Sobre o ViaCircular

Índice da Página

1 – O site ViaCircular

O ViaCircular é um site de informações sobre ônibus e o transporte coletivo com ênfase em dados técnicos e informações gerais sobre os sistemas de transporte do Brasil. Criado em 2003 desde uma ideia de apresentar informações claras e de fácil acesso, foi sendo idealizado e reformulado ao longo dos anos. A base principal são as tabelas de frota, que eram feitas em cadernos desde 1994 em frotas urbanas e rodoviárias de ônibus do Rio Grande do Sul. Essas tabelas foram evoluindo até o computador e abrangendo espaço. Hoje existem tabelas de frota de todo país. Com essas tabelas, começaram a ser produzidos explicativos do sistema de transporte de cada local, contando dados estatísticos e definições.

O site foi criado por César Mattos (Estudante de Engenharia, com registro de jornalista no MTE, nº 16653/RS), o qual mantém a estrutura básica do site em funcionamento e em constante modificação e aprimoramento. O site não gera lucro algum, apenas despesas com servidor e domínio.


Foto: Revista Onibus Magazine – nº 1, JAN 2013

1.1 – Organograma de Seções

Na matemática um SETOR CIRCULAR significa uma “fatia” de um círculo, que no site está representado como uma categoria de seção. No novo site, as seções foram redistribuídas para deixar o conteúdo mais organizado.
Os SETORES e suas subdivisões:

  • SETOR 1: (1) Sistemas de transporte / (2) – Relações de frota;
  • SETOR 2: (3) – Dados de chassis / (4) – Dados de carrocerias;
  • SETOR 3: (5) – Ônibus – Definições / (6) – Outros dados e informações complementares.

1 – Sistemas de transporte: Explicativo sobre o sistema de transporte de cada cidade, contendo dados estatísticos de frota (quantidades de veículos por modelos, tipos de veículos, acessibilidade, normas de emissões, opcionais, etc.), mapa de linhas com possibilidade de baixar informações das linhas, dados históricos do transporte regional. A seção foi dividida por cidade – classificadas de acordo com a população (IBGE). As descrições são críticas e são baseadas na prática e não na teoria, é o sistema como ele É e não como ele poderia ser – idealizado pelos órgãos.

2 – Relações de frota: As listas de frota contemplam ônibus, micro-ônibus e vans do transporte regular e eventual, veículos oficiais e outros. Reunindo informações como carrocerias, chassis, placa, prefixo, acessibilidade, número de portas, letreiro, serviço, detalhes, numeração de chassis e outros dados específicos. As tabelas tem a taxa de atualização de instantânea até 1 ano. Novas tabelas vão sendo disponibilizadas ao passo que forem sendo formatadas. Todas as informações são referenciadas e padronizadas.

3 – Dados de chassis: Lista de chassis nacionais em produção e desativados. Aqui encontra-se fichas técnicas publicadas pelos fabricantes. Todas as fontes são referenciadas e comprovadas pelas montadoras. Dados como motorização, transmissão, sistema elétrico, direção, embreagem, eixos, suspensão, rodas e pneus, freios, quadro do chassi, pesos, volumes de abastecimento, dimensões, capacidades, desempenho, nível de opacidade, entre outros mais específicos dependendo do modelo.

4 – Dados de carrocerias: Lista de carrocerias em produção e desativadas. Em constante mudança até que se tenham informações concretas e exatas sobre os modelos fabricados. Aqui podem ser encontrados fotos de cada modelo, explicativos das diferenças dos modelos, explicações sobre as nomenclaturas utilizadas para cada modelo. As informações tem suas fontes citadas e seus créditos mantidos.

5 – Ônibus – Definições: Definições e explicações desde um componente utilizado na fabricação até a operação, regulamentações, cálculos tarifários, materiais empregados, normas ABNT vigentes. Desenhos e fotos, animações, vídeos, esquemas, manuais, programas, matérias, glossário de termos entre outros. Tudo a que se refere ao veículo e o uso.

6 – Outros dados e informações complementares: Outros dados e páginas não mencionadas acima.

2 – Linha do tempo

2003

Começaram as movimentações com publicações de foto na internet. Fotografias que foram feitas desde 1997. Em um Fotolog, com uma foto por dia, começaram as divulgações, postando fotos de ônibus de Porto Alegre-RS e região metropolitana citando curiosidades e outras informações. No final de 2003 foi doado um Fotolog para continuação das publicações, o /busao. Nisso, firmou-se outra parceria com Emerson Dorneles que fazia fotomontagens dos veículos de acordo com os pedidos nos comentários do Fotolog. Montagens as quais eram feitas de carros antigos que não existiam fotos na internet ou de projeções de “como seria se tivesse esse modelo de carroceria nessa pintura…”.

Imagem do mosaico da galeria no Fotolog.

2004

Foi criado um Fotopic, com nome de “Porto Alegre Ônibus” com fotos e informações mais detalhadas sobre o transporte da capital. Estendendo-se não só a Região Metropolitana mas também ao interior do estado e ônibus rodoviários. E inicia-se também um estudo e a coleta de informações para criação de um site melhor estruturado e que passasse um número maior de informações. E criada também uma comunidade no Orkut para discussões.

Imagem do mosaico da galeria no Fotopic.

2007

Depois de elaboração de projetos e pesquisas sobre o conteúdo do site, o site entra no ar com informações sobre o transporte de Porto Alegre-RS e região. Começa a publicação das listas de frota, estas coletadas desde 1993 – que naquela época eram feitas em cadernos. As primeiras publicações foram feitas em tabelas provindas do Excel e publicadas em HTML.

2009

Site é migrado para a plataforma Joomla, gerenciador de conteúdos e galeria de fotos com mais de 20 mil fotos somente do estado do Rio Grande do Sul.

Imagem da página inicial em 2009.

2011

Site sai do Rio Grande do Sul e avança para outros estados, abrangendo a região sul: Santa Catarina e Paraná.

2012

Já conta com tabelas de frota no Google Docs (futuramente transformado em Google Drive) com tabelas de todos estados, todas capitais abrangidas.

2016

O site entra por reformulações e citações de fontes e adequações à normas específicas para se tornar referências confiáveis para pesquisas.

Imagem da página inicial até 2019.

2019

Site ganha layout novo e atualizações de software para melhor adaptação à expansão do conteúdo. Tabelas e estilos CSS padrão. Início da publicação da formalização dos conceitos.

3 – Objetivo

O site tem como objetivo passar o melhor  e maior número de informações técnicas, sendo didático e explicativo – traduzindo palavras complexas em usuais e básicas para livre acessibilidade. Aos poucos os dados de chassis e melhores detalhamentos sobre carrocerias serão adicionados. Com o tempo contará com o maior banco de dados sobre as frotas de todo Brasil.

4 – Colaboradores

O site conta com colaboradores de todo país, com informações em todas as seções do site. Não só pessoas mas várias empresas também colaboram com informações para manter o site completo e atualizado. O maior valor colaborado para o site é a INFORMAÇÃO. Cada colaborador direto tem seu nome citado na seção “Colaboradores“.

4.1 – Editores de tabelas

As tabelas são criadas no Google Drive e editadas por um grupo de pessoas selecionadas, que aguentam todo tipo de pressão psicológica para com as consequências de seus erros. Cada um faz por gostar de ônibus e gostar do hobby de completar o álbum de figurinhas, conhecer frotas novas e aplicar o conhecimento à respeito de chassis e carrocerias. Os editores de tabela aprendem a verificar a informação CORRETA e não disseminar e transmitir informações erradas – lógico que ninguém está livre do erro, divergências de informações existem, falha de interpretação de regras também. CADA ERRO é uma nova dor de cabeça, então novos editores só são selecionados mediante teste. NINGUÉM tem acesso à todas tabelas, somente a alguns estados, as tabelas são separadas por estado no Google Drive.

E01

César Mattos
Responsável geral das tabelas. Ditador, temperamental e MUITO exigente. CHATO pra caramba.

E02

Guilherme Borba (Bordog)
Acesso à AM, RJ e RS.

E03

Geovani Soares (GV)
Acesso à RJ e RS.

E04

Rodrigo Buratto (2802)
Acesso à RS.

E05

Alexandro Ribeiro
Acesso à RS.

E06

Lucas Pereira Bicca
Acesso à MG, PR, SC e RS.

E07

Carlos Alberto Welter
Acesso à RS.

E08

Israel Oliveira dos Santos
Acesso à RS.

E10

Paulo Ricardo
Acesso à RS.

E11

Moisés Magno
Acesso à MG.

E12

Hiran Mariano
Acesso à MG, RJ e SP.

E13

João Henrique Zöehler Lemos
Acesso à PR, SC e RS.

E15

Luiz Fernando Lino
Acesso à AM, RN e SC.

E16

Adriel Alves
Acesso à GO, MS, MT e SP.

E17

Guilherme Ribeiro
Acesso à MG.

E18

Carlos Rauch
Acesso à RS. Pedido em aberto para acesso à RJ.

E19

Gabriel Giacomin de Lima
Acesso à SP.

E20

Guilherme Estevan
Acesso à SP. Pedido em aberto para acesso à MG.

E21

Arion Carvalho Vinhaes
Acesso à PR.

E22

Alexandre Gonçalves (AFG Bus)
Acesso à SC.

E24

Lucas Agra
Acesso à RS.

E25

Cristian Maciel
Acesso à AM.

E26

Daniel Kerber
Acesso à RS.

E27

Maurício Pires
Acesso à SP e RJ. Pedido em aberto para acesso à RS.

T01 EM TESTE Diego Lip
Em teste para acesso à SC.

T02 EM TESTE George André Savy
Em teste para acesso à SP.

T03 EM TESTE Lucas Maffei Pacini
Em teste para acesso à RJ.

5 – Permissões e Licenças de uso do conteúdo

O conteúdo do site é liberado para utilização desde que mantendo os créditos. Logo em breve os dados de frota e de sistemas de transporte vão estar disponíveis para download.

Licença Creative Commons: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0)

Para REFERÊNCIAS, utilizar endereço do site principal, pois as páginas podem sofrer alterações no nome, então utilizar http://www.viacircular.com.br/

  • VIACIRCULAR ÔNIBUS, portal técnico do transporte coletivo. Disponível em: <http://www.viacircular.com.br/>. Acesso em: 00 xxx. 0000.

6 – A Marca

VIACIRCULAR NÃO TEM ESPAÇO. NÃO É “VIA CIRCULAR”, É TUDO JUNTO = VIACIRCULAR.

Logo ViaCircular 2007

Logo ViaCircular: criado em: 2007. Nome “VIA” ao centro no qual representava as vias, faixas, caminhos (preto) e cada cor representando um consórcio do transporte coletivo urbano de Porto Alegre (verde = Unibus, azul = STS, vermelho = Conorte). O círculo ao redor para fechar a região de atuação, assim fechando o simbolismo do “ViaCircular”.

Logo ViaCircular 2012

Logo ViaCircular: criado em: 2012. Permanecendo o “VIA” ao centro e de preto simbolizando as vias, faixas, caminhos “itinerários”, descaracterizando as cores do sistema de Porto Alegre e já expandindo para todo país, abrindo  círculo e tornando mais abrangente e sutil.

Logo SAST

Logo SAST: criado em 2012. SAST significa San Andreas Sistema de Transportes. É um projeto de Servidor para o GTA San Andreas – Multiplayer (SA-MP).

6.1 – Utilização do Logo