ViaCircular Transporte Coletivo

Volkswagen 8.160 ODR

Volkswagen 8.160 ODR
Tipo: Micro
Segmento: Urbano, Rodoviário, Escolar e Rural
Obs.: Alto com eixo reforçado / off-road
Fabricação: 2015-22/23
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 5 / Proconve P-7
Fonte dos dados: MAN/Volksbus – Caminhões e ônibus (Novembro/2015 e Junho/2021)

Motor
Modelo: Cummins ISF 3.8
Tipo: 4 cilindros em linha
Potência máxima: 162 cv (119 kW) @ 2600 rpm
Torque máximo: 600 Nm (61 mkgf) @ 1300 a 1700 rpm
NBR – Medição: SAEJ1349
Combustível: Diesel
Controle de emissões: SCR
Cilindrada total: 3.880 cm³
Compressor de ar: Wabco 160
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Common Rail

Transmissão
Modelo: ZF S5-420
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 5,72:1 (inibidor eletrônico de 2ª marcha)
2ª – 2,73:1
3ª – 1,61:1
4ª – 1,00:1
5ª – 0,76:1
ré – 5,24:1

Embreagem
Modelo: Valeo
Tipo: Monodisco a seco, revestimento orgânico
Acionamento: Push type / hidráulico
Diâmetro do disco: 330 mm

Direção
Tipo: Com assistência hidráulica

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 80 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 100 Ah
Opcional: 2x 12 V / 135 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: Sifco 7K
Tipo: Viga “I” em aço forjado
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Dana 284 (No spin)
Meritor MS 15-124 (Diff Lock Opcional em 2015)
Tipo: Eixo tubular com carcaça fundida
Eixo rígido com carcaça em aço estampada (em 2015)
Redução: 4,30:1
Reduções opcionais: 4,63:1

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Molas trapezoidais semielípticas de ação progressiva. Suspensão elevada.
Amortecedores: Hidráulicos telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Molas trapezoidais semielípticas de ação progressiva. Suspensão elevada.
Amortecedores: Hidráulicos telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 6.00 x 17.5 (aço)
Pneumáticos: 215 / 75 R 17.5 (sem câmara)
Rodado traseiro: Duplo

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Ar, tambor nas rodas dianteiras e traseiras, “S CAME”, circuito duplo, independente, filtro coalescente
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de molas acumuladoras com atuação nas rodas traseiras. Acionamento: Válvula moduladora no painel
Freio-Motor
Tipo: Válvula borboleta no tubo do escapamento
Freio Adicional
Tipo: EBD
ABS
Sistema anti-bloqueio de rodas: Série

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 1659
Eixo traseiro: 1137
Total: 2796
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Total: 8500 (8350 em 2014)
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado)
Total: 8500 (8150 em 2014)
Pesos
Eixo dianteiro: 3200
Eixo traseiro: 5300 (5150 em 2014)

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 150
Reservatório de ureia (Arla32): 23
Óleo no cárter, máx./min.: 13,0 (com filtro)
Caixa de mudanças: 3,2
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 4,0
Direção hidráulica: 2,5
Sistema de arrefecimento: 21

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 3900
(B) Comprimento total: 6989
(C) Balanço dianteiro: 1094
(D) Balanço traseiro: 1995
(G) Largura no eixo dianteiro: 2159
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2169
(I) Ângulo de entrada: 21°
(J) Ângulo de saída: 31°

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Redução do eixo traseiro: 4,30:1
Velocidade máxima (km/h): 115
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 44
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 32
Ensaio 2 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 4,63:1
Velocidade máxima (km/h): 108
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 47
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 35

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2750
RPM corte: 2850
RPM corte máx: 2950
RPM M L min: 650
RPM M L: 750
RPM M L máx: 850
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes acima de 350m: 1,22
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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