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Volkswagen 9.150 EOD (Cummins ISBe 150) [ODC e]

Volkswagen 9.150 EOD (Cummins ISBe 150) [ODC e]
Tipo: Micro
Segmento: Urbano e Rodoviário
Fabricação: 2011-11/12
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
Fonte dos dados: Volkswagen – Caminhões e ônibus (Manual do proprietário)

Motor
Modelo: Cummins ISBe 150 P5-3
Tipo: 4 cilindros em linha, Turbo e Intercooler
Potência máxima: 150 cv (110 kW) @ 2500 rpm
Torque máximo: 550 Nm (56 mkgf) @ 1500 rpm
NBR – Medição: NBR ISO 1585
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 3.920 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 102
Curso do pistão (mm): 120
Relação de compressão: 17,0:1
Compressor de ar: Knorr LK38
Ordem de ignição: 1-3-4-2

Transmissão
Modelo: ZF S5-420
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 5,72:1
2ª – 2,73:1
3ª – 1,61:1
4ª – 1,00:1
5ª – 0,76:1
ré – 5,24:1

Embreagem
Modelo: Valeo
Acionamento: Push type
Diâmetro do disco: 330 mm

Direção
Modelo: ZF Servocom 8090
Tipo: Hidráulica integral, com esferas recirculantes
Relação de redução: 16,6:1 a 19,6:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 24 V / 80 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 100 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: Meritor MFS 7 RA
Tipo: Viga “I” em aço forjado
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Meritor MS 13-113
Tipo: Eixo rígido em aço estampado
Redução: 4,30:1
Reduções opcionais: 4,56:1

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Eixo rígido com molas semielípticas
Amortecedores: Hidráulicos telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Eixo rígido motriz com molas semielípticas de ação progressiva e molas auxiliares parabólicas
Amortecedores: Hidráulicos telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 6.00 x 17.5
Pneumáticos: 215 / 75 R 17.5
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Escada, longarinas retas de perfil “U” constante, rebitado e parafusado
Módulo seccional: 108 cm³
Material empregado: LNE 38

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Ar, “S” came, tambor nas rodas dianteiras e traseiras. Circuito duplo, independente, reservatório triplo de ar, secador de ar com filtro coalescente ou Consep. (Opcional)
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de molas acumuladoras com atuação nas rodas traseiras. Acionamento: Válvula moduladora no painel
Freio-Motor
Tipo: Eletropneumático, tecla no painel e comando no acelerador / pedal de embreagem
Área de frenagem
Total: 2.204 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: EE=3900: 1740
EE=4300: 1790
Eixo traseiro: 1030
Total: EE=3900: 2770
EE=4300: 2820
Peso bruto total
Peso bruto total (PBT): 9200
Pesos
Eixo dianteiro: 3200
Eixo traseiro: 6000
Total: 9200

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 150
Óleo no cárter, máx./min.: 9,3 (com filtro)
7,8 (sem filtro)
Caixa de mudanças: 3,2
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 6,8
Direção hidráulica: 2,5
Sistema de arrefecimento: 20

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 3900
4300
(B) Comprimento total: 6300
7550
(C) Balanço dianteiro: 1200
(D) Balanço traseiro: 1200
2050
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1894
(F) Bitola – eixo traseiro: 1669
(G) Largura no eixo dianteiro: 2144
(K) Vão livre dianteiro: 213
(L) Vão livre traseiro: 165

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Redução do eixo traseiro: 4,30:1
Velocidade máxima (km/h): 108
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 40
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 34
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 16,3
Ensaio 2 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 4,56:1
Velocidade máxima (km/h): 105
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 42
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 36
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 16,3

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2750
RPM corte: 2850
RPM corte máx: 2950
RPM M L min: 600
RPM M L: 700
RPM M L máx: 800
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes acima de 350m: 1,43
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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