Versão 2: MARÇO de 2020 – Criado e revisado por Geovani Soares (GV)
Atualmente o sistema de transporte coletivo de Esteio conta com 1 consórcio (6 empresas e/ou permissionários) chamado de TEU – (Transporte Esteio Urbano) somando 47 ônibus.
O prefeito daquela época Adão Ely Johann autorizava a concessão de linhas circulares com camionetas (tipo kombi), em ruas e avenidas em que não existam serviços de transporte coletivo em Esteio.
O prefeito Clodovino Soares autoriza a empresa Real Rodovias a prestar serviço de transporte urbano no município.
o serviço de transporte foi ampliado devido ao crescimento da cidade, então a prefeitura instituiu o serviço de TÁXI-LOTAÇÃO sob regime de PERMISSÃO, iniciando com 12 veículos (Kombi), dotado de quatro portas, destinado ao transporte de passageiros, com tarifa fixa e na cor branca e não superior a idade de fabricação (5 anos). Em 1993, foi aumentado para 15 o número de permissões.
O prefeito Getulio Lemes Fontoura altera o serviço de TÁXI-LOTAÇÃO para AUTOLOTAÇÃO com veículos de 1 porta (de entrada e saída) tipo micro-ônibus (Lotação) com pintura fantasia que tinham um conjunto de branco, verde e azul. As micros tinham um limite de 25 lugares e também não podiam rodar mais que 5 anos no município, atingindo este limite era substuído por micros novas. Ao passar do tempo as vans que ainda circulava pela cidade do tipo (topic, besta, sprinter 310D, kombi) quando substituídas, eram por micros também. No dia 04 de Agosto de 1999, foi criada a LINHA 7 NOVO ESTEIO aumentado a frota de 20 para 24 lotações.
O serviço de transporte foi regulamentado depois da licitação de 1999, e em seguida foi criada a APALE (Associação dos Permissionários de Auto Lotação de Esteio) seguindo a permissão de 24 lotações.
Criado o COE (Consórcio Operacional Esteio), para acabar com as disputas de passageiros e unindo a empresa Real Rodovias (que vinha desde 1990 disputando passageiro com as vans/micros de permissionários) e a APALE somando uma frota de 40 micros sendo cada veículo com 2 portas. Em 2008 foram adquiridos 22 veículos novos nas cores laranja e cinza pela Real Rodovias e 5 veículos pela APALE, naquela ano a frota se somava a 47 veículos, sendo 40% com ar-condicionado e porta do desembarque com elevador apropriada para deficiente.
A população de Esteio deixava de andar nas micros ”verdinhas, apertadas” e contava com uma frota nova, com mais espaço e nova identidade visual também, nas cores cinza e azul. Após a licitação com os permissionários/empresas vencedoras sendo elas: Real Rodovias, Central, Hamburguesa, Courocap, Sinoscap e Stadtbus formado pelo novo consórcio chamado de C-TEU (Consórcio Transporte Esteio Urbano), foram adquiridos 30 carros novos, todos com AR e elevador com capacidade para 29 sentados. Cada permissionário possui 5 veículos sendo 1 reserva. Os micrão laranjas pertencentes a Real Rodovias do antigo ”COE” conforme vão vencendo o ano vão sendo renovados por veículos novos já nas cores do novo padrão.
2.1 – Linhas regulares
- L1 – eixo Morada 1 / Jardim Planalto
- L2 – eixo Claret / Primavera
- L3 – eixo Morada 2 / Santo Inácio
- L4 – eixo Três Marias / Antena
- L5 – eixo Morada 1 / São José / Hospital
- L6 – eixo Hospital / Santo Inácio / Morada 1
- L7 – eixo Novo Esteio / Hospital / Primavera
- Antena x Petrobrás – eixo Antena / Claret / Petrobrás
- Circular Novo Esteio – eixo Centro / Novo Esteio
- Circular Jardim Planalto – eixo Centro / Jardim Planalto
- Circular Vila Olímpica – eixo Centro / Vila Olímpica
2.2 – Linhas Metrô (integração)
- Metrô 1 – eixo Vila Ezequiel / Morada 1 e 2
- Metrô 2 – eixo Santo Inácio
- Metrô 3 – eixo Campina
- Metrô 4 – eixo Salgado Filho
- Metrô 8 – eixo Vila Esperança
O sistema de bilhetagem eletrônica em Esteio é operado pelo TEU – Bilhete Metropolitano. São cartões de Vale Transporte, Bilhete Antecipado, Escolar, Bilhete Melhor Idade (idosos acima de 65 anos) e o Bilhete Isento (portadores de necessidades especiais). Os usuários do CONSÓRCIO TRANSPORTE ESTEIO URBANO, poderão se cadastrar e comprar créditos nos Postos de Venda da Real Rodovias em Esteio (Horário de atendimento: 8:00 às 12:00 / 13:10 às 18:00 de segunda à sexta-feira) e na ATM em Porto Alegre (Horário de atendimento: 08:30 às 17:30 de segunda à sexta-feira). Para maiores informações acesse: www.teubilhete.com.br .
3.1 – Tarifa
Valor atual da passagem unitária: R$ 4,20 (Informação de Março de 2020)
Escolar: R$ 2,40 (Informação de Março de 2020)
3.2 – Evolução tarifária
Abaixo segue um gráfico do valor da passagem (em reais R$) de 1999 até 2020.
Obs.: Em 2013/2014 teve duas tarifas aplicadas R$ 2,65 e R$ 2,75.
Alguns dados sobre os veículos:
- 47 ônibus equipados com ar-condicionado (Frota Total);
- 47 ônibus com desembarque central (Frota Total);
- 47 ônibus elevador para cadeira de rodas (APD) (Frota Total).
A média de idade da frota é de 6,9 anos. (Base de cálculo: Março de 2020)
6.1 – Frota total por empresas:
6.2 – Frota total por carrocerias:
6.3 – Frota total por chassis:
7.1 – LICITAÇÃO PERMISSIONÁRIOS (LOTAÇÃO)
Esta licitação é formada por permissionários divididos em 6 lotes, e cada permissionário com 4 lotações e 1 carro reserva (R) desde 28 de Dezembro de 2012. Ficando os prefixos assim:
- Central: 01, 02, 03, 04 e 25R
- Courocap: 21, 22, 23, 24 e 30R
- Hamburguesa: 17, 18, 19, 20 e 29R
- Real Rodovias: 05, 06, 07, 08 e 26R
- Sinoscap: 13, 14, 15, 16 e 28R
- Stadtbus: 09, 10, 11, 12 e 27R
7.2 – LICITAÇÃO REAL RODOVIAS
Esta licitação foi formada no tempo do antigo consórcio COE (Consórcio Operacional Esteio) em Março de 2006 para acabar pelas disputas de passageiros entre a empresa Real Rodovias e a antiga Apale (Associação dos Permissionários de Auto Lotação Esteio) que terminou suas atividades em 27 de Dezembro de 2012 com a nova licitação. Em 2006 a empresa Real Rodovias tinha colocado 17 micro-ônibus (lotações) com ar-condicionado para firmar o consórcio COE, e em Junho de 2008 renovou com novas lotações e midi-ônibus. Hoje eles também pertence ao consórcio TEU com os prefixos 60 ao 71 (Midi Ônibus).
Para mais fotos acesse o site GV Ônibus