ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

  • Uso: Mini e Micro ônibus
  • Fabricação: De 2006 até 2012
  • Baumúster: Sem registro
  • Norma de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
  • Fonte dos dados: Volkswagen – Caminhões e ônibus (Manual do proprietário)

  • Modelo: MWM Acteon 4.12 TCE – Euro III Turbo e Intercooler
  • Nº de cilindros: 4
  • Disposição cilindros: vertical, em linha
  • Ciclo de funcionamento: 4 tempos
  • Diâmetro dos cilindros (mm): 105
  • Curso dos êmbolos (mm): 137
  • Cilindrada total (cm³): 4730
  • Relação de compressão: 16,8:1
  • Potência líquida máxima – cv (kw) @ rpm (conforme ensaio NBR ISO 1585): 150 (110) @ 2200
  • Torque líquido máximov- kgfm (Nm) @ rpm (conforme ensaio NBR ISO 1585): 56 (550) @ 1400 – 1700
  • Sequência de injeção: 1-3-4-2
  • Sistema de injeção: Common Rail
  • Compressor de ar: Knorr – LK 38
  • Norma de emissões: Conama Fase V

  • Caixa de mudanças: ZF S5-420
  • Número de marchas: 5 à frente (sincronizadas), 1 à ré
  • Relação de redução:
    1ª – 5,72:1
    2ª – 2,73:1
    3ª – 1,61:1
    4ª – 1,00:1
    5ª – 0,76:1
    ré – 5,24:1

  • Tensão nominal: 24V
  • Bateria: 12V – 2x 100Ah
  • Alternador: 80A – 28V

  • Tipo: Monodisco a seco, revestimento orgânico
  • Modelo: Valeo
  • Diâmetro do disco (mm): 330
  • Acionamento: Push Type

  • Tipo: Hidráulica integral com esferas recirculantes
  • Modelo: ZF SERVOCOM 8090
  • Relação de redução: 16,6:1 a 19,6:1

 Eixo dianteiro 

  • Tipo: Viga "I", forjado
  • Modelo: Meritor MFS 7 RA

 Eixo traseiro 

  • Tipo: Eixo rígido em aço estampado
  • Modelo: Meritor MS 13-113
  • Relação de redução: 4,30:1 ou 4,56:1 ou 4,63:1

 Suspensão dianteira 

  • Tipo: eixo rígido
  • Molas: semi-elípticas
  • Amortecedores: hidráulicos telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: normal de série

 Suspensão traseira 

  • Tipo: eixo rígido motriz em aço estampado
  • Molas: semi-elípticas com molas auxiliares parabólicas
  • Amortecedores: hidráulicos telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: normal de série

  • Aros das rodas: 6'' x 17,5''
  • Pneus (radiais): 215/75R17,5

  • Tipo: escada, longarinas retas de perfil "U" constante, rebitado e parafusado
  • Material: LNE 38
  • Módulo da secção (cm²): 108

 Freio de serviço 

  • Tipo: Ar, "S" came, tambor nas rodas dianteiras e traseirasCircuito duplo, independente, reservatório triplo de ar, secador de ar com filtro coalescente ou Consep. (Opcional)
  • Área efetiva de frenagem (cm³): 2204

 Freio motor 

  • Acionamento: eletropneumático, tecla no painel e comando no acelerador / pedal de embreagem

 Freio de estacionamento 

  • Tipo: câmaras de molas acumuladoras
  • Atuação: rodas traseiras
  • Acionamento: válvula moduladora no painel

 Peso vazio – EE=3900 / EE=4300 

  • Eixo dianteiro: 1740 / 1790
  • Eixo traseiro: 1030 / 1030
  • Total: 2770 / 2820

 Capacidade técnica por eixo 

  • Dianteiro: 3200
  • Traseiro: 6000
  • Total admissível: 9200

 Peso bruto total (PBT) – homologado 

  • 9200

Obs.: Os pesos podem sofrer alterações devido aos itens opcionais.

  • Tanque combustível em plástico: 150
  • Cárter com filtro / sem filtro: 9,3 / 7,8
  • Caixa de mudanças: 3,2
  • Eixo traseiro: 6,8
  • Direção: 2,5
  • Sistema de arrefecimento: 20,0

  • (A) Distância entre-eixos: 3900 / 4300
  • (B) Comprimento total: 6300 / 7550
  • (C) Balanço dianteiro: 1200
  • (D) Balanço traseiro: 1200 / 2050
  • (E) Bitola do eixo dianteiro: 1894
  • (F) Bitola do eixo traseiro: 1669
  • (H) Largura máxima: 2144
  • (K) Vão livre ao solo – eixo dianteiro: 213
  • (L) Vão livre ao solo – eixo traseiro: 165

  • Relação de redução do eixo traseiro: 4,30:1 / 4,56:1 / 4,63:1
  • Velocidade máxima (km/h): 97 / 92 / 91
  • Capacidade de subida em rampa a torque máximo (%): 40 / 42 / 43
  • Capacidade de partida em rampa (%): 33 / 35 / 35

Obs.: Dados projetados por simulação de performance.

Função desabilitada

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