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Abaixo, imagem ilustrativa da linha do tempo de chassis para ônibus desde 1998 até a mudança de nomenclatura comercial em 2011.
Fonte da imagem: criada por César Mattos (2020)
A identificação de modelos de chassis Volvo obedece um padrão de numeração com identificadores de cada posição que indica o tipo de veículo, motor e distância entre-eixos. Atende norma ABNT NBR 6066:2009 (Quando aplicada). Cada numeração de chassis tem sua identificação em 4 fases:
- A1 – Fabricados até 1981
- A2 – Fabricados de 1982 até 1986
- A3 – Fabricados de 1986 até 1998
- A4 – Fabricados a partir de 1998
A1) Primeira Fase – Fabricados até 1981:
Numeração do chassi: |
B58 | 60 | 284322 |
1ª posição | 2ª posição | 3ª posição |
Na 1ª posição define o modelo do chassis, no caso, B58
Na 2ª posição define a distância entre-eixos, como no exemplo:
- 59: 5.900mm
- 60: 6.000mm
- 65: 6.500mm
Na 3ª posição informa a sequência/ordem de produção.
A2) Segunda Fase – Fabricados de 1982 até 1986:
Numeração do chassi: |
9BV | B58 | M | 1 | 0 | C | E | 299026 |
1ª posição | 2ª posição | 3ª posição | 4ª posição | 5ª posição | 6ª posição | 7ª posição | 8ª posição |
Na 1ª posição define a região continental, país e fabricante. No caso, “9” representa o bloco de países formado por Brasil, Paraguai, Colômbia e Uruguai. O “B” representa o país: Brasil (9A até 9E e 93 até 99). O “V” representa a fabricante: Volvo do Brasil
- 9BV: Volvo do Brasil
Na 2ª posição define o modelo do chassis, no caso, B58
Na 3ª posição uma letra que define a posição do motor:
F | Motor dianteiro |
M | Motor entre-eixos (central) |
R | Motor traseiro |
Na 4ª posição é definida pela distância entre-eixos:
1 | Plataforma ajustável | A | 5500mm |
B | 6000mm | C | 6500mm |
D | 7000mm | E | 6250mm |
Na 5ª posição define o mercado destinado, no caso 0: mercado interno, uso nacional.
Na 6ª posição identifica o ano de fabricação conforme tabela abaixo:
C | 1982 |
D | 1983 |
E | 1984 |
F | 1985 |
G | 1986 |
Na 7ª posição define a fábrica, conforme tabela abaixo:
A | Bus Corporation |
B | Europa |
C | Grã-Bretanha |
D | Austrália |
E | Brasil |
G | Peru |
Na 8ª posição informa a sequência/ordem de produção. Nesta fase, a numeração de ordem vai até o chassi de número 302276, a partir deste, segue a regra da terceira fase, descrita abaixo.
A3) Terceira Fase – Fabricados de 1986 até 1998 (chassi a partir do número 302277):
Numeração do chassi: |
9BV | 58 | ED | 1 | 0 | T | E | 357322 |
1ª posição | 2ª posição | 3ª posição | 4ª posição | 5ª posição | 6ª posição | 7ª posição | 8ª posição |
Na 1ª posição define a região continental, país e fabricante. No caso, “9” representa o bloco de países formado por Brasil, Paraguai, Colômbia e Uruguai. O “B” representa o país: Brasil (9A até 9E e 93 até 99). O “V” representa a fabricante: Volvo do Brasil
- 9BV: Volvo do Brasil
- YV2: Volvo Bus Corporation
- YV5: Volvo Bus Corporation – Veículos de testes
Na 2ª posição define o modelo do chassis, conforme tabela abaixo:
58 | B58 |
1M | B10M |
R6 | B7R |
R2 | B12 |
Na 3ª posição define o modelo do motor:
2F | THD102KF | D4 | DH10A340 | GB | THD101GB |
2J | THD102KJ | EB | THD100EB | GC | THD101GC |
A5 | DH10A245 | EC | THD101EC | GD | THD101GD |
A6 | DH10A285 | ED | THD100ED | KB | THD101KB |
B4 | D7B230 | FH | TD122FR | KC | THD101KC |
B5 | D7B260 | FL | TD122F | KF | THG103KJ |
C4 | D7A285 | G3 | THD103KF |
Na 4ª posição identifica o tipo de freio, no caso 1: a ar.
Na 5ª posição é nulo.
Na 6ª posição identifica o ano de fabricação conforme tabela abaixo:
G | 1986 | P | 1993 |
H | 1987 | R | 1994 |
J | 1988 | S | 1995 |
K | 1989 | T | 1996 |
L | 1990 | V | 1997 |
M | 1991 | W | 1998 |
N | 1992 |
Na 7ª posição define a fábrica, conforme tabela abaixo:
A | Bus Corporation |
B | Europa |
C | Grã-Bretanha |
D | Austrália |
E | Brasil |
G | Peru |
Na 8ª posição informa a sequência/ordem de produção.
A4) Quarta Fase – Fabricados a partir de 1998:
Numeração do chassi: |
9BV | T5T7 | A | 2 | 7 | E | 454988 |
1ª posição | 2ª posição | 3ª posição | 4ª posição | 5ª posição | 6ª posição | 7ª posição |
Na 1ª posição define a região continental, país e fabricante. No caso, “9” representa o bloco de países formado por Brasil, Paraguai, Colômbia e Uruguai. O “B” representa o país: Brasil (9A até 9E e 93 até 99). O “V” representa a fabricante: Volvo do Brasil
- 9BV: Volvo do Brasil
- YV3: Volvo Bus Corporation
Na 2ª posição define o tipo de chassis com 2 algarismos e o motor com 2 algarismos. Como são opções bem mais específicas para os anos seguintes, então para facilitar, apenas vai ser usado uma tabela geral das incidências mais utilizadas para identificação de chassis de ÔNIBUS:
Código | Modelo – FASE 1 | Código | Modelo – FASE 2 | Código | Modelo – FASE 3 |
58EB 58GB 58GC 58GD 58KB 58KF 58KJ 582F 1M2F 1MA5 1MA6 1MD4 1MKC 1MKF |
B58 217 B58 224 B58 250 B58 275 B58 285 B58 245 B58 B58 ECO B10M ECO B10M 245 B10M 285 B10M 340 B10M 310 B10M |
R6B4 R6B5 R6B6 R6C4 R6K7 S6M2 S5L5 S5L6 1ME9 S3E9 R9F8 R2FH R2FL R2FH R2FL R2J5 R2J6 R2J7 |
B7R 230 B7R 260 B7R 285 B7R 285 B7R 290 B9SALF B9R 340 B9R 380 B10R 360 B10R 360 B12M 340 B12 360 B12 400 B12B 360 B12B 400 B12R 340 B12R 380 B12R 420 |
T8R9 T8R9 T7V6 T5T5 T5T7 R6K7 R6R6 T2T8 R9F8 R9R3 S5L5 T2T6 S6M2 S6S5 S5L6 R2J6 T2S8 R2J7 T2S9 T2T1 |
B215LH B215RH B250R B270F B270F B290R B290R B310R B340M B340M B340R B340R B360S B360S B380R B380R B380R B420R B420R B450R |
Na 3ª posição no local de pesquisa diz que é o tipo de freio, mas não se tem confirmações sobre isso e sobre essa posição.
Na 4ª posição é um dígito verificador aleatório para cada veículo fabricado.
Na 5ª posição identifica o ano de fabricação conforme tabela abaixo:
W | 1998 | 9 | 2009 | L | 2020 |
X | 1999 | A | 2010 | M | 2021 |
Y | 2000 | B | 2011 | N | 2022 |
1 | 2001 | C | 2012 | P | 2023 |
2 | 2002 | D | 2013 | R | 2024 |
3 | 2003 | E | 2014 | S | 2025 |
4 | 2004 | F | 2015 | T | 2026 |
5 | 2005 | G | 2016 | V | 2027 |
6 | 2006 | H | 2017 | W | 2028 |
7 | 2007 | J | 2018 | X | 2029 |
8 | 2008 | K | 2019 | Y | 2030 |
Na 6ª posição define a fábrica, conforme tabela abaixo:
A | Bus Corporation |
E | Brasil |
G | Peru |
L | Colômbia |
Na 7ª posição informa a sequência/ordem de produção.
Nome | Volvo Brasil Motores e Veículos S. A. |
Fundação | 24 de Outubro de 1977 (Brasil) |
Endereço da fábrica | Av. Juscelino Kubitscheck de Oliveira, 2600 / Curitiba-PR |
Fones | (41) 3317-8111 / 0800 41 1050 |
Site | www.volvo.com.br |
Em produção |
Tipo | Chassi Modelo | Potência | Fabricação | Euro |
---|---|---|---|---|
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B215LH Híbrido (Piso baixo) | 160+215cv | Desde 2013 | N/A |
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B215RH Híbrido (Piso alto) | 160+215cv | Desde 2013 | N/A |
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B250R | 250cv | Desde 2019 | ![]() |
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B270F | 270cv | Desde 2013 | ![]() |
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B310R (Rodoviário) | 300cv | Desde 2014 | ![]() |
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B340M Articulado | 340cv | Desde 2013 | ![]() |
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B340M Biarticulado | 340cv | Desde 2013 | ![]() |
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B340R 4×2 | 330cv | Desde 2013 | ![]() |
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B360S Articulado | 360cv | Desde 2013 | ![]() |
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B360S Biarticulado | 360cv | Desde 2013 | ![]() |
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B380R 4×2 | 370cv | Desde 2013 | ![]() |
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B380R 6×2 e 8×2 | 370cv | Desde 2013 | ![]() |
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B420R 6×2 e 8×2 | 410cv | Desde 2013 | ![]() |
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B450R 6×2 e 8×2 | 450cv | Desde 2014 | ![]() |
Fora de linha |
Tipo | Chassi Modelo | Potência | Fabricação | Euro |
---|---|---|---|---|
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B58 4×2 e 6×2 | 275cv | – | |
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B58 Articulado | 250cv | – | |
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B58 Articulado | 275cv | – | |
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B58 Biarticulado | 285cv | – | |
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B58 4×2 | 224cv | 1988-? | |
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B58 4×2 | 224/250cv | – | |
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B58 4×2 (Urbano) | 260cv | 1979-? | |
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B58 4×2 (Rodoviário) | 250cv | 1980-? | |
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B58 4×2 (Rodoviário) | 250cv | 1983-? | |
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B58 ECO | 224cv | – | |
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B58 ECO | 248cv | – | |
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B58 ECO | 275cv | – | |
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B58 ECO Articulado | 245cv | – | |
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B10M | 285cv | – | |
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B10M 4×2 e 6×2 | 305cv | – | |
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B10M 4×2 Rodoviário | 310cv | – | |
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B10M 4×2 e 6×2 | 310cv | – | |
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B10M 4×2 e 6×2 | 340cv | – | |
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B10M Articulado | 340cv | – | |
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B10M Biarticulado | 285cv | – | |
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B10M EDC | 245cv | – | |
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B10M EDC | 285cv | – | |
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B10M EDC 4×2 e 6×2 | 340cv | – | |
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B10M EDC Articulado | 285cv | – | |
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B10M EDC Articulado | 340cv | – | |
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B10M EDC Biarticulado | 285cv | – | |
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B10M EDC Biarticulado | 340cv | – | |
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B10M ECO Articulado | 245cv |
Fora de linha |
Tipo | Chassi Modelo | Potência | Fabricação | Euro |
---|---|---|---|---|
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B7R 230 (Urbano/Piso Baixo) | 230cv | – | |
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B7R 230 (Rodoviário) | 230cv | – | |
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B7R 260 (Urbano/Piso Baixo) | 260cv | – | |
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B7R 260 (Rodoviário) | 260cv | – | |
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B7R 285 (Urbano/Piso Baixo) | 285cv | – | |
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B7R 285 (Rodoviário) | 285cv | – | |
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B7R 290 (Urbano/Piso Baixo) | 290cv | – | |
![]() |
B7R 290 (Rodoviário) | 290cv | – | |
![]() |
B9SALF Articulado | 340cv | – | |
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B9SALF Articulado | 360cv | 2008-11/12 | |
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B9R | 340/380cv | 2008-11/12 | |
![]() |
B12M Articulado | 340cv | 2004-2011 | |
![]() |
B12M Biarticulado | 340cv | 2004-2011 | |
![]() |
B10R 4×2 e 6×2 | 340cv | – | |
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B10R 4×2 e 6×2 | 360cv | – | |
![]() |
B12B 360 4×2 e 6×2 | 356cv | – | |
![]() |
B12B 400 4×2 | 396cv | – | |
![]() |
B12B 400 6×2 | 396cv | – | |
![]() |
B12R 4×2 e 6×2 | 340cv | – | |
![]() |
B12R | 380/420cv | 2003-2011 |
Fora de linha |
Tipo | Chassi Modelo | Potência | Fabricação | Euro |
---|---|---|---|---|
![]() |
B270F | 260cv | 2011-11/12 | |
![]() |
B290R (Urbano/Piso Baixo) | 290cv | 2011-11/12 | |
![]() |
B290R (Rodoviário) | 290cv | 2011-11/12 | |
![]() |
B340M Articulado | 340cv | 2011-11/12 | |
![]() |
B340M Biarticulado | 340cv | 2011-11/12 | |
![]() |
B340R | 340cv | 2011-11/12 | |
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B290R (Urbano / piso baixo) | 290cv | 2013-2019 | ![]() |
![]() |
B290R (Rodoviário) | 290cv | 2013-2019 | ![]() |
![]() |
B360S Articulado | 360cv | 2011-11/12 | |
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B360S Biarticulado | 360cv | 2011-11/12 | |
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B380R 4×2 | 380cv | 2011-11/12 | |
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B380R 6×2 e 8×2 | 380cv | 2011-11/12 | |
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B420R 6×2 e 8×2 | 420cv | 2011-11/12 |
Projetos especiais |
Tipo | Chassi Modelo | Potência | Fabricação | Euro |
---|---|---|---|---|
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Híbrido | 160+210cv | Teste | N/A |
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B240R | 240cv | N/A | ![]() |