ViaCircular Transporte Coletivo

Mercedes-Benz O-400UP (252cv)

Mercedes-Benz O-400UP (252cv)
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano
Fabricação: 1995-1997
Localização do motor: Traseira
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Sem data mencionada)

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-449 A
Tipo: 5 cilindros em linha, Turboalimentado
Potência máxima: 252 cv (185 kW) @ 2100 rpm
Torque máximo: 1020 Nm (104 mkgf) @ 1100 a 1600 rpm
NBR – Medição: NBR 5484 (fev/85)
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 9.973 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 128
Curso do pistão (mm): 155
Relação de compressão: 16,25:1
Ordem de ignição: 1-2-4-5-3

Transmissão
Modelo: ZF 6S-90
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 6,98:1
2ª – 4,06:1
3ª – 2,74:1
4ª – 1,89:1
5ª – 1,31:1
6ª – 1,00:1
Ré – 6,43:1

Direção
Modelo: ZF 8065
Tipo: Hidráulica
Relação de redução: i=22,7:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 75 A
Opcional: 28 V / 105 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah
Motor de partida
Potência/tensão: 5,5 kW (7,5 cv)

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VO4/13 DL-7
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: MB HO7/01 DL-10
Redução: i=4,636 (1,333 x 3,478)
Reduções opcionais: i=5,217 (1,50 x 3,478)
i=4,2 (1,208 x 3,478)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Pneumática, com bolsões de ar com batentes auxiliares internos, barras tensoras e válvulas reguladoras de altura
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Suspensão Traseira
Tipo: Pneumática, com bolsões de ar com batentes auxiliares internos, barras tensoras e válvulas reguladoras de altura
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 8.00 x 22
Aros das rodas – opcionais: 8.25 x 22.5
Pneumáticos: 11.00 R x 22 PR 16
Pneumáticos – opcionais: 295 / 80 R 22.5
12.00 R x 22.5 PR 16
Rodado traseiro: Duplo

Sistema de Freio
Área de frenagem
Total: 5.684 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 1280
Eixo traseiro: 4300
Total: 5580
Carga útil máxima com equipamentos
Total: 10420
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Eixo dianteiro: 6500
Eixo traseiro: 12000
Total: 18500
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado)
Eixo dianteiro: 6000
Eixo traseiro: 10000
Total: 16000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 300
Óleo no cárter, máx./min.: 22 / 15
Caixa de mudanças: 13
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 12
Direção hidráulica: 7,9
Sistema de arrefecimento: 30

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 6330
(B) Comprimento total: 11828
(C) Balanço dianteiro: 2428
(D) Balanço traseiro: 3070
(E) Bitola – eixo dianteiro: 2020
(F) Bitola – eixo traseiro: 1821
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2580
(K) Vão livre dianteiro: 253
(L) Vão livre traseiro: 208
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 22,43

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Pneus: 11.00 R 22 PR 16
Redução do eixo traseiro: i=4,636 (1,333 x 3,478)
Velocidade máxima (km/h): 94
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 16000kg: 38
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 18500kg: 32
Ensaio 2 (Opcional)
Pneus: 11.00 R 22 PR 16
Redução do eixo traseiro: i=5,217 (1,50 x 3,478)
Velocidade máxima (km/h): 83
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 16000kg: 43
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 18500kg: 33
Ensaio 3 (Opcional)
Pneus: 11.00 R 22 PR 16
Redução do eixo traseiro: i=4,2 (1,208 x 3,478)
Velocidade máxima (km/h): 104
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 16000kg: 36
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 18500kg: 28

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2170
RPM corte: 2230
RPM corte máx: 2290
RPM M L min: 550
RPM M L: 600
RPM M L máx: 650
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 1,3
Altitudes acima de 350m: 1,76
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Principais Características

Acostumada a gerar soluções avançadas e confiáveis para o transporte coletivo urbano, a Mercedes-Benz desenvolveu a Plataforma O-400 UP para propiciar máxima rentabilidade ao frotista, segurança e conforto para o usuário e compatibilidade ambiental, colaborando com a qualidade de vida nas cidades.

A Plataforma O-400 UP vem equipada com motor turboalimentado de 5 cilindros, OM-449 A, de 252 cv de potência a 2100 rpm e de 104 mkgf de torque entre 1100 e 1600 rpm.

Exclusiva curva de torque plana. O torque máximo se mantém constante entre 1100 e 1600 rpm. Isso permite que se obtenha maiores velocidades médias, com menor consumo de combustível, menos mudanças de marchas e melhor manutenção de velocidade em subidas, com mais comodidade para o condutor do veículo.

Motor com camisas úmidas removíveis e cabeçotes individuais, o que facilita notavelmente os trabalhos de manutenção preventiva ou corretiva.

Com entre-eixos de 6,3 metros e comprimento total de 11,8 metros, tem capacidade técnica para 18,5 toneladas de PBT. Ideal para veículos urbanos longos, com 2 ou 3 portas.

Conforto e facilidade de condução são atributos próprios desse veículo. Qualidades asseguradas por itens como embreagem servoassistida (GMF 420), caixa de mudanças de 6 marchas (ZF S-690) e direção hidráulica (ZF 8065).

Suspensão inteiramente pneumática, com bolsões de ar com batentes auxiliares internos, barras tensoras, válvulas reguladoras de altura e amortecedores telescópicos de dupla ação.

O sistema de freios propicia excepcional segurança. Ele é formado por freio de serviço a ar comprimido de duplo circuito, freio de estacionamento com câmara de mola acumuladora e acionamento pneumático e freio-motor adicional, com acionamento eletropneumático, que pode ser conjugado ao freio de serviço.

Como em todos os veículos da marca Mercedes-Benz, também na Plataforma O-400 UP as principais peças são intercambiáveis com outras da mesma família, o que resulta em racionalização na estocagem de peças, favorecendo sobremaneira a padronização da frota.

Função desabilitada

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