Funcionamento da ORDENADORA

Escrito por César Mattos (MTE 16653/RS) em 18/05/2009

A ordenadora é um sistema usado no início do corredor exclusivo para ônibus para selecionar a ordem dos ônibus a entrar na faixa especial. Cada ônibus que utiliza os corredores exclusivos de maior fluxo utilizam uma letra afixada no párabrisas: A, B ou C. Essas letras definem o local onde ele vai parar para embarque e desembarque, assim não causando problemas de parar mais de uma vez na mesma parada – o que não pode – e também situar os usuários para que não fiquem correndo de um lado para outro na parada sem saber onde seu ônibus vai parar. 

Na avenida Farrapos, a ordenadora fica abaixo da elevação do túnel da Conceição. São 3 faixas com as letras fixadas no chão e sinaleiras que acendem conforme a sequência: C, A e B.

No final da avenida Benjamin Constant e Início da avenida Assis Brasil tem outra ordenadora, está situada exatamente no viaduto José Eduardo Utzig (onde cruza a 3ª perimetral) e segue a sequência C, B e A.

As sinaleiras são controladas pela EPTC e a sequência é pré-definida para funcionar automaticamente durante as 24 horas do dia. O normal de passar na ordenadora da Farrapos é de 2 carros por letra e da Assis Brasil de 3 carros por letra (B e C juntas).

Todas paradas no sentido centro-bairro são sub-divididas em 3 partes, seguindo a ordem A, B e C.

Cada ônibus tem afixado no párabrisas a letra onde o mesmo para. A divisão é feita por linhas e empresas.

Animação feita para entendimento do funcionamento das paradas na Avenida Farrapos e Avenida Assis Brasil, que atendem a zona norte de Porto Alegre.