ViaCircular Transporte Coletivo

Mini Enciclopédia do Transporte Coletivo – Letra H

Revisão programada para 2023/1

Haragano

Modelo de carroceria de ônibus urbano da Nimbus.

HD – High Deck

Ônibus com vidro de para-brisas inteiro no sentido vertical (Figura H001).

Guincho
Figura H001 – Destacado na imagem a ausência de partição horizontal no para-brisas.
Fonte: foto feita por César Mattos.
Headway

Ver: Intervalo entre viagens

Híbrido

Qualquer veículo que combine duas ou mais fontes de energia que possa proporcionar potência de propulsão, direta ou indiretamente, é um híbrido. Uma bicicleta motorizada é um tipo de híbrido porque combina a potência de motor a gasolina com a força das pedaladas do condutor. A maior parte das locomotivas que puxam trens é híbrida a diesel e a eletricidade. Cidades como São Paulo têm ônibus a diesel e elétricos. Eesses veículos podem extrair a energia elétrica de cabos suspensos (rede aérea) ou operar com grupo motor-gerador a diesel e baterias quando estão longe dos cabos. Aqueles caminhões de mineração enormes geralmente são híbridos a diesel e eletricidade. Submarinos também são veículos híbridos. Alguns são nuclear-elétricos e outros são movidos a diesel e eletricidade (Figura H002).

Híbrido
Figura H002 – Exemplo de um ônibus híbrido, em Long Beach (Califórnia/Estados Unidos).
Fonte: foto feita por César Mattos.
Hidrogênio

1) É um elemento químico de símbolo H, número atômico 1 e de massa atómica 1. Na temperatura ambiente é um gás diatômico (H2) inflamável, incolor, inodoro, insípido e insolúvel em água.

2) O ônibus movido a hidrogênio são ônibus que utilizam células combustíveis de hidrogênio como fonte de energia para seus motores elétricos (ao invés do tradicional diesel), algumas vezes amplificadas com o uso híbrido de baterias ou supercapacitores.

Índice rápido

IMG REF H002

Função desabilitada

Menu