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Volkswagen 8.150 OD [ODM]
![Volkswagen 8.150 OD [ODM]](https://www.viacircular.com.br/img/chassis/0-vw-8150-od.jpg)
| Tipo: | Micro |
| Segmento: | Urbano e Rodoviário |
| Fabricação: | 2001-2004 |
| Localização do motor: | Dianteira |
| Norma de emissões de gases: | Euro 2 / Proconve P-4 |
| Fonte dos dados: | Volkswagen – Caminhões e ônibus – Especificações técnicas (Volksbus Mini/Micro) |
Fabricação até 2007 para exportação.
Motor
| Modelo: | MWM 4.10 TCA |
| Tipo: | 4 cilindros em linha, Turbo e Intercooler |
| Potência máxima: | 145 cv (107 kW) @ 2600 rpm |
| Torque máximo: | 500 Nm (51 mkgf) @ 1600 rpm |
| NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
| Combustível: | Diesel |
| Cilindrada total: | 4.300 cm³ |
| Diâmetro do cilindro (mm): | 103 |
| Curso do pistão (mm): | 129 |
| Relação de compressão: | 17:1 |
| Consumo específico: | 157 g/cv.h (213 g/KW.h) @ 1600 rpm |
| Compressor de ar: | Knorr LK38 |
| Ordem de ignição: | 1-3-4-2 |
| Bomba injetora | |
| Modelo: | Bosch – Rotativa – VP 14 |
| Sistema de Injeção: | Direta |
Transmissão
| Modelo: | ZF S5-420 |
| Acionamento: | Mecânica |
| Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
| Relação de transmissão: | 1ª – 5,71:1 2ª – 2,73:1 3ª – 1,61:1 4ª – 1,00:1 5ª – 0,76:1 ré – 5,24:1 |
| Opcional 1 | |
| Modelo: | Eaton FSO-4305 C |
| Acionamento: | Mecânica |
| Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
| Relação de transmissão: | 1ª – 5,762:1 2ª – 2,640:1 3ª – 1,528:1 4ª – 1,000:1 5ª – 0,770:1 ré – 5,238:1 |
Embreagem
| Modelo: | Valeo 906611 |
| Tipo: | Monodisco a seco, revestimento orgânico |
| Acionamento: | Hidráulico, auto ajustável, Push Type |
| Diâmetro do disco: | 330 mm |
Direção
| Modelo: | ZF 8090 |
| Tipo: | Hidráulica integral, com esferas recirculantes |
| Relação de redução: | 16,6:1 a 19,6:1 |
Sistema Elétrico
| Tensão nominal | |
| Tensão: | 12 V |
| Alternador | |
| Tensão/capacidade: | 14 V / 90 A |
| Bateria | |
| Tensão/capacidade: | 12 V / 100 Ah |
Eixos
| Eixo Dianteiro | |
| Modelo: | Meritor FC-845 |
| Tipo: | Viga “I” em aço forjado |
| Eixo Traseiro Motriz | |
| Modelo: | Dana 480 |
| Tipo: | Eixo rígido em aço estampado |
| Redução: | 4,63:1 |
Suspensão
| Suspensão Dianteira | |
| Tipo: | Eixo rígido com molas semielípticas |
| Amortecedores: | Hidráulicos telescópicos de dupla ação |
| Barra estabilizadora: | Série |
| Suspensão Traseira | |
| Tipo: | Eixo rígido motriz com molas semielípticas de ação progressiva |
| Amortecedores: | Hidráulicos telescópicos de dupla ação |
| Barra estabilizadora: | Série |
Rodas & Pneus
| Aros das rodas: | 6.00 x 17.5 |
| Pneumáticos: | 215 / 75 R 17.5 |
| Rodado traseiro: | Duplo |
Quadro do Chassis
| Tipo: | Escada, longarinas retas de perfil “U” constante, rebitado e parafusado |
| Módulo seccional: | 108 cm³ |
| Material empregado: | LNE 38 |
Sistema de Freio
| Freio de Serviço | |
| Tipo: | Pneumático, tambor com acionamento por “S” came (dianteiro e traseiro). Circuito duplo, independente, reservatório triplo de ar |
| Freio de Estacionamento | |
| Tipo: | Câmara de mola acumuladora com atuação nas rodas traseiras. Acionamento: válvula moduladora no painel |
| Freio-Motor | |
| Tipo: | Válvula tipo borboleta no tubo do escapamento (Opcional). Acionamento: eletropneumático, tecla no painel e comando no acelerador / pedal da embreagem |
| Área de frenagem | |
| Total: | 1.823 cm² |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
| PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
| Eixo dianteiro: | 1600 (EE=3300) 1610 (EE=3900) |
| Eixo traseiro: | 940 |
| Total: | 2540 (EE=3300) 2550 (EE=3900) |
| Carga útil máxima com equipamentos | |
| Total: | 5610 (EE=3300) 5600 (EE=3900) |
| Peso bruto total | |
| Peso bruto total (PBT): | 8150 |
| Peso bruto total combinado (PBTC): | 11000 |
| Capacidade máxima de tração (CMT): | 11000 |
| Pesos | |
| Eixo dianteiro: | 3000 |
| Eixo traseiro: | 5150 |
Volumes de Abastecimento (l)
| Tanque de combustível: | 100 150 (Opcional) |
| Óleo no cárter, máx./min.: | 9,0 |
| Caixa de mudanças: | 3,2 |
| Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 4,0 |
| Direção hidráulica: | 2,5 |
| Sistema de arrefecimento: | 20,0 (sem aquecimento) 21,6 (com aquecimento) |
Dimensões (mm)

| (A) Distância entre-eixos: | 3300 3900 |
| (B) Comprimento total: | 6300 |
| (C) Balanço dianteiro: | 1200 |
| (D) Balanço traseiro: | 1800 1200 |
| (E) Bitola – eixo dianteiro: | 1703 |
| (F) Bitola – eixo traseiro: | 1669 |
| (H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2144 |
| (K) Vão livre dianteiro: | 213 |
| (L) Vão livre traseiro: | 194 |
| (M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 13,4 15,6 |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
| Ensaio 1 (Série) | |
| Redução do eixo traseiro: | 4,63:1 |
| Velocidade máxima (km/h): | 103 |
| Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 40 |
| Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 27 |
| Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 13,18 |
Nível de Opacidade
| Giro do Motor | |
| RPM corte min: | 3100 |
| RPM corte: | 3200 |
| RPM corte máx: | 3300 |
| RPM M L min: | 650 |
| RPM M L: | 750 |
| RPM M L máx: | 850 |
| Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
| Altitudes acima de 350m: | 2,08 |
| Nível de ruídos | |
| Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |
