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ZF Automotive Brasil Ltda

Índice da página
1. Informações da empresa
Razão social | ZF Automotive Brasil Ltda |
Fundação | 15 de agosto de 1958 (Brasil) |
Endereço | Rodovia SP-330 (Via Anhanguera) – km 147 / Bairro dos Pires / Limeira-SP / CEP 13486-915 |
Fones | (19) 3404-1120 |
Site | www.zf.com.br |
2. Sistema de transmissão: nomenclatura

Nomenclatura das caixas de mudanças ZF utilizadas em ônibus e micro-ônibus:
Nomenclatura: | ZF | 6S S6 |
– | 990 | XX |
Posição: | 1ª | 2ª | 3ª |
Na 1ª posição é definida pelo número de marchas à frente e família tecnológica.
- S: Sincronizadas
- A: Automatizada
Na 2ª posição é definida pelo torque nominal de entrada em Nm.
Na 3ª posição é definida pela versão/tipo:
- HD:
- B: Bus (Ônibus)
- D: caixa direta
- O: Overdrive (ver item 2.22 da página Estrutura Técnica do Ônibus: Mecânica 2 – Sistema de Transmissão)
- V: Van
Nomenclatura das caixas de mudanças ZF da série Ecomat utilizadas em ônibus e micro-ônibus:
Nomenclatura: | 4 | HP | 5 | 0 | 0 | N |
Posição: | 1ª | 2ª | 3ª | 4ª | 5ª | 6ª |
Na 1ª posição é definida pelo número de marchas/velocidades.
Sem informação sobre a 2ª posição.
Sem informação sobre a 3ª posição.
Sem informação sobre a 4ª posição.
Na 5ª posição é definida pela geração/construção:
- 0: Geração 1
- 2: Geração 2
- 4: Geração 3
Na 6ª posição é definida pelas opções:
- N: com NBS (ver item 2.14 da página Estrutura Técnica do Ônibus: Mecânica 2 – Sistema de Transmissão)
- D: com engrenagem inferior
- C:
Séries Ecomat (ECOnomy autoMATic) e versões:
- Ecomat: 500, 590, 600
- Ecomat 2: 502, 592, 602
- Ecomat 2 Plus: 502C, 592C, 602C
- Ecomat 4: 504C, 504CN, 594C, 594CN, 604C, 604CN
Nomenclatura das caixas de mudanças ZF da série Ecolife utilizadas em ônibus e micro-ônibus:
Nomenclatura: | 6 | AP | 14 | 0 | 0 | B |
Posição: | 1ª | 2ª | 3ª | 4ª | 5ª | 6ª |
Na 1ª posição é definida pelo número de marchas/velocidades.
Na 2ª posição é definida pelo tipo de transmissão:
- AP: Automatic Powershift (Transmissão Automática)
Na 3ª posição é definida pelo torque:
- 10: 10 x 100 = 1000 Nm (10 x 73,8 = 738 lb.ft)
- 12: 12 x 100 = 1200 Nm (12 x 73,8 = 885,6 lb.ft)
- 14: 14 x 100 = 1400 Nm (14 x 73,8 = 1033,2 lb.ft)
- 17: 17 x 100 = 1700 Nm (17 x 73,8 = 1254,6 lb.ft)
Na 4ª posição é definida pela versão do produto/geração.
Na 5ª posição é definida pela posição da direção:
- 0: Standard (coax)
- 2: With angle drive (LHD)
- 3: With angle drive (RHD)
Na 6ª posição é definida pelo design de uso:
- B: Bus (ônibus)
3. Sistema de transmissão: modelos
Relação de transmissão: | 1ª – 5,72:1 (inibidor eletrônico de 2ª marcha) 2ª – 2,73:1 3ª – 1,61:1 4ª – 1,00:1 5ª – 0,76:1 Ré – 5,24:1 |
Nível de óleo (litros): | 3,2 |
Tipo: | Carcaça de ferro fundido |
Relação de transmissão: | 1ª – 5,72:1 2ª – 2,73:1 3ª – 1,61:1 4ª – 1,00:1 5ª – 0,76:1 Ré – 5,24:1 |
Nível de óleo (litros): | 3,2 |
Tipo: | Carcaça de ferro fundido |
Relação de transmissão: | 1ª – 9,00:1 2ª – 5,18:1 3ª – 3,14:1 4ª – 1,93:1 5ª – 1,34:1 6ª – 1,00:1 Ré – 8,45:1 |
Nível de óleo (litros): | |
Tipo: |
Relação de transmissão: | Baixa – L / Alta – H 1ª – 9,00:1 / 7,52:1 2ª – 5,18:1 / 4:33:1 3ª – 3,14:1 / 2,62:1 4ª – 2,08:1 / 1,73:1 5ª – 1,44:1 / 1,20:1 6ª – 1,00:1 / 0,83:1 Ré – 8,45:1 / 7,05:1 |
Nível de óleo (litros): | |
Tipo: |
Relação de transmissão: | 1ª – 6,98:1 2ª – 4,06:1 3ª – 2,74:1 4ª – 1,89:1 5ª – 1,31:1 6ª – 1,00:1 Ré – 6,43:1 |
Nível de óleo (litros): | |
Tipo: |
Relação de transmissão: | 1ª – 6,98:1 2ª – 4,06:1 3ª – 2,74:1 4ª – 1,89:1 5ª – 1,31:1 6ª – 1,00:1 Ré – 6,43:1 |
Nível de óleo (litros): | |
Tipo: |
5S-42 | |
Relação de transmissão: | 1ª – 5,72:1 2ª – 2,94:1 3ª – 1,61:1 4ª – 1,00:1 5ª – 0,76:1 Ré – 5,24:1 |
Nível de óleo (litros): | |
Tipo: | Carcaça de alumínio |
5S-580 BO | |
Relação de transmissão: | 1ª – 5,72:1 2ª – 2,73:1 3ª – 1,61:1 4ª – 1,00:1 5ª – 0,76:1 Ré – 5,24:1 |
Nível de óleo (litros): | 3,2 |
Tipo: | Carcaça de embreagem parafusada |
S5-680 | |
Relação de transmissão: | 1ª – 7,43:1 2ª – 4,32:1 3ª – 2,53:1 4ª – 1,50:1 5ª – 1,00:1 Ré – 6,67:1 |
Nível de óleo (litros): | 8,0 |
Tipo: | Carcaça de embreagem integrada |
6S-820 | |
Relação de transmissão: | 1ª – 7,48:1 6ª – 1,000:1 |
Nível de óleo (litros): | |
Tipo: | |
S6-1380 BD | |
Relação de transmissão: | 1ª – 6,98:1 2ª – 4,06:1 3ª – 2,74:1 4ª – 1,89:1 5ª – 1,31:1 6ª – 1,00:1 Ré – 6,43:1 |
Nível de óleo (litros): | 11,0 |
Tipo: | Carcaça de embreagem parafusada |
S6-1550 | |
Relação de transmissão: | 1ª – 6,98:1 2ª – 4,06:1 3ª – 2,74:1 4ª – 1,89:1 5ª – 1,31:1 6ª – 1,00:1 Ré – 6,43:1 |
Nível de óleo (litros): | 11,0 |
Tipo: | Carcaça de embreagem parafusada |

Fonte: ZF.
6S-420 | |
Relação de transmissão: | 1ª – 5,152:1 2ª – 3,022:1 3ª – 1,956:1 4ª – 1,360:1 5ª – 1,000:1 6ª – 0,723:1 Ré – 4,636:1 |
Nível de óleo (litros): | |
Tipo: | |
6S-450 | |
Relação de transmissão: | 1ª – 4,812:1 2ª – 2,537:1 3ª – 1,496:1 4ª – 1,000:1 5ª – 0,757:1 6ª – 0,635:1 ré – 4,365:1 |
Nível de óleo (litros): | 1,5 |
Tipo: | |
6S-480 / 6S-480 OD | |
Relação de transmissão: | 1ª – 5,070:1 2ª – 2,614:1 3ª – 1,524:1 4ª – 1,000:1 5ª – 0,770:1 6ª – 0,657:1 ré – 4,823:1 |
Nível de óleo (litros): | |
Tipo: |
6S-1010 BO | |
Relação de transmissão: | 1ª – 6,75:1 2ª – 3,60:1 3ª – 2,13:1 4ª – 1,39:1 5ª – 1,00:1 6ª – 0,78:1 Ré – 6,06:1 |
Nível de óleo (litros): | 9,3 |
Tipo: | Carcaça de embreagem integrada |
6AS-1010 BO | |
Acionamento: | Automatizada |
Relação de transmissão: | 1ª – 6,75:1 2ª – 3,60:1 3ª – 2,13:1 4ª – 1,39:1 5ª – 1,00:1 6ª – 0,78:1 Ré – 6,06:1 |
Nível de óleo (litros): | 9,3 |
Peso aproximado: | 136 kg |
Tipo: | Carcaça de embreagem integrada |

Fonte: Volksbus.

Fonte: Volksbus.
4HP 500 / 4HP 590 / 4HP 600 | |
Relação de transmissão: | 1ª – 3,43:1 2ª – 2,01:1 3ª – 1,42:1 4ª – 1,00:1 Ré – 4,84:1 |
Nível de óleo (litros): | |
Tipo: | |
5HP 500 / 5HP 590 / 5HP 600 | |
Relação de transmissão: | 1ª – 3,43:1 2ª – 2,01:1 3ª – 1,42:1 4ª – 1,00:1 5ª – 0,83:1 Ré – 4,84:1 |
Nível de óleo (litros): | |
Tipo: | |
6HP 500 / 6HP 590 / 6HP 600 | |
Relação de transmissão: | 1ª – 3,43:1 2ª – 2,01:1 3ª – 1,42:1 4ª – 1,00:1 5ª – 0,83:1 6ª – 0,59:1 Ré – 4,84:1 |
Nível de óleo (litros): | |
Tipo: |
5HP 502 / 5HP 592 / 5HP 602 | |
Relação de transmissão: | 1ª – 3,43:1 2ª – 2,01:1 3ª – 1,42:1 4ª – 1,00:1 5ª – 0,83:1 Ré – 4,84:1 |
Nível de óleo (litros): | 30 |
Tipo: | |
6HP 502 / 6HP 592 / 6HP 602 | |
Relação de transmissão: | 1ª – 3,43:1 2ª – 2,01:1 3ª – 1,42:1 4ª – 1,00:1 5ª – 0,83:1 6ª – 0,59:1 Ré – 4,84:1 |
Nível de óleo (litros): | 30 |
Tipo: |
5HP 502C / 5HP 592C / 5HP 602C | |
Relação de transmissão: | 1ª – 3,43:1 2ª – 2,01:1 3ª – 1,42:1 4ª – 1,00:1 5ª – 0,83:1 Ré – 4,84:1 |
Nível de óleo (litros): | 30 |
Tipo: | |
6HP 502C / 6HP 592C / 6HP 602C | |
Relação de transmissão: | 1ª – 3,43:1 2ª – 2,01:1 3ª – 1,42:1 4ª – 1,00:1 5ª – 0,83:1 6ª – 0,59:1 Ré – 4,84:1 |
Nível de óleo (litros): | 30 |
Tipo: |

Fonte: ZF.
5HP 504C / 5HP 594C / 5HP 604C | |
Relação de transmissão: | 1ª – 3,43:1 2ª – 2,01:1 3ª – 1,42:1 4ª – 1,00:1 5ª – 0,83:1 Ré – 4,84:1 |
Nível de óleo (litros): | 30 |
Tipo: | |
6HP 504C / 6HP 594C / 6HP 604C | |
Relação de transmissão: | 1ª – 3,43:1 2ª – 2,01:1 3ª – 1,42:1 4ª – 1,00:1 5ª – 0,83:1 6ª – 0,59:1 Ré – 4,84:1 |
Nível de óleo (litros): | 30 |
Tipo: |

Fonte: ZF.
6AP 1000B / 6AP 1200B / 6AP 1400B | |
Relação de transmissão: | 1ª – 3,364:1 2ª – 1,909:1 3ª – 1,421:1 4ª – 1,000:1 5ª – 0,720:1 6ª – 0,615:1 Ré – 4,235:1 |
Nível de óleo (litros): | 38 |
Tipo: | |
6AP 1700B | |
Relação de transmissão: | 1ª – 3,364:1 2ª – 1,909:1 3ª – 1,421:1 4ª – 1,000:1 5ª – 0,720:1 6ª – 0,615:1 Ré – 4,235:1 |
Nível de óleo (litros): | 42 |
Tipo: |

Fonte: ZF.