ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Volvo B7R

  • Uso: Ônibus rodoviário e intermunicipal
  • Fabricação: De 2008 até 2012
  • Baumúster: Sem registro
  • Nível de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
  • Fonte dos dados: Volvo Buses (folheto PDF)

Volvo D7E. Motor diesel, 7,14 litros, vertical, traseiro, totalmente eletrônico, injeção de combustível com tecnologia commom rail, 6 cilindros em linha, 4 válvulas por cilindro, turboalimentado e intercooler, sistema de diagnóstico de falhas , autoproteção contra superaquecimento. Nível de emissões de acordo com a regulamentação CONAMA Fase V (EURO III).
Motor D7E

  • Potência: 213 kW (290cv) / 2100 rpm
  • Torque: 1200 Nm (122kgfm) / 1050-1650 rpm

* Potência e torque líquidos, medidos segundo normas NBR 5484 e ISO 1585.

  • Caixa: ZF 6S1380BD Mecânica, 6 marchas totalmente sincronizadas
  • Relações: 1ª marcha: 6,98:1 / última marcha: 1,00:1

 Dianteiro 

  • Eixo rígido em aço especial com perfil “I” . Forjado e tratado termicamente. Rolamento de roda livre de manutenção.

 Tração 

  • Eixo RS1228B, simples redução. Rolamentos de roda livre de manutenção.
  • Caixa: ZF 6S1380 BD
  • Diferencial: 3,36:1

  • ZF8098, hidráulica integral, tipo esferas recirculantes. Volante com 450mm de diâmetro, regulável em ângulo e altura.

Sistema Volvo de freios a disco em todos os eixos (EBS5 – Electronic Braking System). Principais características do EBS5:

  • ABS (Anti-lock Braking System – controle contra deslizamento)
  • ASR (Acceleration Slip Regulation – controle de tração)
  • Sensor de desgaste das pastilhas
  • Controle uniforme do desgaste das pastilhas
  • Aviso de alta temperatura nos freios
  • Sistema Door Brake (Opcional)
  • Frenagem combinada inteligente (retarder + freio de serviço simultaneamente) (Opcional)
  • Autonomia das pastilhas (Opcional)
  • Auxílio arranque (Opcional)
  • Auxílio freio de emergência (Opcional)

Totalmente pneumática controlada eletronicamente, com câmaras de ar tipo fole (sistema eletrônico ECS). Dois foles de ar no eixo dianteiro e quatro no eixo traseiro. Amortecedores de dupla ação. Barras estabilizadoras e de reação. Regulagem de nível para manobras. Função opcional de ajoelhamento da suspensão.

Equipado com sistema Volvo BEA2 (Bus Electronic Architecture), sistema eletrônico Multiplex 2 – sistema digital de transmissão de dados, com controle dos sistemas do ônibus, monitoramento e coordenação de todos os dispositivos controlados pelas unidades eletrônicas. Multiplex 2 também proporciona diagnósticos de falhas e dados sobre a operação do veículo. Possui as funções de luzes externas integradas ao Multiplex do chassi.

  • Número de baterias: 2
  • Voltagem: 24 V
  • Capacidade das baterias: 2 x 170 Ah
  • Alternador: 2 x 100 A

Computador de bordo, tacômetro, manômetros de ar dos freios, controle de intensidade e tipo de iluminação do painel, velocímetro com tacógrafo eletrônico diário, liberação do freio de estacionamento, indicador do nível de combustível, temperatura do líquido de arrefecimento e pressão no turbo compressor.

Algumas das funções disponíveis:

  • Diagnóstico de falhas
  • Limitador de velocidade (informação)
  • Limitador de rotação do motor (informação)
  • Voltímetro
  • Relógio e alarme
  • Velocidade média
  • Distância e tempo de viagem
  • Medidor de consumo de combustível
  • Identificador de frota
  • Registros de dados do veículo
  • Temperatura do óleo do motor

Luzes de baixa pressão do óleo do motor, baixa pressão de ar do freio de serviço, sobreaquecimento do sistema de refrigeração, funcionamento do alternador, funcionamento do ABS, baixo nível do líquido de arrefecimento do motor, obstrução do filtro de ar, acionamento do sistema de pré-aquecimento de partida (quando instalado), portas para embarque/desembarque abertas, falha no ECS, baixa pressão de ar na suspensão, baixo desempenho dos freios, controle de tração.

 Capacidade técnica

  • Eixo dianteiro: 6500
  • Eixo de tração: 11500
  • Capacidade total: 18000

  • Pneus: 295/80R22,5
  • Rodas: 8,25 x 22,5

  • Óleo da caixa de direção: 4
  • Óleo da caixa ZF 61380BD: 11
  • Óleo do Motor: 30
  • Óleo do eixo de tração: 21

  • Trip Manager
  • Fleet Manager
  • Limitador de velocidade
  • Pré-aquecedor de partida
  • Filtro Ciklon
  • Retarder Voith para a caixa ZF 6S1380BD
  • Rodas de alumínio

 Com pneus 295/80R22,5
Comprimentos

  • (A) Distância entre-eixos: 3250 (entre-eixos de transporte)
  • (B) Comprimento total do chassi: 8896
  • (C) Balanço dianteiro: 2500
  • (D) Balanço traseiro: 3146

Larguras

  • (G) Largura total (rodas dianteiras): 2364
  • (H) Largura total (rodas traseiras): 2436
  • (E) Bitola dianteira: 2069
  • (F) Bitola traseira: 1817

Função desabilitada

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