ViaCircular Transporte Coletivo

Agrale MA 15.0 Rural (Maxxforce ou ISB)

Agrale MA 15.0 Rural (Maxxforce ou ISB)
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano
Obs.: Rural para programa Caminho da Escola
Fabricação: 2019-22/23
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 5 / Proconve P-7
Fonte dos dados: Publicação da Agrale (Dezembro/2019)

Motor
Modelo: [1] MWM Maxxforce 4.8H
[2] Cummins ISB 4.5 L
Tipo: 4 cilindros em linha
Potência máxima: [1] 190 cv (140 kW) @ 2200 rpm
[2] 207 cv (152 kW) @ 2300 rpm
Torque máximo: [1] 720 Nm @ 1200 a 1600 rpm
[2] 760 Nm @ 1400 a 1800 rpm
Combustível: Diesel
Controle de emissões: SCR
Cilindrada total: [1] 4.748 cm³
[2] 4.460 cm³
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Common Rail

Transmissão
Modelo: Eaton FS-5406 A
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 9,01:1
2ª – 5,27:1
3ª – 3,22:1
4ª – 2,04:1
5ª – 1,36:1
6ª – 1,00:1
ré – 8,63:1

Embreagem
Tipo: Monodisco a seco
Acionamento: Hidráulico
Diâmetro do disco: 365 mm (externo)

Direção
Modelo: ZF Servocom 8097
Tipo: Hidráulica, com regulagem de inclinação de 3 estágios

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 80 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: SIFCO 6.0
Tipo: Viga tipo “I” em aço forjado
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Méritor MS 23-155
Redução: 4,88:1
Reduções opcionais: 5,38:1
4,56:1
4,10:1

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Molas parabólicas
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Suspensão Traseira
Tipo: Molas semielípticas de duplo estágio
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 7.5 x 22.5
Pneumáticos: 275 / 80 R 22.5
Rodado traseiro: Duplo

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Tambor / “S CAME” pneumático assistido eletronicamente, com regulagem automática
Freio de Estacionamento
Tipo: Spring Brake 30” com válvula moduladora e atuação nas rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Eletropneumático com atuação no tubo de escape
ABS
Sistema anti-bloqueio de rodas: Série
Freio Adicional
Tipo: EBD / ATC

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Total: 4365
4450
Carga útil máxima com equipamentos
Total: 10635
10550
Peso bruto total
Peso bruto total (PBT): 15000
Pesos
Eixo dianteiro: 6000
Eixo traseiro: 10500

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 210
Reservatório de ureia (Arla32): 35

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 4300
5250
(B) Comprimento total: 9260
10575
(C) Balanço dianteiro: 2104
(D) Balanço traseiro: 2847
3212
(E) Bitola – eixo dianteiro: 2106
(F) Bitola – eixo traseiro: 1829
(G) Largura no eixo dianteiro: 2396
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2410

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Redução do eixo traseiro: 4,88:1
Velocidade máxima (km/h): 99
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 41,8
Relação Potência (cv) / Peso (TON): [1] 12,67
[2] 13,8
Ensaio 2 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 5,38:1
Velocidade máxima (km/h): 90
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 47,2
Relação Potência (cv) / Peso (TON): [1] 12,67
[2] 13,8
Ensaio 3 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 4,56:1
Velocidade máxima (km/h): 106
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 38,4
Relação Potência (cv) / Peso (TON): [1] 12,67
[2] 13,8
Ensaio 4 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 4,10:1
Velocidade máxima (km/h): 118
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 33,8
Relação Potência (cv) / Peso (TON): [1] 12,67
[2] 13,8

Função desabilitada

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