ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Ônibus urbano
- Fabricação: Sem registro
- Baumúster: Sem registro
- Fonte dos dados: Volvo do Brasil – Motores e Veículos S.A. (folheto JPG – 1979) e republicado na internet pelo site Caminhões Antigos Brasileiros
Diesel, quatro tempos, injeção direta, válvulas no cabeçote e turboalimentado
Motor Volvo THD 100 D
- Potência – DIN: 190 kW (260cv) / 37 rps (2200 rpm)
- Potência – ISO: 178 kW (242cv) / 37 rps (2200 rpm)
- Torque – DIN: 940 Nm (96kgfm) / 23 rps (1400 rpm)
- Torque – ISO: 885 Nm (90kgfm) / 23 rps (1400 rpm)
Potência bruta de acordo com BSAU 141a, ISO 2534 e SAE J270. Emissão de fumaça conforme ECE reg. 24, BSAU 141a e Registro Federal dos EUA.
- Cilindros: 6, em linha
- Diâmetro dos cilindros: 120,65 mm
- Curso dos pistões: 140 mm
- Cilindrada: 9,6 dm³
- Relação de compressão: 15:1
- Pressão de injeção: Abertura do bico injetor a 175 bar (kgf/cm²)
- Sequencia de injeção: 1-5-3-6-2-4
- Filtro de ar: de papel, com tomada de ar frontal
Sistema de lubrificação
Cárter seco, com tanque de óleo separado. Lubrificação sob pressão através de 3 bombas de engrenagens montadas no mesmo eixo e acionadas pelas engrenagens de distribuição. Dois filtros de papel, substituíveis, tipo fluxo total.
Sistema de arrefecimento
A água, sob pressão, com radiador frontal, tanque de expansão e termostatos. Bomba d'água centrífuga acionada pelas engrenagens de distribuição. Ventilador do radiador controlado termostaticamente.
Camisa dos cilindros
Úmidas e substituíveis.
Sistema de injeção
Bomba injetora Bosch, em linha, com regulador de velocidade centrífugo, operando em todas as rotações. Dois filtros de combustível, de papel, substituíveis.
- KF 116B – servoassistida, hidropneumaticamente, com disco simples de fricção a seco
- Diâmetro do disco: 419 mm (16½'')
- Área de fricção: 2011 cm²
- Modelo: Allison MT 644, automática, com conversor de torque. Quatro marchas à frente e uma à ré.
-
Relação de transmissão:
Conversor de torque – 2,2:1
1ª – 3,58:1
2ª – 2,09:1
3ª – 1,39:1
4ª – 1,00:1
Ré – 5,67:1
Dianteiro
- Perfil “l” forjado.
Traseiro
- Volvo EV 80 – Simples redução, engrenagens hipóides.
- Redução: 5,43:1
- ZF, servo assistida hidraulicamente, do tipo esferas recirculantes
- Nº de voltas de batente a batente: 5
- Diâmetro do volante: 500 mm
- Inclinação do volante com a horizontal: 13°
- Ângulo máximo de abertura na roda interna dianteira, com pneus 11.00×22'': 46°
Totalmente a ar comprimido com 3 circuitos independentes: eixo dianteiro, eixo de traseiro e freio de estacionamento.
- Pressão de trabalho: 6,5 – 7,9 bar (kgf/cm²)
- Capacidade do compressor a 33 rps (2200 rpm) e pressão de 7,0 bar (kgf/cm²): 290 dm³/min
- Capacidade dos tanques de ar: 2 tanques com divisão (25+30) = 110 dm³
Freio de serviço
- Circuitos independentes atuando nos eixos dianteiro e traseiro
Área de frenagem
- Eixo dianteiro: 2145 cm²
- Eixo de traseiro: 2865 cm²
- Total: 5010 cm²
Freio de estacionamento
- Aplicado por meio de mola acumuladora e desaplicado por pressão de ar, atuando no eixo traseiro. Comando pneumático através de alavanca situada no painel de instrumentos
Longarinas e travessas em perfil "U" prensado. Travessas de fixação da carroceria integradas no quadro do chassi.
- Largura do quadro: 970 mm
- Altura da alma entre-eixos: 240 mm
- Largura da aba (constante): 80 mm
- Espessura (constante): 6,35 mm
Pneumática, com elementos de ligação elásticos de reduzido número de folhas, amortecedores hidráulicos telescópicos de duplo efeito, regulagem automática de nível, estabilizadores nos eixos dianteiro e traseiro.
- Câmaras (ou foles de ar): dianteira: 2 / traseira: 4
- Amortecedores: dianteira: 2 / traseira: 4
- Válvulas de nível: dianteira: 1 / traseira: 2
- Elementos de ligação elásticos (Número de folhas): dianteira: 5 / traseira: 6
Rodas raiadas, eixo traseiro de rodado duplo. Aro sobressalente.
- Dimensão do aro: 8.00×22''
- Pneus: 11.00×22''
Velocímetro com ou sem tacógrafo, tacômetro, manômetros de pressão do ar (um para cada circuito), termômetro da temperatura do líquido de arrefecimento, marcador do combustível.
Luzes de aviso para indicadores de direção, faróis, "cigarra", portas, pressão de ar dos freios, temperatura do líquido de arrefecimento, nível do óleo lubrificante, descarga da bateria, pressão do óleo lubrificante, nível do líquido de arrefecimento, freio de estacionamento, 3 lâmpadas de reserva, luz piloto geral. Botão de parada do motor e botão de teste das luzes de aviso. Chave de partida.
- Número de baterias: 2 de 12 V, em série
- Tensão: 24 V
- Capacidade: 130 Ah
- Alternador: 28 V/2 / 2x 35 A / 1,96 kW
- Motor de partida: 5,5 kW / 7,3 cv / 24 V
- Tanque de combustível: 300
- Tanque de óleo lubrificante: 25
- Caixa de mudanças: 18
- Diferencial: 8
- Sistema de arrefecimento: 45
- Sistema de direção: 6
Velocidade máxima a 37 rps (2200 rpm), com pneus 11.00×22''
- Marchas / velocidade: 1ª – 23 km/h, 2ª – 40 km/h, 3ª – 60 km/h, 4ª – 84 km/h
Capacidade de subida de rampa à marcha mais baixa com carga total
- 40 %
Peso do chassi – incluem motor THD 100 D, caixa de mudanças Allison MT 644, suspensão a ar, tanque de combustível para 300 litros, água, óleo combustível, macaco, jogo completo de pneus com aro sobressalente
- Eixo dianteiro: 2970
- Eixo de traseiro: 2665
- Total: 5635
Peso bruto máximo projetado
- Eixo dianteiro: 6500
- Eixo de tração: 10000
- Total: 16500
Peso bruto máximo projetado – Lei da balança
- Eixo dianteiro: 5000
- Eixo de tração: 10000
- Total: 15000
Com pneus 11.00×22'' e aro 8.00×22''
Comprimentos
- (A) Distância entre-eixos: 6000
- (B) Comprimento total: 9900
- (C) Balanço dianteiro: 2450
- (D) Balanço traseiro: 1450
- (M) Raio de giro (roda externa dianteira): 10300
Alturas
- Altura da aba superior da longarina ao solo, sobre o eixo dianteiro: 848
- Altura da aba superior da longarina ao solo, sobre o eixo traseiro: 921
- (I) Ângulo de entrada: 9º
Larguras
- (E) Bitola dianteira: 2042
- (F) Bitola traseira: 1820
- (G) Largura total sobre rodas dianteiras: 2404
- (H) Largura total sobre rodas traseiras: 2470