ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

  • Uso: Mini e Micro ônibus de piso baixo
  • Fabricação: A partir de 2015
  • Baumúster: Sem registro
  • Nível de emissões de gases: Euro 5 / Proconve P-7
  • Baumúster: MAN/Volksbus – Caminhões e ônibus (Maio/2016)

Volksbus 8.160 OD Piso Baixo

A MAN Latin America apresenta o ONUREA PISO BAIXO – Ônibus Urbano Escolar Acessível com piso baixo central, a grande novidade no mercado feita para atender ao Programa Caminho da Escola. Idealizado para o transporte escolar de todos os alunos, este veículo promove a inclusão, autonomia e independência, além de encurtar a distância entre a sala de aula e o aluno.

ONUREA

Dando continuidade a esta história de sucesso, a Volkswagen traz mais uma opção de transporte escolar, agora para as cidades. De acordo com as necessidades apontadas pelo FNDE e Direitos Humanos, o 8.160 OD PISO BAIXO foi desenvolvido especialmente para atender aos alunos com baixa mobilidade nos centros urbanos. Ao todo foram três anos de pesquisa e desenvolvimento buscando as melhores soluções para oferecer a estes alunos autonomia, independência, inclusão e igualdade.

ONUREA

  • ONUREA-PB Opção 1 porta 23 passageiros + motorista: R$ 227.900,00
  • ONUREA-PB Opção 2 portas 20 passageiros + motorista: R$ 227.900,00

Principais características que identificam o ONUREA Piso Baixo:

  • 1 – Suspensão traseira pneumática com ajuste de altura do veículo;
  • 2 – Piso central rebaixado;
  • 3 – Rampa para acessibilidade de fácil operação;
  • 4 – Proporciona ao aluno independência, inclusão e igualdade.

ONUREA

"De acordo com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU/2016), o poder público deve assegurar às pessoas com deficiência o acesso a um sistema educacional inclusivo em todos os níveis. Dados do Censo demográfico (IBGE/2010) aponta que cerca de 45,6 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência, ou seja, 24 % da população brasileira. A melhoria nos níveis de acessibilidade, em todo Brasil, é uma tarefa árdua, mas não impossível.
Pesquisa realizada pelo Ministério da Educação (SECAD/MEC-2009-2010) identificou dentre os principais motivos para o acesso de estudantes com deficiência na escola, a falta de transporte acessível adequado, com seguintes percentuais regionais: Nordeste = 35%; Centro Oeste = 33%; Norte = 32%; Sudeste = 28%; e Sul = 23%.
Os estudos do Governo Federal apontaram em 2011, por meio do Programa Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BCP), que 70% dos estudantes com deficiência estão fora da escola"

Fonte: FNDE – Janeiro 2016

Como adquirir?

Existem três formas para estados e municípios adquirirem o ônibus do Programa Caminho da Escola:

  • 1 – Via PAR firmado com o FNDE
  • 2 – Recursos próprios bastando aderir ao Registro de Preços
  • 3 – FINAME – BNDES Procure o seu banco de relacionamento

Para adesão ao registro de preços, acesse o Sistema de Gerenciamento de Adesão a Registro de Preços – SIGARP disponível na página principal do site do FNDE, no seguinte endereço: http://www.fnde.gov.br/sigarpweb/

Passo-a-passo:

  • A prefeitura solicita o acesso através do site: www.fnde.gov.br/sigarpweb
  • Ao receber o login e a senha, a prefeitura acessa novamente o site www.fnde.gov.br/sigarpweb e clica em INÍCIO > ADESÃO > SOLICITAR, escolhendo o modelo ORE1 antes de finalizar
  • Aguarda resposta por escrito do FNDE no site www.fnde.gov.br/sigarpweb
  • Agora é só assinar o contrato com a MAN Latin America e enviar para: Rua Volkswagen, 291 – 8º andar – Jabaquara – São Paulo-SP – CEP 04344-020

  • Fabricante / Modelo: Cummins ISF
  • Nº de Cilindros / Cilindrada (l)4 / 3,8
  • Potência líq. máx – cv (kW) @ rpm (conforme ensaio SAEJ1349): 160 (119) @ 2600
  • Torque líq. máx. Nm (kgf.m) @ rpm (conforme ensaio SAEJ1349)600 (61) @ 1300 – 1700

  • Fabricante / Modelo: ZF S5-420

 Eixo Dianteiro 

  • Fabricante / Modelo: Sifco 7K

 Eixo Traseiro 

  • Fabricante / Modelo: Meritor MS 13-113

  • Suspensão dianteira: Molas trapezoidais semi-elípticas de ação progressiva, amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora
  • Suspensão traseira: Suspensão pneumática com 4 bolsões, amortecedores hidráulicos de dupla ação e barra estabilizadora

  • Rodas: Aço (6,0'' x 17.5'')
  • Pneus: 215/75R17,5

 Freio de serviço 

  • Tipo: Ar, tambor, ABS + EBD

 Freio motor 

  • Tipo: Válvula borboleta no tubo do escapamento

 Peso bruto total (PBT) – técnico 

  • 8350

Dimensões

Dimensões

  • (A) Distância entre-eixos: 5000
  • (B) Comprimento total: 7700
  • (C) Balanço dianteiro: 1100
  • (D) Balanço traseiro: 1600
  • (H) Largura: 2350
  • (I) Ângulo de entrada: 18°
  • (J) Ângulo de saída: 15°

Características

  • Suspensão traseira pneumática, possibilitando o ajuste de altura de veículo conforme a necessidade
  • Inibidor de partida em 2ª marcha, aumentando a durabilidade da embreagem
  • Chicote elétrico reforçado, proporcionando maior durabilidade
  • Barra estabilizadora na dianteira e traseira; maior resistência torção
  • Piso central rebaixado, facilitando o embarque e desembarque dos passageiros

ONUREA

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