ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Volkswagen 8-150 OD

  • Uso: Mini e Micro ônibus
  • Fabricação: Sem registro
  • Baumúster: Sem registro
  • Nível de emissões de gases: Euro 2 / Proconve P-4
  • Fonte dos dados: Volkswagen – Caminhões e ônibus – Especificações técnicas (Volksbus Mini/Micro)

  • Modelo: MWM 4.10 Turbo e Intercooler
  • N° de Cilindros / Cilindrada (cm³): 4 em linha / 4300
  • Diâmetro / Curso do pistão (mm): 103 / 129
  • Relação de compressão: 17:1
  • Potência líq. máx – cv (kw) @ rpm (conforme ensaio NBR ISO 1585): 145 (107) @ 2600
  • Torque líq. máx. kgfm (Nm) @ rpm (conforme ensaio NBR ISO 1585): 51 (500) @ 1600
  • Consumo específico g/cv.h (g/KW.h) @ rpm (conforme ensaio NBR ISO 1585): 157 (213) @ 1600
  • Sequência de injeção: 1-3-4-2
  • Sistema de injeção: Bosch – Rotativa – VP 14
  • Compressor de ar: Knorr – LK 38
  • Norma de emissões: Conama Fase IV

  • Caixa de mudanças: ZF S5-420
  • Nº de marchas: 5 à frente (sincronizadas), 1 à ré
  • Tração: 4×2
  • Relações de transmissão:
    1ª – 5,71:1
    2ª – 2,73:1
    3ª – 1,61:1
    4ª – 1,00:1
    5ª – 0,76:1
    ré – 5,24:1

  • Tensão nominal: 12V
  • Bateria: 12V – 100Ah
  • Alternador: 14V – 90A

  • Modelo: Valeo 906611
  • Tipo: Monodisco a seco, revestimento orgânico
  • Acionamento: hidráulico, auto ajustável, Push Type
  • Diâmetro do disco (mm): 330

  • Tipo: Hidráulica integral, com esferas recirculantes
  • Modelo: ZF 8090
  • Relação de redução: 16,6:1 a 19,6:1

 Eixo dianteiro 

  • Tipo: Viga "I" em aço forjado
  • Modelo: Meritor FC-845

 Eixo traseiro 

  • Tipo: eixo rígido em aço estampado
  • Modelo: Dana 480
  • Redução: 4,63:1

 Suspensão dianteira 

  • Tipo: eixo rígido
  • Molas: semi-elípticas
  • Amortecedores: hidráulicos telescópicos dupla ação
  • Barra estabilizadora: normal de série

 Suspensão traseira 

  • Tipo: eixo rígido motriz
  • Molas: semi-elípticas de ação progressiva
  • Amortecedores: hidráulicos telescópicos dupla ação
  • Barra estabilizadora: normal de série

  • Aros das rodas: 6,0'' x 17,5''
  • Pneus: 215/75R 17,5

  • Tipo: Escada, longarinas retas de perfil "U" constante, rebitado e parafusado
  • Material: LNE 38
  • Módulo seccional (cm³): 108

 Freio de serviço 

  • Tipo: pneumático, tambor com acionamento por "S" came (dianteiro e traseiro)
  • Circuito: duplo, independente, reservatório triplo de ar
  • Área efetiva de frenagem (cm³): 1823

 Freio de estacionamento 

  • Tipo: câmara de mola acumuladora
  • Atuação: rodas traseiras
  • Acionamento: válvula moduladora no painel

 Freio motor 

  • Tipo: válvula tipo borboleta no tubo do escapamento (Opcional)
  • Acionamento: eletropneumático, tecla no painel e comando no acelerador / pedal da embreagem

 Peso vazio – EE=3300 / EE=3900 

  • Eixo dianteiro: 1600 / 1610
  • Eixo traseiro: 940 / 940
  • Total: 2540 / 2550

 Capacidade técnica por eixo 

  • Eixo dianteiro: 3000
  • Eixo traseiro: 5150

 Peso bruto total (PBT) – homologado 

  • 8150

 Peso bruto total combinado (PBTC) 

  • 11000

 Capacidade máxima de tração (CMT) – redução simples 

  • 11000

 Capacidade de carga útil + carroceria 

  • 5610 / 5600

Obs.: Os pesos podem sofrer alterações devido aos itens opcionais.

  • Tanque de combustível (plástico): 150 / 100 (Opcional)
  • Cárter: 9,0
  • Caixa de mudanças: 3,2
  • Eixo traseiro: 4,0
  • Direção: 2,5
  • Sistema de arrefecimento: 20,0 sem aquecimento / 21,6 com aquecimento

  • (A) Distância entre-eixos: 3300 / 3900
  • (B) Comprimento total: 6300
  • (C) Balanço dianteiro: 1200
  • (D) Balanço traseiro: 1800 / 1200
  • (E) Bitola do eixo dianteiro: 1703
  • (F) Bitola do eixo traseiro: 1669
  • (H) Largura máxima: 2144
  • (K) Vão livre ao solo no eixo dianteiro: 213
  • (L) Vão livre ao solo no eixo traseiro: 194
  • (M) Círculo de viragem (m): 13,4 / 15,6

  • Relação de redução no eixo traseiro: 4,63:1
  • Velocidade máxima (km/h): 103
  • Capacidade de rampa (%): 40
  • Partida em rampa (%): 27
  • Relação PBT / potência (kg/cv): 56

Obs.: Dados projetados por simulação de performance.

Função desabilitada

Menu