Mini Enciclopédia do Transporte Coletivo – Letra J

Jardineira
1) Modelo de carroceria de ônibus urbano da Ciferal (Figura J001). 2) Tipo de carroceria no qual tem disposição de janelas diferenciadas. Tem outras janelas abaixo das janelas normais para ter um panorama melhor, utilizado em passeios turísticos (Figura J002).
Ciferal Jardineira

Figura J001 – Modelo com nome Jardineira fabricado pela Ciferal.
Fonte: foto feita por César Mattos.

Comil Svelto IV Jardineira

Figura J002 – Modelo de ôniibus urbano transformado em jardineira.
Fonte: foto feita por César Mattos.
Jotave
Fábrica e encarroçadora de chassis e carrocerias de ônibus extinta.
Julieta
Vagão com dois eixos que é puxado por um ônibus por meio de um reboque onde o conjunto todo é chamado de Romeu e Julieta. Muito usado nos anos 80, é o antecessor do ônibus articulado. Romeu é identificado pelo ônibus, julieta pelo vagão. (Figura J003)
Julieta

Figura J003 – Reboque chamado de Julieta.
Fonte: foto divulgação Marcopolo.
Jumbo
Modelo de carroceria de ônibus rodoviário criado pela Incasel, mas que depois de ser vendida ainda foi fabricada pela sua sucessora: Comil.
Jum Buss [Jum Bus]
Modelo de carroceria de ônibus rodoviário da Busscar. na primeira geração teve modelos 340, 360, 380 e 400. Da terceira em diante somente 360, 380 e 400. As versões 360T e 380T foram fabricadas para exportação.
Janela
1) Aberturas nas laterais do coletivo para que os passageiros olhem o exterior do coletivo e/ou também para que entre ar e luz. Podem ser de correr (Figura J004), inteiriças (Figura J005) ou coladas (Figura J006). As de correr tem aberturas, as inteiriças têm somente uma borracha ao redor da janela e não tem aberturas e as coladas também não têm aberturas e nem borrachas para as limitações das janelas.
Janelas

Figura J004 – Janelas de correr, com abertura na parte de cima e de baixo (1) e com abertura na parte de cima apenas (2). Também tem o inverso: abertura na parte de baixo e na de cima fechado.
Fonte: foto feita por César Mattos.

Vidros Inteiros

Figura J005 – Janelas com vidros inteiros.
Fonte: foto feita por César Mattos.

Vidros Colados

Figura J006 – Janelas com vidros colados, selados.
Fonte: foto feita por César Mattos.

2) Janela lateral: Superfície de vidro, fico ou móvel, fixada a um suporte que lhe sirva de coluna, posicionada nas laterais do veículo entre o peitoril da lateral e a união do teto com a lateral (frechal), exceto nas áreas envidraçadas de complementação e estilo da carroceria. (ABNT NBR 15570:2011)

Índice rápido

IMG REF J006