ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

  • Uso: Ônibus rodoviário
  • Fabricação: A partir de 2013
  • Baumúster: R6R6
  • Nível de emissões dos gases: Euro 5 / Proconve P-7 (Existe uma versão do B290R Rodoviário Euro 3)
  • Fonte dos dados: Volvo Buses (folheto PDF)

Motor Volvo D7E, motor diesel, 7,14 litros, vertical, traseiro, totalmente eletrônico, injeção de combustível com tecnologia "commom rail", 6 cilindros em linha, 4 válvulas por cilindro, turboalimentado e intercooler, sistema de diagnóstico de falhas, autoproteção contra superaquecimento e baixa pressão de óleo. Nível de emissões de acordo com a regulamentação CONAMA Fase VII (Euro V). Sensores de incêndio no motor.
Motor D7E 290

  • Potência: 213 kW (290cv)
  • Torque: 1200 Nm (122kgfm)

 

  • Sistema de pós-tratamento

Sistema SCR (Selective Catalytic Reducion). Composto por um reservatório de Arla 32, unidade dosadora, conversor catalítico e módulo de bomba.

* Potência e torque líquidos, segundo normas NBR 5484 e ISO 1585.

 Caixa ZF 6S1380BD
Mecânica, 6 marchas totalmente sincronizadas.

  • Relações: 1ª marcha: 6,98:1 / 6ª marcha: 1,00:1

 Eixo Dianteiro

  • Eixo rígido de aço especial com perfil “L”. Forjado e tratado termicamente. Rolamento de roda livre de manutenção.

 Eixo de Tração 

  • Eixo RS1228C, simples redução. Relação de transmissão do eixo: 5,63:1. Rolamento de roda livre de manutenção.

ZF8098, hidráulica integral, tipo esferas recirculantes. Volante com 450mm de diâmetro, regulável em ângulo e altura.

Sistema Volvo de freios a disco em todos os eixos (EBS5 – Electronic Braking System). Principais características do EBS5:

  • ABS (Anti–lock Braking System – controle contra deslizamento)
  • ASR (Acceleration Slip Regulation – controle de tração)
  • Sensor de desgaste das pastilhas
  • Frenagem combinada inteligente (retarder (Opcional) + freio de serviço simultaneamente)
  • Autonomia das pastilhas
  • Auxílio arranque
  • Auxílio frenagem de emergência

Totalmente pneumática controlada eletronicamente com câmaras de ar tipo fole (sistema eletrônico ECS). Dois foles de ar no eixo dianteiro e quatro no eixo traseiro. Amortecedores de dupla ação. Barras estabilizadoras e de reação. Regulagem de nível para manobras. Ajoelhamento de suspensão para embarque e desembarque.

Equipado com sistema Volvo BEA2 (Bus Electronic Architecture), sistema eletrônico Multiplex 2 – sistema digital de transmissão de dados, com controle dos sistemas de ônibus, monitoramento e coordenação de todos os dispositivos controlados pelas unidades eletrônicas. O Multiplex 2 também proporciona diagnósticos de falhas e dados sobre a operação do veículo. Possui as funções de luzes externas integradas ao Multiplex do chassi. Chave geral com corte de combustível.

  • Número de baterias: 2
  • Voltagem: 24 V
  • Capacidade das baterias: 2 x 170 Ah
  • Alternador: 2 x 100 A

Computador de bordo, tacômetro, medidor da pressão de ar dos freios, controle de intensidade e tipo de iluminação do painel, velocímetro, tacógrafo eletrônico diário (dois motoristas), liberação do freio de estacionamento, indicador do nível de combustível, temperatura do líquido de arrefecimento e pressão no turbocompressor.

Funções disponíveis:

  • Diagnóstico de falhas
  • Limitador de velocidade (informação)
  • Limitador de rotação do motor (informação)
  • Voltímetro
  • Relógio e alarme
  • Velocidade média
  • Distância e tempo de viagem
  • Medidor de consumo de combustível
  • Identificador de frota
  • Registros de dados do veículo
  • Temperatura de óleo do motor

Luzes de baixa pressão do óleo do motor, baixa pressão de ar do freio de serviço, sobreaquecimento do sistema de refrigeração, funcionamento do alternador, funcionamento do ABS, baixo nível do líquido de arrefecimento do motor, obstrução do filtro de ar, acionamento do sistema de pré-aquecimento de partida (quando instalado), portas para embarque/desembarque abertas, falha no ECS, baixa pressão de ar na suspensão, baixo desempenho de freios, controle de tração.

 Capacidade dos eixos

  • Eixo dianteiro: 7500
  • Eixo de tração: 12000
  • Capacidade total: 19500

  • Pneus: 295/80R22,5
  • Rodas: Aço 8,25 x 22,5

  • Óleo diferencial: 15
  • Óleo da caixa de direção: 4
  • Óleo da caixa ZF6S1380BD: 11
  • Óleo do Motor: 30
  • Tanques de Arla 32: 40

* Valores aproximados

  • Pacote de Telemática
  • Limitador de velocidade
  • Retarder Voith para a caixa ZF6S1380BD
  • Rodas de alumínio
  • Tacógrafo semanal
  • Pneu e roda reserva
  • Piloto automático
  • ESP – Electronic Stability Program – Sistema de controle de estabilidade eletrônico que diminui os riscos de acidentes em situações emergenciais.

 Com pneus 295/80R22,5
Comprimentos

  • (A) Distância entre-eixos: 3250 (entre-eixos de transporte)
  • (B) Comprimento total do chassi: 8896
  • (C) Balanço dianteiro: 2500
  • (D) Balanço traseiro: 3146

Larguras

  • (E) Bitola dianteira: 2070
  • (F) Bitola traseira: 1817
  • (G) Largura total (rodas dianteiras): 2364
  • (H) Largura total (rodas traseiras): 2436

Função desabilitada

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