ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Mini e Micro ônibus de piso baixo
- Fabricação: A partir de 2015
- Baumúster: Sem registro
- Nível de emissões de gases: Euro 5 / Proconve P-7
- Baumúster: MAN/Volksbus – Caminhões e ônibus (Maio/2016)
Volksbus 8.160 OD Piso Baixo
A MAN Latin America apresenta o ONUREA PISO BAIXO – Ônibus Urbano Escolar Acessível com piso baixo central, a grande novidade no mercado feita para atender ao Programa Caminho da Escola. Idealizado para o transporte escolar de todos os alunos, este veículo promove a inclusão, autonomia e independência, além de encurtar a distância entre a sala de aula e o aluno.
Dando continuidade a esta história de sucesso, a Volkswagen traz mais uma opção de transporte escolar, agora para as cidades. De acordo com as necessidades apontadas pelo FNDE e Direitos Humanos, o 8.160 OD PISO BAIXO foi desenvolvido especialmente para atender aos alunos com baixa mobilidade nos centros urbanos. Ao todo foram três anos de pesquisa e desenvolvimento buscando as melhores soluções para oferecer a estes alunos autonomia, independência, inclusão e igualdade.
- ONUREA-PB Opção 1 porta 23 passageiros + motorista: R$ 227.900,00
- ONUREA-PB Opção 2 portas 20 passageiros + motorista: R$ 227.900,00
Principais características que identificam o ONUREA Piso Baixo:
- 1 – Suspensão traseira pneumática com ajuste de altura do veículo;
- 2 – Piso central rebaixado;
- 3 – Rampa para acessibilidade de fácil operação;
- 4 – Proporciona ao aluno independência, inclusão e igualdade.
"De acordo com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU/2016), o poder público deve assegurar às pessoas com deficiência o acesso a um sistema educacional inclusivo em todos os níveis. Dados do Censo demográfico (IBGE/2010) aponta que cerca de 45,6 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência, ou seja, 24 % da população brasileira. A melhoria nos níveis de acessibilidade, em todo Brasil, é uma tarefa árdua, mas não impossível.
Pesquisa realizada pelo Ministério da Educação (SECAD/MEC-2009-2010) identificou dentre os principais motivos para o acesso de estudantes com deficiência na escola, a falta de transporte acessível adequado, com seguintes percentuais regionais: Nordeste = 35%; Centro Oeste = 33%; Norte = 32%; Sudeste = 28%; e Sul = 23%.
Os estudos do Governo Federal apontaram em 2011, por meio do Programa Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BCP), que 70% dos estudantes com deficiência estão fora da escola"
Fonte: FNDE – Janeiro 2016
Como adquirir?
Existem três formas para estados e municípios adquirirem o ônibus do Programa Caminho da Escola:
- 1 – Via PAR firmado com o FNDE
- 2 – Recursos próprios bastando aderir ao Registro de Preços
- 3 – FINAME – BNDES Procure o seu banco de relacionamento
Para adesão ao registro de preços, acesse o Sistema de Gerenciamento de Adesão a Registro de Preços – SIGARP disponível na página principal do site do FNDE, no seguinte endereço: http://www.fnde.gov.br/sigarpweb/
Passo-a-passo:
- A prefeitura solicita o acesso através do site: www.fnde.gov.br/sigarpweb
- Ao receber o login e a senha, a prefeitura acessa novamente o site www.fnde.gov.br/sigarpweb e clica em INÍCIO > ADESÃO > SOLICITAR, escolhendo o modelo ORE1 antes de finalizar
- Aguarda resposta por escrito do FNDE no site www.fnde.gov.br/sigarpweb
- Agora é só assinar o contrato com a MAN Latin America e enviar para: Rua Volkswagen, 291 – 8º andar – Jabaquara – São Paulo-SP – CEP 04344-020
- Fabricante / Modelo: Cummins ISF
- Nº de Cilindros / Cilindrada (l): 4 / 3,8
- Potência líq. máx – cv (kW) @ rpm (conforme ensaio SAEJ1349): 160 (119) @ 2600
- Torque líq. máx. Nm (kgf.m) @ rpm (conforme ensaio SAEJ1349): 600 (61) @ 1300 – 1700
- Fabricante / Modelo: ZF S5-420
Eixo Dianteiro
- Fabricante / Modelo: Sifco 7K
Eixo Traseiro
- Fabricante / Modelo: Meritor MS 13-113
- Suspensão dianteira: Molas trapezoidais semi-elípticas de ação progressiva, amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora
- Suspensão traseira: Suspensão pneumática com 4 bolsões, amortecedores hidráulicos de dupla ação e barra estabilizadora
- Rodas: Aço (6,0'' x 17.5'')
- Pneus: 215/75R17,5
Freio de serviço
- Tipo: Ar, tambor, ABS + EBD
Freio motor
- Tipo: Válvula borboleta no tubo do escapamento
Peso bruto total (PBT) – técnico
- 8350
- (A) Distância entre-eixos: 5000
- (B) Comprimento total: 7700
- (C) Balanço dianteiro: 1100
- (D) Balanço traseiro: 1600
- (H) Largura: 2350
- (I) Ângulo de entrada: 18°
- (J) Ângulo de saída: 15°
- Suspensão traseira pneumática, possibilitando o ajuste de altura de veículo conforme a necessidade
- Inibidor de partida em 2ª marcha, aumentando a durabilidade da embreagem
- Chicote elétrico reforçado, proporcionando maior durabilidade
- Barra estabilizadora na dianteira e traseira; maior resistência torção
- Piso central rebaixado, facilitando o embarque e desembarque dos passageiros