressão: 17:1
Consumo específico: 157 g/cv.h (213 g/KW.h) @ 1600 rpm
Compressor de ar: Knorr LK38
Ordem de ignição: 1-3-4-2
Bomba injetora
Modelo: Bosch – Rotativa – VP 14
Sistema de Injeção: Direta

Transmissão
Modelo: ZF S5-420
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 5,71:1
2ª – 2,73:1
3ª – 1,61:1
4ª – 1,00:1
5ª – 0,76:1
ré – 5,24:1
Opcional 1
Modelo: Eaton FSO-4305 C
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 5,762:1
2ª – 2,640:1
3ª – 1,528:1
4ª – 1,000:1
5ª – 0,770:1
ré – 5,238:1

Embreagem
Modelo: Valeo 906611
Tipo: Monodisco a seco, revestimento orgânico
Acionamento: Hidráulico, auto ajustável, Push Type
Diâmetro do disco: 330 mm

Direção
Modelo: ZF 8090
Tipo: Hidráulica integral, com esferas recirculantes
Relação de redução: 16,6:1 a 19,6:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 12 V
Alternador
Tensão/capacidade: 14 V / 90 A
Bateria
Tensão/capacidade: 12 V / 100 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: Meritor FC-845
Tipo: Viga “I” em aço forjado
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Dana 480
Tipo: Eixo rígido em aço estampado
Redução: 4,63:1

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Eixo rígido com molas semielípticas
Amortecedores: Hidráulicos telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Eixo rígido motriz com molas semielípticas de ação progressiva
Amortecedores: Hidráulicos telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 6.00 x 17.5
Pneumáticos: 215 / 75 R 17.5
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Escada, longarinas retas de perfil “U” constante, rebitado e parafusado
Módulo seccional: 108 cm³
Material empregado: LNE 38

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Pneumático, tambor com acionamento por “S” came (dianteiro e traseiro). Circuito duplo, independente, reservatório triplo de ar
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de mola acumuladora com atuação nas rodas traseiras. Acionamento: válvula moduladora no painel
Freio-Motor
Tipo: Válvula tipo borboleta no tubo do escapamento (Opcional). Acionamento: eletropneumático, tecla no painel e comando no acelerador / pedal da embreagem
Área de frenagem
Total: 1.823 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 1600 (EE=3300)
1610 (EE=3900)
Eixo traseiro: 940
Total: 2540 (EE=3300)
2550 (EE=3900)
Carga útil máxima com equipamentos
Total: 5610 (EE=3300)
5600 (EE=3900)
Peso bruto total
Peso bruto total (PBT): 8150
Peso bruto total combinado (PBTC): 11000
Capacidade máxima de tração (CMT): 11000
Pesos
Eixo dianteiro: 3000
Eixo traseiro: 5150

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 100
150 (Opcional)
Óleo no cárter, máx./min.: 9,0
Caixa de mudanças: 3,2
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 4,0
Direção hidráulica: 2,5
Sistema de arrefecimento: 20,0 (sem aquecimento)
21,6 (com aquecimento)

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 3300
3900
(B) Comprimento total: 6300
(C) Balanço dianteiro: 1200
(D) Balanço traseiro: 1800
1200
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1703
(F) Bitola – eixo traseiro: 1669
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2144
(K) Vão livre dianteiro: 213
(L) Vão livre traseiro: 194
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 13,4
15,6

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Redução do eixo traseiro: 4,63:1
Velocidade máxima (km/h): 103
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 40
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 27
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 13,18

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 3100
RPM corte: 3200
RPM corte máx: 3300
RPM M L min: 650
RPM M L: 750
RPM M L máx: 850
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes acima de 350m: 2,08
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

Menu