ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Ônibus urbano e rodoviário
- Fabricação: Sem registro
- Baumúster: Sem registro
- Fonte dos dados: Volvo do Brasil – Motores e Veículos S.A. (folheto JPG – 1990) / Acervo Marcos Jeremias
Diesel, 6 cilindros em linha, injeção direta, válvula no cabeçote, turboalimentado
Motor Volvo THD 101 GB (Com caixa de mudanças ZF)
- Potência: 165 kW (224cv)
- Potência máxima em: 37 rps (2200 rpm)
- Torque: 790 Nm (80,5kgfm)
- Torque máximo em: 23 rps (1400 rpm)
Motor Volvo THD 101 GC (Com caixa de mudanças Allison)
- Potência: 184 kW (250cv)
- Potência máxima em: 37 rps (2200 rpm)
- Torque: 905 Nm (92kgfm)
- Torque máximo em: 23 rps (1400 rpm)
* Potência e torque líquidos, segundo norma NBR 5484.
Com caixa ZF: KF 116 B – Disco simples de fricção a seco, servoassistido hidropneumaticamente.
- Área de fricção: 2010 cm³
ZF S 6-90 – Manual, totalmente sincronizada, com 6 marchas à frente e uma à ré.
-
Relação de transmissão:
1ª – 6,98:1
2ª – 4,06:1
3ª – 2,74:1
4ª – 1,89:1
5ª – 1,31:1
6ª – 1,00:1
Ré – 6,43:1
Allison MT647 – Automática, com 4 marchas à frente e uma à ré.
-
Relação de transmissão:
1ª – 3,58:1
4ª – 1,00:1 - Conversor de torque em relação de transmissão: 1,93:1
Dianteiro
- Eixo rígido de aço especial em perfil "I" forjado e tratado termicamente.
Traseiro
- Volvo RAEV 80 – Simples redução. Coroa e pinhão hipóides.
- Redução: 4,87:1 / 4,30:1 (Opcional)
- Hidráulica, do tipo esferas recirculantes.
- Ângulo máximo de abertura na roda interna dianteira, com pneus 11.00×22'': 46°
Totalmente a ar comprimido com 3 circuitos independentes: eixo dianteiro, eixo de traseiro e freio de estacionamento. Condutos de ar flexíveis. Ajuste automático de freios. Válvula de proteção de 4 vias. Válvula de drenagem automática para o tanque úmido (Opcional)
Área de frenagem
- Eixo dianteiro: 2285 cm²
- Eixo de traseiro: 3050 cm²
- Total: 5335 cm²
Largura das lonas
- Eixo dianteiro: (152,4 mm) 6''
- Eixo de traseiro: (203,2 mm) 8''
Freio motor
- Acionado eletropneumaticamente por válvula de pé. Atuação elétrica através do 1º estágio do pedal do freio de serviço (Opcional)
Longarinas de perfil "U" prensado, com uma travessa central tubular soldada às longarinas. Travessas de fixação da carroceria integradas ao quadro do chassi.
- Espessura do material: 6,35 mm
Pneumática, com elementos de ligação elásticos e amortecedores hidráulicos telescópicos de duplo efeito. Regulagem automática de nível e barra estabilizadora no eixo dianteiro e de torção no eixo de tração.
- Câmaras de ar: dianteira: 2 / traseira: 4
- Amortecedores: dianteira: 2 / traseira: 4
- Válvulas de nível: dianteira: 1 / traseira: 2
- Número de folhas: dianteira: 5 / traseira: 6
Central elétrica tipo circuito impresso, móvel, para facilitar encarroçamento. Relés intercambiáveis e fusíveis de 8 ampères.
- Número de baterias: 2 de 12 V
- Capacidade das baterias: 135 Ah
- Alternador (2 opcionalmente): 45 A com regulador de tensão eletrônico incorporado
Velocidade máxima a 37 rps (2200 rpm), com ZF S 6-90
- Redução 4:30:1: 106 km/h
- Redução 4:87:1: 94km/h
Velocidade máxima a 37 rps (2200 rpm), com MT647
- Redução 4:30:1: 106 km/h
- Redução 4:87:1: 94km/h
Capacidade de subida em rampa com 16500 kg brutos, com ZF S-690
- Redução 4:30:1: 22 %
- Redução 4:87:1: 25 %
Capacidade de subida em rampa com 16500 kg brutos, com MT647
- Redução 4:30:1: 25 %
- Redução 4:87:1: 28 %
Este veículo está em conformidade com o PROCONVE – Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Resolução Conama Nº 18/86)
- Eixo dianteiro: 6500
- Eixo de tração: 10000
- Total: 16500
- (A) Distância entre-eixos: 6000
- (B) Comprimento total: 10100
- (C) Balanço dianteiro: 2450
- (D) Balanço traseiro: 1650
Carroceria
- Modelo Urbani tipo Padron, fabricado por Ciferal Comércio e Indústria S.A.
Dimensões (m)
- Comprimento total: 12,66
- Largura total: 2,47
- Altura total: 3,10
Lay-out
- Capacidade para 38 passageiros sentados e 76 passageiros em pé.