Sistema de Transporte Urbano de Joinville (SC)

Atualizado em JUNHO de 2014 – Ideia principal formulada por Gustavo Campos Gatti e revisado por Romney Alves Pereira.

O sistema de transporte de Joinville conta com 2 empresas: Gidion Transporte e Turismo Ltda e Transtusa – Transporte e Turismo Santo Antônio LTDA. O total de ônibus é de 365 (Gidion: 174 e Transtusa: 191). O sistema é um modelo tronco-alimentador com terminais fechados, integração física e integração temporal.

1. TARIFAS E CARTÕES

A tarifa (passe) é unitária. Havendo também integração física dentro dos terminais, onde as linhas troncais e inter-estações podem integrar com alimentadoras de cada região. Existe um terminal de integração temporal (Estação Pirabeiraba) e alguns pontos de baldeação na zona norte. O sistema conta com cartões de passes retornáveis, cartões recarregáveis e cartões nominais que podem ser adquiridos no comércio em geral (retornáveis) ou em terminais de integração. Os cartões de passes retornáveis podem conter 1, 2, ou 10 passagens unitárias, onde na última unidade o cartão é retido pelo validador instalado ao lado da catraca no interior do ônibus ou na entrada dos terminais. Os cartões de passes recarregáveis podem ser adquiridos na bilheteria dos terminais e podem ser recarregados nos mesmos locais. O cartão Ideal é um cartão recarregável, também utilizado por empresas como VT e também conta com outros benefícios e descontos, podendo fazer cadastro pelo Passebus. Mais detalhes sobre os cartões no site: www.passebus.com.br . O horário de atendimento para comprar e/ou recarregar o cartão nos terminais é enquanto tiver circulando ônibus. Os ônibus não possuem cobrador, somente o motorista. Quem não possui cartão pode pagar a tarifa com o motorista, em um valor mais caro, a chamada tarifa embarcada. Deficientes físicos tem isenção. Somente estudantes até a 8ª série e professores da rede municipal/estadual de ensino tem 50% de desconto na tarifa.

Tipo
Valor
Antecipada (passe)
R$ 3,25
Embarcada (direto no ônibus)
R$ 3,70
Estudante 
R$ 2,70
Professor
R$ 1,62

2. TIPOS DE LINHAS

As linhas estão divididas entre as duas empresas, mas também tem linhas que são operadas por ambas, em conjunto. No sistema integrado, a maioria das linhas não costuma ter um tempo de viagem muito grande, por se tratar de integração física, se faz necessária a utilização de mais de um ônibus, mas em um tempo mais curto. Os tipos de linhas são divididas em:

Alimentadoras
Fazem ligação de um terminal aos bairros mais próximos. Geralmente são circulares.
Interestações
Fazem ligação de dois ou mais terminais.
Troncais
Fazem ligação de dois terminais (centro x bairro) por vias expressas ou avenidas principais.
Radiais
Fazem a ligação do centro ao bairro ou algum terminal do bairro.
Linha Direta
Fazem a ligação do terminal centro ao terminal bairro, terminal para terminal ou alguma alimentadora específica. Em linha direta (com somente ponto inicial e final) ou semidireta (com alguns pontos de parada além do final e inicial).
Circular Noturno Madrugadão
Linhas específicas com horários fixos na madrugada para diversos bairros.
Universitária
Linhas escolares. Ligam terminais às universidades em grande parte como linha direta.
Vizinhança
Linhas que circulam somente no bairro. Não tem pontos de parada fixos: embarque e desembarque na preferência do passageiro.
Especial
Linhas especiais saindo de terminais se destinando a escolas ou parques fabris.
Transporte Eficiente
Destinado especialmente a portadores de deficiência física. Não fazem linhas definidas. São agendamentos e combinações como se fosse um táxi. Operado por microônibus adaptados. Mais informações

EM BREVE (Próxima atualização com possibilidade de download dos shapes das linhas em formato .KMZ – Google Earth)

3. TERMINAIS

Mapa de localização dos terminais e modais:

4. ACESSIBILIDADE E ITENS

Alguns dados sobre os veículos:

  • 8 ônibus com ar-condicionado;
  • 101 ônibus equipados com climatizador de ar;
  • 18 ônibus articulados;
  • 35 ônibus com piso-baixo;
  • 244 ônibus elevador para cadeira de rodas (APD).

Somando o total de 279 ônibus acessíveis. Da frota total, 94 veículos fazem parte da nova Euro 5. Padrão 3 portas em ônibus normais e 3 a 4 portas para articulados. Pintura:

5. MÉDIA DE IDADE

A média de idade da frota é de 5,03 anos.

  • Gidion: 4,40 anos.
  • Transtusa: 5,59 anos.

Não existe um limite de idade para circulação dos ônibus estabelecido no contrato de concessão pública, são apenas convenções e tratados de gestão de qualidade de cada empresa.

6. DADOS DA FROTA

6.1 – Frota total por carrocerias:

6.2 – Frota total por chassis:

7. EMPRESAS

São duas empresas divididas entre Transtusa: Zona Leste/Norte/Oeste e Gidion: Zona Sul. Não existe consórcio ou órgão administrador do sistema.

Especificações de cada empresa:  

7.1 – GIDION

A empresa fundada em 1967, a Gidion S/A Transporte e Turismo é uma empresa própria administrada até 1978 por José Loureiro no qual vendeu a empresa a família Bogo de Blumenau, a empresa que opera na Zona Sul de Joinville.

  • Prefixos: 10xxx e 11xxx

Posições dos prefixos: 12345
1 – Gidion urbano (setor 1);
23 – Ano de Fabricação;
45 – Número sequencial de frota;

7.2 – TRANSTUSA

A empresa fundada em 1963, a Transporte e Turismo Santo Antônio LTDA é uma empresa própria da família Harger que opera nas Zonas Norte, Leste e Oeste, os veículos da empresa são identificados pelos prefixos de 2, 3 e 4 dígitos. A empresa possui diversas organizações de prefixos.

Posições dos prefixos: 123 e 1234
12 – Ano de Fabricação;
34 – Número sequencial de frota;