ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

  • Uso: Ônibus rodoviário
  • Fabricação: De 2011 até 2012
  • Baumúster: S5L5
  • Nível de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
  • Fonte dos dados: Volvo Buses (folheto PDF)

Motor Volvo D9B, motor diesel, 9,4 litros, vertical, traseiro, totalmente eletrônico, com injeção de combustível através de unidades injetoras independentes, 6 cilindros em linha, 4 válvulas por cilindro, comando de válvulas no cabeçote, turboalimentado e intercooler, acelerador eletrônico “by wire”, sistema de diagnóstico de falhas, autoproteção contra superaquecimento. Nível de emissões de acordo com a regulamentação CONAMA Fase V (EURO III). Sensores de incêndio no motor.
Motor D9B340

  • Potência: 255 kW (340cv)
  • Torque: 1632 Nm (166kgfm)

* Potência e torque líquidos, medido seguindo normas NBR 5484 e ISO 1585.

 Caixa eletrônica Volvo I-SHIFT
Modelo AT2412C, mecânica com controle eletrônico (a caixa realiza a troca de marchas automaticamente), 12 marchas (frente) e 2 marchas (ré). Sem pedal de embreagem. Auxílio arranque.

  • Relações: 1ª marcha: 14,94:1 / 12ª marcha: 1,00:1

 Eixo Dianteiro

  • Eixo rígido em aço especial com perfil “I”. Forjado e tratado termicamente. Rolamento de roda livre de manutenção.

 Eixo de Tração 

  • Eixo RS1228C, simples redução. Relação de transmissão do eixo: 3,08:1. Rolamento de roda livre de manutenção.

  • ZF8098, hidráulica integral, tipo esferas recirculantes. Volante com 450mm de diâmetro, regulável em ângulo e altura.

FREIO VEB (Volvo Engine Brake): Sistema de freio motor Volvo que oferece potência máxima de frenagem 352cv (264kW) a 2400rpm.

Sistema Volvo de freios a disco em todos os eixos (EBS5 – Electronic Braking System). Principais características do EBS5:

  • ABS (Anti-lock Braking System – controle contra deslizamento)
  • ASR (Acceleration Slip Regulation – controle de tração)
  • Sensor de desgaste das pastilhas
  • Autonomia das pastilhas
  • Frenagem combinada inteligente (retarder (Opcional) /VEB + freio de serviço simultaneamente)
  • Auxílio frenagem de emergência
  • Auxílio arranque

Totalmente pneumática controlada eletronicamente, com câmaras de ar tipo fole (sistema eletrônico ECS). Dois foles de ar no eixo dianteiro e quatro no eixo traseiro. Amortecedores de dupla ação. Barras estabilizadoras e de reação. Regulagem de nível para manobras.

Equipado com sistema Volvo BEA2 (Bus Electronic Architecture), sistema eletrônico Multiplex 2 – sistema digital de transmissão de dados, com controle dos sistemas de ônibus, monitoramento e coordenação de todos os dispositivos controlados pelas unidades eletrônicas. Multiplex 2 também proporciona diagnósticos de falhas e dados sobre a operação do veículo. Possui as funções de luzes externas integradas ao Multiplex do chassi.

  • Número de baterias: 2
  • Voltagem: 24 V
  • Baterias: 2 x 170 Ah
  • Alternador: 2 x 80 A

Computador de bordo, tacômetro, manômetro de ar dos freios, controle de intensidade e tipo de iluminação do painel, velocímetro, tacógrafo eletrônico diário (dois motoristas), liberação do freio de estacionamento, indicador do nível de combustível, temperatura do líquido de arrefecimento e pressão no turbo compressor. Indica funções da caixa, marcha selecionada, retarder e modo econômico/potência.

Funções disponíveis: diagnóstico de falhas, limitador de velocidade (informação), limitador de rotação do motor (informação), voltímetro, relógio, alarme, velocidade média, distância e tempo de viagem, medidor de consumo de combustível, identificador de frota, registros de dados do veículo, temperatura de óleo do motor.

Luzes de baixa pressão do óleo do motor, baixa pressão de ar do freio de serviço, sobreaquecimento do sistema de refrigeração, aviso de alta temperatura no compartimento do motor, mau funcionamento do alternador, mau funcionamento do ABS, baixo nível do líquido de arrefecimento do motor, obstrução do filtro de ar, acionamento do sistema de pré-aquecimento de partida (quando instalado), nível do óleo hidráulico, filtro do óleo hidráulico, falha no ECS, baixa pressão de ar na suspensão, baixo desempenho dos freios, controle de tração.

 Capacidade técnica

  • Eixo dianteiro: 7500
  • Eixo de tração: 12000
  • Total: 19500

  • Pneus: 295/80R22,5
  • Rodas: 8,25'' x 22,5

  • Óleo diferencial: 15
  • Óleo da caixa de direção: 4
  • Óleo da caixa AT2412C: 16
  • Óleo do Motor: 40

* Valores aproximados

  • Fleet Manager – Its4Mobility
  • Tacógrafo eletrônico semanal
  • Roda reserva
  • 2 alternadores de 110A
  • 2 baterias 225Ah
  • Limitador de velocidade
  • Pré-aquecedor de partida
  • Rodas de alumínio polido
  • Retarder hidrodinâmico Volvo
  • Chave geral com corte de combustível
  • Chave geral com corte do motor
  • Ajoelhamento de suspensão
  • Piloto automático
  • Relações de eixo 2,85:1 e 3,36:1
  • ESP – Electronic Stability Program – Sistema de controle de estabilidade eletrônico que diminui os riscos de acidentes em situações emergenciais.

 Com pneus 295/80R22,5
Comprimentos

  • (A) Distância entre-eixos: 3250 (entre-eixo de transporte)
  • (B) Comprimento total do chassi: 8959
  • (C) Balanço dianteiro: 2500
  • (D) Balanço traseiro: 3209

Larguras

  • (E) Bitola dianteira: 2070
  • (F) Bitola traseira: 1831
  • (G) Largura total (rodas dianteiras): 2364
  • (H) Largura total (rodas traseiras): 2463

Função desabilitada

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