ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Mini e Micro ônibus
- Fabricação: De 2006 até 2012
- Baumúster: Sem registro
- Norma de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
- Fonte dos dados: Volkswagen – Caminhões e ônibus (Abril/2008)
TIPO MWM
- Modelo: MWM 4.12 TCE-Euro III Turbo e intercooler
- Nº de Cilindros / Cilindrada (cm³): 4 em linha / 4740
- Diâmetro do pistão (mm): 105
- Curso do pistão (mm): 137
- Relação de compressão: 16,8:1
- Potência líq. máx – cv (kw) @ rpm (conforme ensaio NBR ISO 1585): 150 (110) @ 2200
- Torque líq. máx. kgfm (Nm) @ rpm (conforme ensaio NBR ISO 1585): 56 (550) @ 1300 – 1700
- Sequência de injeção: 1-3-4-2
- Sistema de injeção: Common Rail
- Compressor de ar: Knorr – LK 38
- Norma de emissões: Conama Fase V
TIPO CUMMINS
- Modelo: Cummins Interact 4.0 Turbo e intercooler
- Nº de Cilindros / Cilindrada (cm³): 4 em linha /3920
- Diâmetro do pistão (mm): 102
- Curso do pistão (mm): 120
- Relação de compressão: 17,0:1
- Potência líq. máx – cv (kw) @ rpm (conforme ensaio NBR ISO 1585): 150 (110) @ 2200
- Torque líq. máx. kgfm (Nm) @ rpm (conforme ensaio NBR ISO 1585): 56 (550) @ 1400 – 1700
- Sequência de injeção: 1-3-4-2
- Sistema de injeção: Common Rail
- Compressor de ar: Knorr – LK 38
- Norma de emissões: Conama Fase V
- Caixa de mudanças: ZF S5-420 HD
- Acionamento: alavanca no assoalho
- Sistema de tração: 4×2
- Número de marchas: 5 à frente (sincronizadas), 1 à ré
-
Relação de transmissão:
1ª – 5.72:1
2ª – 2,73:1
3ª – 1,61:1
4ª – 1,00:1
5ª – 0,76:1
ré – 5,24:1
- Tensão nominal: 24V
- Bateria: 2x (12V – 100Ah)
- Alternador: 80A – 28V
- Modelo: Valeo
- Tipo: Monodisco a seco, revestimento orgânico
- Acionamento: Hidráulico, auto-ajustável, Push type
- Diâmetro do disco (mm): 330
- Tipo: Hidráulica integral com esferas recirculantes
- Modelo: ZF 8090
- Relação de redução: 19,6:1 a 16,6:1
Eixo dianteiro
- Tipo: Viga "I" em aço forjado
- Modelo: Meritor MFS7 / Meritor FC-845
Eixo traseiro motriz
- Tipo: Eixo rígido em aço estampado
- Modelo: Dana 284 / Dana 480
- Relação de redução – simples: 4,30:1 ou 4,63:1
Suspensão dianteira
- Tipo: eixo rígido
- Molas: semi-elípticas
- Amortecedores: hidráulicos telescópicos de dupla ação
- Barra estabilizadora: normal de série
Suspensão traseira
- Tipo: eixo rígido motriz
- Molas principais: semi-elípticas de ação progressiva
- Molas auxiliares: parabólicas
- Amortecedores: hidráulicos telescópicos de dupla ação
- Barra estabilizadora: normal de série
- Aros das rodas: 6,0'' x 17,5''
- Pneus: 215/75R17,5
- Tipo: Escada, perfil constante, superfície plana, rebitado e parafusado
- Material: LNE 38
- Módulo seccional (cm³): 108
Freio de serviço
- Tipo: Ar, "S" came, tambor nas rodas dianteiras e traseiras
- Circuito: Duplo, independente, reservatório triplo de ar + Consep
- Área efetiva de frenagem (cm²): 1823
Freio de estacionamento
- Tipo: Câmara de mola acumuladora
- Atuação: rodas traseiras
- Acionamento: válvula moduladora no painel
Freio motor
- Tipo: Válvula tipo borboleta no tubo do escapamento
- Acionamento: Eletropneumático, tecla no painel e comando no acelerador / pedal de embreagem
VERSÃO URBANO – Peso em ordem de marcha
- Eixo dianteiro: 2060
- Eixo traseiro: 940
- Total: 3000
VERSÃO FRETAMENTO – Peso em ordem de marcha
- Eixo dianteiro: 2060
- Eixo traseiro: 930
- Total: 2990
Capacidade técnica por eixo
- Dianteiro: 3200
- Traseiro: 5300
- Total admissível: 8500
Peso bruto total (PBT) – homologado (4×2)
- 8150
Peso bruto total combinado (PBTC)
- 11000
Obs.: Os pesos podem sofrer alterações devido aos itens opcionais.
- Tanque combustível em plástico: 150,0
- Cárter: 9,3
- Caixa de mudanças: 3,2
- Eixo traseiro: 4,0
- Direção: 2,5
- Sistema de refrigeração: S/ Aquecimento: 20,0 – C/ Aquecimento: 21,6
VERSÃO URBANO
- (A) Distância entre-eixos: 3900
- (B) Comprimento total: 6300
- (C) Balanço dianteiro: 1200
- (D) Balanço traseiro: 1200
- (E) Bitola dianteira: 1894
- (F) Bitola traseira: 1669
- (G) Largura máxima: 2144
- (I) Ângulo de entrada (Balanço dianteiro): 26°
- (J) Ângulo de saída (Balanço traseiro): 25°
- (K) Vão livre ao solo – eixo dianteiro: 213
- (L) Vão livre ao solo – eixo traseiro: 194
VERSÃO FRETAMENTO
- (A) Distância entre-eixos: 4300
- (B) Comprimento total: 7550
- (C) Balanço dianteiro: 1200
- (D) Balanço traseiro: 2050
- (E) Bitola dianteira: 1894
- (F) Bitola traseira: 1669
- (G) Largura máxima: 2144
- (I) Ângulo de entrada (Balanço dianteiro): 26°
- (J) Ângulo de saída (Balanço traseiro): 18°
- (K) Vão livre ao solo – eixo dianteiro: 213
- (L) Vão livre ao solo – eixo traseiro: 194
TIPO MWM
- Relação de redução do eixo traseiro: 4,30:1 / 4,63:1
- Velocidade máxima (km/h): 108 / 103
- Capacidade de rampa em PBT (%): 41 / 44
- Partida em rampa em PBT (%): 33 / 36
- Relação PBT / potência (kg/cv): 54
TIPO CUMMINS
- Relação de redução do eixo traseiro: 4,30:1 / 4,63:1
- Velocidade máxima (km/h): 110 / 104
- Capacidade de rampa em PBT (%): 46 / 50
- Partida em rampa em PBT (%): 31 / 33
- Relação PBT / potência (kg/cv): 54
Obs.: Dados projetados por simulação de performance.