ViaCircular Transporte Coletivo

Mafersa M-240 Turbo Automatic

Mafersa M-240 Turbo Automatic
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano
Obs.: Monobloco
Fabricação: 1992-?
Localização do motor: Traseira

Motor
Modelo: Cummins 6 CTA 8.3
Tipo: 6 cilindros em linha, Turbo Aftercooler
Potência máxima: 240 cv (179 kW)
Combustível: Diesel

Transmissão
Modelo: Allison MT 647
Acionamento: Automática
Marchas sincronizadas: 4 à frente e 1 à ré

Eixos
Eixo Dianteiro
Tipo: Viga “I” forjado tipo rígido
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Braseixos RS 23-155
Tipo: Redução simples
Redução: 5,38:1

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Pneumática
Suspensão Traseira
Tipo: Pneumática

Quadro do Chassis
Tipo: Monobloco integral, aço-carbono de baixa liga e alta resistência (NTU-sac 50). Revestimento externo em alumínio modular.

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: A ar comprimido com 3 circuitos independentes

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

Carga máxima por eixo
Eixo dianteiro: 6600
Eixo traseiro: 10200
Pesos
Total: 10200

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 6000
(B) Comprimento máximo da carroceria (recomendado): 12070
Carroceria
(N) Largura externa: 2600
(O) Altura externa: 3700
(P) Altura interna: 2080
Outros
Largura do corredor interno: 680
Largura livre de passagem das portas: 1100
Altura do 1º degrau: 370
Altura do piso acabado: 845
Passo dos bancos: 720

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Velocidade máxima (km/h): 87

Capacidade
  • Passageiros sentados: 38
  • Capacidade nominal com 5 pass/m² + sentados: 86
  • Capacidade com 7 pass/m² + sentados: 101

Função desabilitada

Menu