ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

  • Uso: Ônibus urbano biarticulado de piso-baixo
  • Fabricação: A partir de 2013
  • Baumúster: S6S5
  • Nível de emissões dos gases: Euro 5 / Proconve P-7
  • Fonte dos dados: Volvo Buses (folheto PDF)

Motor Volvo D9B, motor diesel, 9,4 litros, vertical, posicionado no entre-eixos, totalmente eletrônico, com injeção de combustível através de unidades injetoras independentes, 6 cilindros em linha, 4 válvulas por cilindro, comando de válvulas no cabeçote, turboalimentado, intercooler, acelerador eletrônico “by wire”, sistema de diagnóstico de falhas, autoproteção contra superaquecimento e baixa pressão de óleo. Nível de emissões de acordo com a regulamentação CONAMA Fase VII (EURO V). Sensores de incêndio no motor.
Motor D9B 360

  • Potência: 266 kW (360cv)
  • Torque: 1600 Nm (163kgfm)

 

  • Sistema de pós-tratamento

Sistema SCR (Selective Catalytic Reducion). Composto por um reservatório de Arla 32, unidade dosadora, conversor catalítico e módulo de bomba.

* Potência e torque líquidos, segundo normas NBR 5484 e ISO 1585.

 Caixa ECOLIFE 6AP1700B 
Automática, com conversor de torque, 6 marchas totalmente sincronizadas, retardador incorporado. Neutro durante as paradas (Sistema AIS). Topodyn.

  • Relações: 1ª marcha: 7,09:1 / 6ª marcha: 0,61:1

 Eixo Dianteiro

  • Eixo rígido em aço especial com perfil “l”. Forjado e tratado termicamente. Rolamento de roda livres de manutenção.

 Eixo de Tração 

  • Eixo ZF AV 132, simples redução. Relação de transmissão do eixo: 6,21:1.

  • ZF8098, hidráulica integral, tipo esferas recirculantes. Volante com 450mm de diâmetro, regulável em ângulo e altura.

Sistema Volvo de freios a disco em todos os eixos (EBS5 – Electronic Braking System). Principais características do EBS5:

  • ABS (Anti-lock Braking System – controle contra deslizamento)
  • ASR (Acceleration Slip Regulation – controle de tração)
  • Sensor de desgaste das pastilhas
  • Sistema Door Brake (freio de portas)
  • Frenagem combinada inteligente (retarder + freio de serviço simultaneamente)
  • Auxílio frenagem de emergência

Totalmente pneumática, controlada eletronicamente, com câmaras de ar tipo fole (Sistema Eletrônico ECS). Dois foles de ar no eixo dianteiro e quatro nos demais eixos. Amortecedores de dupla ação. Barras estabilizadoras e de reação. Regulagem de nível para manobras. Ajoelhamento da suspensão para embarque e desembarque.

Equipado com sistema Volvo BEA2 (Bus Electronic Architecture), sistema eletrônico Multiplex 2 – sistema digital de transmissão de dados, com controle dos sistemas do ônibus, monitoramento e coordenação de todos os dispositivos controlados pelas unidades eletrônicas. O Multiplex 2 também proporciona diagnósticos de falhas e dados sobre a operação do veículo. Possui as funções de luzes externas integradas ao Multiplex do chassi. Chave geral com corte de combustível.

  • Número de baterias: 2
  • Voltagem: 24 V
  • Baterias: 2 x 170 Ah
  • Alternador: 2 x 150 A

Computador de bordo, tacômetro, medidor da pressão de ar dos freios, controle de intensidade e tipo de iluminação do painel, velocímetro, tacógrafo eletrônico diário (dois motoristas), liberação do freio de estacionamento, indicador do nível de combustível, temperatura do líquido de arrefecimento e pressão no turbocompressor.

Funções disponíveis: diagnóstico de falhas, limitador de velocidade (informação), limitador de rotação do motor (informação), voltímetro, relógio, alarme, velocidade média, distância e tempo de viagem, medidor de consumo de combustível, identificador de frota, registros de dados do veículo, temperatura do óleo do motor.

Luzes de baixa pressão do óleo do motor, baixa pressão de ar do freio de serviço, sobreaquecimento do sistema de refrigeiração, aviso de alta temperatura no compartimento do motor, mau funcionamento do alternador, mau funcionamento do ABS, baixo nível do líquido de arrefecimento do motor, obstrução do filtro de ar, acionamento do sistema de preaquecimento de partida (quando instalado), portas para emnarque/desembarque abertas, aviso de ângulo excessivo na rótula durante marcha ré, alta tensão, nível do óleo hidráulico, falha no ECS, baixa pressão de ar no ECS, baixo desempenho dos freios, controle de tração.

 Capacidade dos eixos

  • Eixo dianteiro: 7500
  • Eixo de tração: 11500
  • Eixo 1º trailer: 11500
  • Total: 30500

  • Pneus: 295/80R22,5
  • Rodas: Aço 8,25 x 22,5

  • Óleo diferencial: 29
  • Óleo da caixa de direção: 6
  • Óleo da caixa ZF Ecolife: 42
  • Óleo da caixa Voith D864.5 E: 29
  • Óleo do Motor: 40
  • Tanques de Arla 32: 40

* Valores aproximados

  • Tacógrafo semanal
  • Pneu e roda reserva
  • Pacote de telemática
  • Ferramentas
  • Motorista central

 Com pneus 295/80R22,5
Comprimentos

  • (A) Distância entre-eixos: 5000 / 6450
  • (B) Comprimento total do chassi: 23535
  • (C) Balanço dianteiro: 2085
  • (D) Balanço traseiro: 1000
  • Distância entre-eixo de tração e centro da rótula: 2000
  • Distância entre centro da rótula e eixo do trailer: 5600 / 5000 / 4500
  • Distância entre-eixo do 1º trailer e centro da rótula2000
  • Distância entre centro da rótula e o eixo do 2º trailer4500 / 5000

Larguras

  • (E) Bitola dianteira: 2068
  • (F) Bitola traseira: 1843
  • (G) Largura total (rodas dianteiras): 2500
  • (H) Largura total (rodas traseiras): 2523

Função desabilitada

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