ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Mini e Micro ônibus
- Fabricação: De 2006 até 2012
- Baumúster: Sem registro
- Norma de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
- Fonte dos dados: Volkswagen – Caminhões e ônibus (Manual do proprietário)
- Modelo: MWM Acteon 4.12 TCE – Euro III Turbo e Intercooler
- Nº de cilindros: 4
- Disposição cilindros: vertical, em linha
- Ciclo de funcionamento: 4 tempos
- Diâmetro dos cilindros (mm): 105
- Curso dos êmbolos (mm): 137
- Cilindrada total (cm³): 4730
- Relação de compressão: 16,8:1
- Potência líquida máxima – cv (kw) @ rpm (conforme ensaio NBR ISO 1585): 150 (110) @ 2200
- Torque líquido máximov- kgfm (Nm) @ rpm (conforme ensaio NBR ISO 1585): 56 (550) @ 1400 – 1700
- Sequência de injeção: 1-3-4-2
- Sistema de injeção: Common Rail
- Compressor de ar: Knorr – LK 38
- Norma de emissões: Conama Fase V
- Caixa de mudanças: ZF S5-420
- Número de marchas: 5 à frente (sincronizadas), 1 à ré
-
Relação de redução:
1ª – 5,72:1
2ª – 2,73:1
3ª – 1,61:1
4ª – 1,00:1
5ª – 0,76:1
ré – 5,24:1
- Tensão nominal: 24V
- Bateria: 12V – 2x 100Ah
- Alternador: 80A – 28V
- Tipo: Monodisco a seco, revestimento orgânico
- Modelo: Valeo
- Diâmetro do disco (mm): 330
- Acionamento: Push Type
- Tipo: Hidráulica integral com esferas recirculantes
- Modelo: ZF SERVOCOM 8090
- Relação de redução: 16,6:1 a 19,6:1
Eixo dianteiro
- Tipo: Viga "I", forjado
- Modelo: Meritor MFS 7 RA
Eixo traseiro
- Tipo: Eixo rígido em aço estampado
- Modelo: Meritor MS 13-113
- Relação de redução: 4,30:1 ou 4,56:1 ou 4,63:1
Suspensão dianteira
- Tipo: eixo rígido
- Molas: semi-elípticas
- Amortecedores: hidráulicos telescópicos de dupla ação
- Barra estabilizadora: normal de série
Suspensão traseira
- Tipo: eixo rígido motriz em aço estampado
- Molas: semi-elípticas com molas auxiliares parabólicas
- Amortecedores: hidráulicos telescópicos de dupla ação
- Barra estabilizadora: normal de série
- Aros das rodas: 6'' x 17,5''
- Pneus (radiais): 215/75R17,5
- Tipo: escada, longarinas retas de perfil "U" constante, rebitado e parafusado
- Material: LNE 38
- Módulo da secção (cm²): 108
Freio de serviço
- Tipo: Ar, "S" came, tambor nas rodas dianteiras e traseiras. Circuito duplo, independente, reservatório triplo de ar, secador de ar com filtro coalescente ou Consep. (Opcional)
- Área efetiva de frenagem (cm³): 2204
Freio motor
- Acionamento: eletropneumático, tecla no painel e comando no acelerador / pedal de embreagem
Freio de estacionamento
- Tipo: câmaras de molas acumuladoras
- Atuação: rodas traseiras
- Acionamento: válvula moduladora no painel
Peso vazio – EE=3900 / EE=4300
- Eixo dianteiro: 1740 / 1790
- Eixo traseiro: 1030 / 1030
- Total: 2770 / 2820
Capacidade técnica por eixo
- Dianteiro: 3200
- Traseiro: 6000
- Total admissível: 9200
Peso bruto total (PBT) – homologado
- 9200
Obs.: Os pesos podem sofrer alterações devido aos itens opcionais.
- Tanque combustível em plástico: 150
- Cárter com filtro / sem filtro: 9,3 / 7,8
- Caixa de mudanças: 3,2
- Eixo traseiro: 6,8
- Direção: 2,5
- Sistema de arrefecimento: 20,0
- (A) Distância entre-eixos: 3900 / 4300
- (B) Comprimento total: 6300 / 7550
- (C) Balanço dianteiro: 1200
- (D) Balanço traseiro: 1200 / 2050
- (E) Bitola do eixo dianteiro: 1894
- (F) Bitola do eixo traseiro: 1669
- (H) Largura máxima: 2144
- (K) Vão livre ao solo – eixo dianteiro: 213
- (L) Vão livre ao solo – eixo traseiro: 165
- Relação de redução do eixo traseiro: 4,30:1 / 4,56:1 / 4,63:1
- Velocidade máxima (km/h): 97 / 92 / 91
- Capacidade de subida em rampa a torque máximo (%): 40 / 42 / 43
- Capacidade de partida em rampa (%): 33 / 35 / 35
Obs.: Dados projetados por simulação de performance.