ViaCircular Transporte Coletivo

Mini Enciclopédia do Transporte Coletivo – Letra O

Revisão programada para 2023/1

OD

1) Ônibus Dianteiro: Sigla para designar chassis com motor dianteiro da Volkswagen.

2) Sigla para Origem/Destino.

Odômetro

É um equipamento destinado a medir a distância percorrida por um veículo. Normalmente ele é indicado no visor com a palavra “ODO” para distância total e “DST” para distâncias parciais (Figura O001).

Odômetro
Figura O001 – Odômetro no painel de instrumentos.
Fonte: foto feita por César Mattos.
OF – Omnibus Front

Sigla alemã para designar chassis com motor dianteiro da Mercedes Benz. De tão usada, também virou sinônimo de ônibus com motor dianteiro independente de marca.

OH – Omnibus Heck

Sigla alemã para designar chassis com motor traseiro da Mercedes Benz. De tão usada, também virou sinônimo de ônibus com motor traseiro independente de marca.

Ônibus

1) É um veículo que tem como principal função o transporte de passageiros. O nome brasileiro tem como origem o termo omnibus, que em latim significa “para todos”.

2) Veículo automotor de transporte coletivo com capacidade para mais de 20 passageiros sentados, ainda que, em virtude de adaptações com vista à maior comodidade destes, transporte número menor. (ANTT, 2009)

Ordenador / Ordenadora

Sistema de sinaleiras em disposição pré-definida para fazer a ordem dos ônibus que irão passar por um corredor exclusivo.

Para ver mais detalhes sobre o funcionamento da ordenadora, consultar pelo “Funcionamento da Ordenadora“.

OT

Ônibus Traseiro: Sigla para designar chassis com motor traseiro da Volkswagen.

OTT

Fabricante de carrocerias de ônibus já extinta.

Outorga

Transferência de titularidade do serviço público, mediante a edição de lei específica, a entidade da Administração Indireta, por tempo indeterminado. São entidades da Administração Indireta: autarquia, fundação pública, empresa pública e sociedade de economia mista. (DETER, 2013)

Índice rápido

IMG REF O001

Função desabilitada

Menu