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Tuttotrasporti – Tutto Indústria de Veículos e Implementos Rodoviários Ltda
1. Informações da empresa
Empresa Desativada
A história da TUTTO passa pelas mãos de seu diretor-presidente que em 1990, então como colaborador da TUTTO, Sr. Agenor Boff, já demonstrava sua vocação para este segmento, construindo por conta própria o primeiro chassi plataforma TUTTO.
Esse novo produto foi bastante testado nos arredores de Caxias do Sul, em diversos pisos de estradas e em exigências máximas para depois tornar-se uma grata realidade, sendo mais uma opção brasileira em chassis para transporte de passageiros.
A partir daí, chegamos ao dia 4 de abril de 1994, quando demonstrando pleno conhecimento, domínio do segmento e confiança em seu trabalho, em uma negociação ousada, a TUTTOTRASPORTI foi adquirida pelo empresário e atualmente agrega, 450 colaboradores. A TUTTO está instalada em 14.500 metros quadrados de área construída, possuindo ainda outras atividades que estão diretamente engajadas ao segmento de chassis.
Os prêmios Distinção Indústria 2004, promovido pela FIERGS/CIERGS,Destaque Gaúcho Empresarial 2004, promovido pela Revista Destaque Gaúcho, Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica 2004 Categoria Produto, promovido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia / FINEP e Editoria Expressão e o Prêmio AutoData Melhores do Setor Automotivo 2004 categoria Inovação, promovido pela revista AutoData, caracterizam perfeitamente o estágio tecnológico atual da empresa caxiense, implementadora e fabricante de chassis para todos os modelos de ônibus.
Comandada pelo Sr. Agenor Boff, a TUTTO ao longo de seus 10 anos, tem demonstrado competência e seriedade, o que tem garantido um número expressivo de premiações num segmento extremamente competitivo e dominado por empresas multinacionais.
A Tutto já transformou mais de 82 mil chassis de todas as marcas e modelos, nacionais e internacionais, que permitiram inovações importantes e decisivas atendendo com rapidez e flexibilidade setores importantes da economia nacional no transporte de cargas e passageiros, oferecendo soluções inovadoras com tecnologia de ponta. Essas atividades permitiram a duplicação da oferta de chassis para o mercado, com os implementos desenvolvidos pela empresa, permitindo que os frotistas tivessem independência de escolha e facilidades na alteração e aquisição de chassis.
Prova dessa agilidade ocorreu em 1996 quando a empresa produziu 281 chassis para Trólebus elétricos, que ainda hoje rodam na cidade de São Paulo, cerca de 14 horas por dia, demonstrando excelência na questão da confiabilidade e desenvolvimento.
Nesta ocasião nasceu o interesse da TUTTO em fabricar chassis híbridos e desenvolver a eletrificação no transporte coletivo através de sistemas de propulsão que utilizam motores de combustão interna com combustíveis alternativos (álcool e gás), os quais geram empregos no campo contribuindo com a inclusão social, melhorando a qualidade do ar das grandes cidades e a saúde da população, bem como contribuindo para a redução do chamado “Efeito Estufa” e ainda para a redução do custo das passagens.
Em razão desse sucesso, a TUTTO desenvolveu um projeto especial que desde o início de 2004, vem sendo reconhecido e premiado por sua inovação e qualificação. Trata-se de uma novidade mundial, o chassi TUTTO 15 metros com segundo eixo dianteiro dirigível e piso baixo total.
Pesquisas e desenvolvimento de novos produtos no segmento prosseguem, hoje já é realidade o primeiro chassi TUTTO articulado com tecnologia híbrida, gás-elétrico e álcool-elétrico, de 18 metros com capacidade de transportar até 150 passageiros.
Mas a empresa não pára, berço da tecnologia de tração híbrida no Brasil, a TUTTO já conta com seu chassi bi-articulado de 28 metros para 300 passageiros, maior chassi para ônibus do mundo, que hoje representa a fronteira entre o trem e o metrô. Pode ser utilizado tanto no transporte urbano, como ferroviário.
E é claro, tanto talento e tecnologia não poderiam parar por aí, atualmente a TUTTO trabalha em parceria com empresas do exterior para ser a pioneira no Brasil a desenvolver um chassi para veículos coletivos utilizando Célula de Combustível à hidrogênio (o combustível do futuro), pois se depender da Tutto, o céu continuará azul.
Fonte: site da Tuttotrasporti, quando existia (sem informação de data de acesso)
Razão social | Tutto Indústria de Veículos e Implementos Rodoviários Ltda |
Fundação | 1990 |
Endereço da fábrica | Rua Antônio Aver, 214 / Caxias do Sul-RS |
Fone | (54) 3026-8700 / 3283-8900 |
Atenção: esses dados são as últimas informações obtidas, a empresa está desativada no segmento ônibus.
2. Dados técnicos: Chassis para ônibus
Fora de linha |
Tipo | Chassi Modelo | Potência | Fabricação | Proconve |
TVUR D7B230 | 230cv | 2000-2000 | ||
RD-64 (Rodoviário) | 223/…/320cv | 1993-1998 | ||
RD-70 (Rodoviário) | 285/…/320cv | 1995-1999 | ||
UB-62 (Urbano) | 172cv | 1993-1993 | ||
UB-64 (Urbano) | 138/…/285cv | 1994-1994 | ||
D-250-DD | 250cv | 2003-2004 | ||
HU-300 (Articulado, combustível alternativo) | – | 2005-2005 | N/A | |
HU-400 (Biarticulado, combustível alternativo) | – | 2005-2005 | N/A | |
UPB C2 EX DRG 15m 6x2i | 250cv | 2003-2004 | N/A | |
Trólebus | 340cv | 2009-2009 | N/A | |
Hi (Hidrogênio) | 231cv | 2004-2009 | N/A | |
VLP200 Biarticulado Híbrido | – | 1998-1998 | N/A |