ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Volvo B12M Biarticulado

  • Uso: Ônibus urbano biarticulado
  • Fabricação: De 2004 até 2012
  • Baumúster: R9F8
  • Norma de emissões dos gases: Euro 3 / Proconve P-5
  • Fonte dos dados: Volvo do Brasil (2009)

Volvo DH12. Motor diesel, horizontal, posicionado no entre eixos, totalmente eletrônico, com injeção de combustível através de unidades injetoras independentes, 6 cilindros em linha, 4 válvulas por cilindro, comando de válvulas no cabeçote, turboalimentado e intercooler, acelerador eletrônico "by wire", sistema de diagnóstico de falhas, autoproteção contra superaquecimento. Nível de emissões de acordo com a regulamentação CONAMA Fase V (EURO III).
Motor DH12 340cv

  • Potência: 250 kW (340cv) / 1700-1800 rpm
  • Torque: 1700 Nm (173kgfm) / 1100-1300 rpm

* Potência e torque líquidos, medidos segundo NBR 5484 e ISO 1585.

 Caixa ZF 6HP604C
Automática, com conversor de torque, 6 marchas totalmente sincronizadas, retardador incorporado. Neutro durante as paradas (Sistema NBS).

  • Relações: 1ª marcha: 6,27:1 / 6ª marcha: 0,59:1

 Eixo dianteiro 

  • Eixo rígido em aço especial com perfil “I” . Forjado e tratado termicamente. Cubos de roda lubrificados a óleo.

 Eixo de tração 

  • Volvo RS 1370 HV. Redução nos cubos, coroa e pinhão hipóides. Relação de transmissão do eixo 7,21:1.
  • Velocidade limitada em 60km/h.

  • ZF8098, hidráulica integral, tipo esferas recirculantes. Volante com 450mm de diâmetro, regulável em ângulo e altura.

Sistema Volvo de freios a disco em todos os eixos (EBS5 – Electronic Braking System). Principais características do EBS5:

  • ABS (Anti-lock Braking System – controle contra deslizamento)
  • ASR (Acceleration Slip Regulation – controle de tração)
  • Sensor de desgaste das pastilhas
  • Controle uniforme do desgaste das pastilhas
  • Aviso de alta temperatura nos freios
  • Sistema Door Brake
  • Frenagem combinada inteligente (retarder + freio de serviço simultaneamente)

Totalmente pneumática controlada eletronicamente, com câmaras de ar tipo fole controladas por válvulas pneumáticas de nível. Dois foles de ar no eixo dianteiro e quatro nos demais eixos. Amortecedores de dupla ação. Barras estabilizadoras e de reação. Regulagem de nível (80mm) para manobras.

Equipado com sistema Volvo BEA2 (Bus Electronic Architecture), sistema eletrônico Multiplex 2 – sistema digital de transmissão de dados, com controle dos sistemas do ônibus, monitoramento e coordenação de todos os dispositivos controlados pelas unidades eletrônicas. Multiplex 2 também proporciona diagnósticos de falhas e dados sobre a operação do veículo.Possui as funções de luzes externas integradas ao Multiplex do chassi.

  • Número de baterias: 2
  • Voltagem: 24 V
  • Capacidade das baterias: 170 Ah
  • Alternador: 3 x 80 A

Computador de bordo, tacômetro, manômetros de ar dos freios, controle de intensidade e tipo de iluminação do painel, velocímetro com tacógrafo eletrônico diário (dois motoristas), liberação do freio de estacionamento, indicador do nível de combustível, temperatura do líquido de arrefecimento, pressão no turbo compressor.

Funções disponíveis

  • Diagnóstico de falhas
  • Limitador de velocidade (informação)
  • Limitador de rotação do motor (informação)
  • Voltímetro
  • Relógio e alarme
  • Velocidade média
  • Distância e tempo de viagem
  • Medidor de consumo de combustível
  • Identificador de frota
  • Registros de dados do veículo
  • Temperatura do óleo do motor

Luzes de baixa pressão do óleo do motor, baixa pressão de ar do freio de serviço, sobreaquecimento do sistema de refrigeração, aviso de alta temperatura no compartimento do motor, mal funcionamento do alternador, mal funcionamento do ABS, baixo nível do líquido de arrefecimento do motor, obstrução do filtro de ar, acionamento do sistema de pré-aquecimento de partida (quando instalado), portas para embarque/desembarque abertas, aviso de ângulo excessivo na rótula durante marcha a ré, alta tensão, nível do óleo hidráulico, filtro do óleo hidráulico, falha no ECS, baixa pressão de ar no ECS, baixo desempenho dos freios, controle de tração.

 Peso do chassi – valores aproximados

  • Total: 10960

Conforme NBR 6070. O peso do chassi inclui especificação básica, líquidos de arrefecimento, lubrificantes e tanque de combustível com 90% da capacidade.

 Capacidade dos eixos

  • Eixo dianteiro: 7500
  • Eixo de tração: 12000
  • Eixo 1º trailer: 10500
  • Eixo 2 º trailer: 10500
  • Total: 40500

  • Pneus: 295/80R22,5
  • Rodas: 8,25 x 22,5

  • Óleo do Motor: 40
  • Óleo do eixo de tração: 32
  • Óleo da caixa de direção: 6
  • Óleo da caixa ZF 6HP604 C: 24
  • Tanques de combustíveis: 2 x 300

  • Trip Manager
  • Posição central do motorista
  • Tacógrafo semanal
  • 2 baterias 225 Ah
  • 3 alternadores de 110A
  • Pré-aquecedor de partida
  • Limitador de velocidade: 50km/h
  • Catalisador
  • Tanque de combustível com abastecimento no lado direito
  • Tanque de combustível com abastecimento no lado esquerdo
  • Ferramentas
  • Roda reserva
  • Roda e pneu reserva
  • Temperatura externa e interna do veículo
  • Chave de emergência – corte de combustível
  • Transformador de tensão
  • Aviso de sobrecarga nos eixos
  • VDO FM200 Plus
  • Amortecedor de direção
  • Silencioso e saída do escapamento no lado direito
  • Saída do escapamento no lado direito
  • Saída do escapamento no teto

 Com pneus 295/80R22,5
Comprimentos

  • (A) Distância entre-eixos: 5500 / 5850 / 6200
  • (B) Comprimento total do chassi: 23739 máximo
  • (C) Balanço dianteiro: 2379
  • (D) Balanço traseiro: 860
  • Distância entre eixo de tração e centro da rótula: 2150
  • Distância entre centro da rótula e eixo do trailer: 3800 / 4500 / 5000
  • Distância entre eixo do 1º trailer e centro da rótula: 2150
  • Distância entre centro da rótula e o eixo do 2º trailer: 4500 / 5000

Larguras

  • (E) Bitola dianteira: 2035
  • (F) Bitola traseira: 1833
  • (G) Largura total (rodas dianteiras): 2471
  • (H) Largura total (rodas traseiras): 2465

Função desabilitada

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