ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Ônibus rodoviário
- Fabricação: Sem registro
- Baumúster: Sem registro
- Nível de emissões de gases: Euro 2 / Proconve P-4
- Fonte dos dados: Volvo do Brasil (folheto JPG – 2001) e republicado na internet pelo site Caminhões Antigos Brasileiros
Motor diesel, vertical, posicionado no balanço traseiro, com controle eletrônico de injeção, 6 cilindros em linha, turboalimentado e intercooler. Níveis de emissões de acordo com a regulamenteção CONAMA fase IV (EURO II).
Volvo D10A 360
- Potência: 250 kW (360cv) / 34 rps (2050rpm)
- Torque: 1500 Nm (153kgfm) / 20 rps (1200rpm)
* Potência e torque líquidos, médio segundo normas NBR 5484, ISO 1585.
Modelo ZF S6-1550
Caixa de marchas manual, totalmente sincronizada, com 6 marchas a frente e 1 à ré.
- Relações de transmissão: 1ª marcha – 6,98:1 / 6ª marcha – 1,00:1
Modelo Volvo G8-EGS
Caixa de marchas manual, com comando eletropneumático (Easy Gear Shift), 8 marchas a frente e 1 à ré.
- Relações de transmissão: 1ª marcha – 9,13:1 / 8ª marcha – 1,00:1
- Disco simples de fricção a seco, servo assistida hidraulicamente. Modelo KFD117C (caixa ZFS6-1550) e KFD117E (caixa Volvo G8-EGS).
- Eixo dianteiro: Eixo fabricado em aço especial e tratado termicamente, com perfil "l". Cubos lubrificados em óleo.
- Eixo traseiro: Volvo RAEV85, redução simples, coroa e pinhão hipóides.
ZF8097. Hidráulica integral, do tipo esferas recirculantes, com amortecedor de direção. Volante com 450mm de diâmetro, regulável em ângulo (5 posições) e altura (120 mm).
Totalmente a ar comprimido, com 3 circuitos independentes: eixo dianteiro, eixo traseiro e freio de estacionamento. Tambores de freio com aletas para dissipação do calor. Válvula de proteção de 4 vias. Ajuste automático das lonas de freio. Pressão de trabalho de até 7 bar (kgf/cm²). Freio motor pneumático, tipo êmbolo flutuante, com acionamento no pé ou pedal do freio (Opcional).
- Largura das lonas: dianteiro 203,2mm (8'') / traseiro 254,0mm (10'')
- Área total de frenagem: 6860cm² (4×2) / 10670cm² (6×2)
Pneumática, com câmaras de ar tipo fole, conjugadas com amortecedores de dupla ação, sendo posicionados nas laterais externas das longarinas, controladas por válvulas pneumáticas de nível, sendo uma no eixo dianteiro e duas no eixo traseiro. Barras estabilizadoras e de reação em todos os eixos.
Opcionais: regulagem de nível para mais 50 mm, alivio de cargo no 3º eixo.
Central elétrica de circuito impresso à tensão de 24 volts, com relés e fusíveis intercambiáveis de 10 ampéres, duas baterias de 135 Ah ou 180 Ah, dois alternadores de 55 A. Motor de partida de 5,5 kW. Inibidor de partida do motor para manutenção.
Longarinas em perfil "U" prensadas e soldadas em travessas de perfil retangular. As longarinas possuem reforços entre abas nas regiões do eixo dianteiro e traseiro.
Capacidade técnica – modelo 4×2
- Eixo dianteiro: 7200
- Eixo de traseiro: 10500 / 12000 (Opcional)
- Total: 17700 / 19200 (Opcional)
Capacidade técnica – modelo 6×2
- Eixo dianteiro: 7200
- Eixo de traseiro: 10700
- 3º eixo: 5300
- Total: 23200
Pesos em ordem de marcha
- Modelo 4×2: 5450
- Modelo 6×2: 6375
Velocidades máximas teóricas a 34 rps (2050rpm), com pneus 295/80R22,5.
- Relação diferencial 3,31:1: 110 km/h
- Relação diferencial 3,56:1: 103 km/h
Modelo 4×2
- (A) Distância entre-eixos: 3000 (somente para transporte)
- (C) Balanço dianteiro: 2450
- (D) Balanço traseiro: 3277
Modelo 6×2
- (A) Distância entre-eixos: 3000 (somente para transporte)
- (C) Balanço dianteiro: 1950
- (D) Balanço traseiro: 2285