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Volkswagen 9.150 EOD (MWM 4.12 TCE) [ODM e]
![Volkswagen 9.150 EOD (MWM 4.12 TCE) [ODM e]](https://www.viacircular.com.br/img/chassis/0-vw-9150-eod1.jpg)
Tipo: | Micro |
Segmento: | Urbano e Rodoviário |
Fabricação: | 2004-2011 |
Localização do motor: | Dianteira |
Norma de emissões de gases: | Euro 3 / Proconve P-5 |
Fonte dos dados: | Volkswagen – Caminhões e ônibus (Abril/2008) e Manual do proprietário |
Motor
Modelo: | MWM Acteon 4.12 TCE |
Tipo: | 4 cilindros em linha, Turbo e Intercooler |
Potência máxima: | 150 cv (110 kW) @ 2200 rpm |
Torque máximo: | 550 Nm (56 mkgf) @ 1300 a 1700 rpm |
NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 4.740 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 105 |
Curso do pistão (mm): | 137 |
Relação de compressão: | 16,8:1 |
Compressor de ar: | Knorr LK38 |
Ordem de ignição: | 1-3-4-2 |
Bomba injetora | |
Sistema de Injeção: | Common Rail |
Transmissão
Modelo: | ZF S5-420 HD |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 5,72:1 2ª – 2,73:1 3ª – 1,61:1 4ª – 1,00:1 5ª – 0,76:1 ré – 5,24:1 |
Embreagem
Modelo: | Valeo |
Tipo: | Monodisco a seco, revestimento orgânico |
Acionamento: | Hidráulico, auto-ajustável, Push type |
Diâmetro do disco: | 330 mm |
Direção
Modelo: | ZF Servocom 8090 |
Tipo: | Hidráulica integral, com esferas recirculantes |
Relação de redução: | 16,6:1 a 19,6:1 |
Sistema Elétrico
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 80 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 100 Ah |
Eixos
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | Meritor MFS7 Meritor FC-845 |
Tipo: | Viga “I” em aço forjado |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | Dana 284 Dana 480 Meritor MS 13-113 |
Tipo: | Eixo rígido em aço estampado |
Redução: | 4,30:1 |
Reduções opcionais: | 4,56:1 4,63:1 |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Eixo rígido com molas semielípticas |
Amortecedores: | Hidráulicos telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Eixo rígido motriz com molas semielípticas de ação progressiva e molas auxiliares parabólicas |
Amortecedores: | Hidráulicos telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | 6.00 x 17.5 |
Pneumáticos: | 215 / 75 R 17.5 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Quadro do Chassis
Tipo: | Escada, longarinas retas de perfil “U” constante, rebitado e parafusado |
Módulo seccional: | 108 cm³ |
Material empregado: | LNE 38 |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | Ar, “S” came, tambor nas rodas dianteiras e traseiras. Circuito duplo, independente, reservatório triplo de ar, secador de ar com filtro coalescente ou Consep. (Opcional) |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Câmara de mola acumuladora com atuação nas rodas traseiras. Acionamento: válvula moduladora no painel |
Freio-Motor | |
Tipo: | Válvula tipo borboleta no tubo do escapamento. Acionamento: eletropneumático, tecla no painel e comando no acelerador / pedal da embreagem |
Área de frenagem | |
Total: | 1.823 cm² 2.204 cm² |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 2060 EE=3900: 1740 EE=4300: 1790 |
Eixo traseiro: | Urbano: 940 Fretamento: 930 1030 |
Total: | Urbano: 3000 Fretamento: 2990 EE=3900: 2770 EE=4300: 2820 |
Peso bruto total | |
Peso bruto total (PBT): | 8150 9200 |
Peso bruto total combinado (PBTC): | 11000 |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 3200 |
Eixo traseiro: | 5300 6000 |
Total: | 8500 9200 |
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: | 150 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 9,3 (com filtro) 7,8 (sem filtro) |
Caixa de mudanças: | 3,2 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 4,0 6,8 |
Direção hidráulica: | 2,5 |
Sistema de arrefecimento: | 20,0 (sem aquecimento) 21,6 (com aquecimento) |
Dimensões (mm)

(A) Distância entre-eixos: | Urbano: 3900 Fretamento: 4300 |
(B) Comprimento total: | Urbano: 6300 Fretamento: 7550 |
(C) Balanço dianteiro: | 1200 |
(D) Balanço traseiro: | Urbano: 1200 Fretamento: 2050 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1894 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1669 |
(G) Largura no eixo dianteiro: | 2144 |
(I) Ângulo de entrada: | 26° |
(J) Ângulo de saída: | Urbano: 25° Fretamento: 18° |
(K) Vão livre dianteiro: | 213 |
(L) Vão livre traseiro: | 194 165 |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Redução do eixo traseiro: | 4,30:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 108 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 41 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 33 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 13,64 |
Ensaio 2 (Opcional) | |
Redução do eixo traseiro: | 4,56:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 92 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 42 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 35 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 13,64 |
Ensaio 3 (Opcional) | |
Redução do eixo traseiro: | 4,63:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 91 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 43 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 35 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 13,64 |
Nível de Opacidade
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2650 |
RPM corte: | 2750 |
RPM corte máx: | 2850 |
RPM M L min: | 600 |
RPM M L: | 700 |
RPM M L máx: | 800 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes acima de 350m: | 1,94 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |