ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Volkswagen 9-150 EOD

  • Uso: Mini e Micro ônibus
  • Fabricação: De 2006 até 2012
  • Baumúster: Sem registro
  • Norma de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
  • Fonte dos dados: Volkswagen – Caminhões e ônibus (Abril/2008)

 TIPO MWM 

  • Modelo: MWM 4.12 TCE-Euro III Turbo e intercooler
  • Nº de Cilindros / Cilindrada (cm³): 4 em linha / 4740
  • Diâmetro do pistão (mm): 105
  • Curso do pistão (mm): 137
  • Relação de compressão: 16,8:1
  • Potência líq. máx – cv (kw) @ rpm (conforme ensaio NBR ISO 1585): 150 (110) @ 2200
  • Torque líq. máx. kgfm (Nm) @ rpm (conforme ensaio NBR ISO 1585): 56 (550) @ 1300 – 1700
  • Sequência de injeção: 1-3-4-2
  • Sistema de injeção: Common Rail
  • Compressor de ar: Knorr – LK 38
  • Norma de emissões: Conama Fase V

 TIPO CUMMINS 

  • Modelo: Cummins Interact 4.0 Turbo e intercooler
  • Nº de Cilindros / Cilindrada (cm³): 4 em linha /3920
  • Diâmetro do pistão (mm): 102
  • Curso do pistão (mm): 120
  • Relação de compressão: 17,0:1
  • Potência líq. máx – cv (kw) @ rpm (conforme ensaio NBR ISO 1585): 150 (110) @ 2200
  • Torque líq. máx. kgfm (Nm) @ rpm (conforme ensaio NBR ISO 1585): 56 (550) @ 1400 – 1700
  • Sequência de injeção: 1-3-4-2
  • Sistema de injeção: Common Rail
  • Compressor de ar: Knorr – LK 38
  • Norma de emissões: Conama Fase V

  • Caixa de mudanças: ZF S5-420 HD
  • Acionamento: alavanca no assoalho
  • Sistema de tração: 4×2
  • Número de marchas: 5 à frente (sincronizadas), 1 à ré
  • Relação de transmissão:
    1ª – 5.72:1
    2ª – 2,73:1
    3ª – 1,61:1
    4ª – 1,00:1
    5ª – 0,76:1
    ré – 5,24:1

  • Tensão nominal: 24V
  • Bateria: 2x (12V – 100Ah)
  • Alternador: 80A – 28V

  • Modelo: Valeo
  • Tipo: Monodisco a seco, revestimento orgânico
  • Acionamento: Hidráulico, auto-ajustável, Push type
  • Diâmetro do disco (mm): 330

  • Tipo: Hidráulica integral com esferas recirculantes
  • Modelo: ZF 8090
  • Relação de redução: 19,6:1 a 16,6:1

 Eixo dianteiro 

  • Tipo: Viga "I" em aço forjado
  • Modelo: Meritor MFS7 / Meritor FC-845

 Eixo traseiro motriz 

  • Tipo: Eixo rígido em aço estampado
  • Modelo: Dana 284 / Dana 480
  • Relação de redução – simples: 4,30:1 ou 4,63:1

 Suspensão dianteira 

  • Tipo: eixo rígido
  • Molas: semi-elípticas
  • Amortecedores: hidráulicos telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: normal de série

 Suspensão traseira 

  • Tipo: eixo rígido motriz
  • Molas principais: semi-elípticas de ação progressiva
  • Molas auxiliares: parabólicas
  • Amortecedores: hidráulicos telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: normal de série

  • Aros das rodas: 6,0'' x 17,5''
  • Pneus: 215/75R17,5

  • Tipo: Escada, perfil constante, superfície plana, rebitado e parafusado
  • Material: LNE 38
  • Módulo seccional (cm³): 108

 Freio de serviço 

  • Tipo: Ar, "S" came, tambor nas rodas dianteiras e traseiras
  • Circuito: Duplo, independente, reservatório triplo de ar + Consep
  • Área efetiva de frenagem (cm²): 1823

 Freio de estacionamento 

  • Tipo: Câmara de mola acumuladora
  • Atuação: rodas traseiras
  • Acionamento: válvula moduladora no painel

 Freio motor 

  • Tipo: Válvula tipo borboleta no tubo do escapamento
  • Acionamento: Eletropneumático, tecla no painel e comando no acelerador / pedal de embreagem

 VERSÃO URBANO – Peso em ordem de marcha 

  • Eixo dianteiro: 2060
  • Eixo traseiro: 940
  • Total: 3000

 VERSÃO FRETAMENTO – Peso em ordem de marcha 

  • Eixo dianteiro: 2060
  • Eixo traseiro: 930
  • Total: 2990

 Capacidade técnica por eixo 

  • Dianteiro: 3200
  • Traseiro: 5300
  • Total admissível: 8500

 Peso bruto total (PBT) – homologado (4×2) 

  • 8150

 Peso bruto total combinado (PBTC) 

  • 11000

Obs.: Os pesos podem sofrer alterações devido aos itens opcionais.

  • Tanque combustível em plástico: 150,0
  • Cárter: 9,3
  • Caixa de mudanças: 3,2
  • Eixo traseiro: 4,0
  • Direção: 2,5
  • Sistema de refrigeração: S/ Aquecimento: 20,0 – C/ Aquecimento: 21,6

 VERSÃO URBANO 

  • (A) Distância entre-eixos: 3900
  • (B) Comprimento total: 6300
  • (C) Balanço dianteiro: 1200
  • (D) Balanço traseiro: 1200
  • (E) Bitola dianteira: 1894
  • (F) Bitola traseira: 1669
  • (G) Largura máxima: 2144
  • (I) Ângulo de entrada (Balanço dianteiro): 26°
  • (J) Ângulo de saída (Balanço traseiro): 25°
  • (K) Vão livre ao solo – eixo dianteiro: 213
  • (L) Vão livre ao solo – eixo traseiro: 194

 VERSÃO FRETAMENTO 

  • (A) Distância entre-eixos: 4300
  • (B) Comprimento total: 7550
  • (C) Balanço dianteiro: 1200
  • (D) Balanço traseiro: 2050
  • (E) Bitola dianteira: 1894
  • (F) Bitola traseira: 1669
  • (G) Largura máxima: 2144
  • (I) Ângulo de entrada (Balanço dianteiro): 26°
  • (J) Ângulo de saída (Balanço traseiro): 18°
  • (K) Vão livre ao solo – eixo dianteiro: 213
  • (L) Vão livre ao solo – eixo traseiro: 194

 TIPO MWM 

  • Relação de redução do eixo traseiro: 4,30:1 / 4,63:1
  • Velocidade máxima (km/h): 108 / 103
  • Capacidade de rampa em PBT (%): 41 / 44
  • Partida em rampa em PBT (%): 33 / 36
  • Relação PBT / potência (kg/cv): 54

 TIPO CUMMINS 

  • Relação de redução do eixo traseiro: 4,30:1 / 4,63:1
  • Velocidade máxima (km/h): 110 / 104
  • Capacidade de rampa em PBT (%): 46 / 50
  • Partida em rampa em PBT (%): 31 / 33
  • Relação PBT / potência (kg/cv): 54

Obs.: Dados projetados por simulação de performance.

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