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Volkswagen 8.160 OD PB

Tipo: | Micro |
Segmento: | Urbano, Rodoviário e Escolar |
Obs.: | PB = Piso baixo |
Fabricação: | 2015-2017 |
Localização do motor: | Traseira |
Norma de emissões de gases: | Euro 5 / Proconve P-7 |
Fonte dos dados: | MAN/Volksbus – Caminhões e ônibus (Novembro/2015) |
Motor
Modelo: | Cummins ISF 3.8 |
Tipo: | 4 cilindros em linha |
Potência máxima: | 160 cv (119 kW) @ 2600 rpm |
Torque máximo: | 600 Nm (61 mkgf) @ 1300 a 1700 rpm |
NBR – Medição: | SAEJ1349 |
Combustível: | Diesel |
Controle de emissões: | SCR |
Cilindrada total: | 3.880 cm³ |
Compressor de ar: | Wabco 225 |
Bomba injetora | |
Sistema de Injeção: | Common Rail |
Transmissão
Modelo: | ZF S5-420 |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 5,72:1 (inibidor eletrônico de 2ª marcha) 2ª – 2,73:1 3ª – 1,61:1 4ª – 1,00:1 5ª – 0,76:1 ré – 5,24:1 |
Embreagem
Modelo: | Valeo |
Tipo: | Monodisco a seco, revestimento orgânico |
Acionamento: | Push type / hidráulico |
Diâmetro do disco: | 330 mm |
Direção
Tipo: | Com assistência hidráulica |
Sistema Elétrico
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 80 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 100 Ah |
Opcional: | 2x 12 V / 135 Ah |
Eixos
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | Sifco 7K |
Tipo: | Viga “I” em aço forjado |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | Meritor MS 13-113 |
Tipo: | Eixo rígido com carcaça em aço estampado |
Redução: | 4,30:1 |
Reduções opcionais: | 4,10:1 4,56:1 |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Molas trapezoidais semielípticas de ação progressiva |
Amortecedores: | Hidráulicos telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Suspensão pneumática com 4 bolsões |
Amortecedores: | Hidráulicos telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | 6.00 x 17.5 (aço) |
Pneumáticos: | 215 / 75 R 17.5 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | Ar, tambor nas rodas dianteiras e traseiras, “S CAME”, circuito duplo, independente, filtro coalescente |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Câmara de molas acumuladoras com atuação nas rodas traseiras. Acionamento: Válvula moduladora no painel |
Freio-Motor | |
Tipo: | Válvula borboleta no tubo do escapamento |
Freio Adicional | |
Tipo: | EBD |
ABS | |
Sistema anti-bloqueio de rodas: | Série |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 1860 |
Eixo traseiro: | 1220 |
Total: | 3080 |
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
Total: | 8500 |
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado) | |
Total: | 8500 |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 3400 |
Eixo traseiro: | 5100 |
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: | 80 100 ou 150 (Opcional) |
Reservatório de ureia (Arla32): | 23 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 13,0 (com filtro) |
Caixa de mudanças: | 3,2 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 4,0 |
Direção hidráulica: | 2,5 |
Sistema de arrefecimento: | 21 |
Dimensões (mm)

(A) Distância entre-eixos: | 5000 |
(B) Comprimento total: | 7016 |
(C) Balanço dianteiro: | 1016 |
(D) Balanço traseiro: | 1000 |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Redução do eixo traseiro: | 4,30:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 115 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 44 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 32 |
Nível de Opacidade
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2760 |
RPM corte: | 2860 |
RPM corte máx: | 2960 |
RPM M L min: | 650 |
RPM M L: | 750 |
RPM M L máx: | 850 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 0,9 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |