ViaCircular Transporte Coletivo

Volkswagen 18.330 OT

Volkswagen 18.330 OT
Tipo: Ônibus
Segmento: Rodoviário
Fabricação: 2012-22/23
Localização do motor: Traseira
Norma de emissões de gases: Euro 5 / Proconve P-7
Fonte dos dados: MAN/Volksbus – Caminhões e ônibus (Agosto/2014 e Maio/2017)

Motor
Modelo: Cummins ISL 8.9
Tipo: 6 cilindros em linha
Potência máxima: 334 cv (246 kW) @ 2100 rpm
(era 325 cv (242 kW) @ 2100 rpm em 2014)
Torque máximo: 1300 Nm (132 mkgf) @ 1000 a 1500 rpm
NBR – Medição: SAEJ1349
Combustível: Diesel
Controle de emissões: SCR
Cilindrada total: 8.900 cm³
Compressor de ar: Knorr LK39
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Common Rail

Transmissão
Modelo: Eaton FSBO-9406 AE
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 6,38:1 (Inibidor eletrônico de 2ª marcha)
2ª – 3,73:1
3ª – 2,28:1
4ª – 1,44:1
5ª – 1,00:1
6ª – 0,79:1
ré – 6,11:1

Embreagem
Modelo: Eaton
Tipo: Monodisco a seco, revestimento orgânico
Acionamento: Pull type
Diâmetro do disco: 395 mm

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 140 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 170 Ah (2x 135 Ah em 2013)

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: Sifco 13K
Tipo: Viga “I” em aço forjado
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Meritor MS 23-158 ou Meritor MS 23-168 (com Retarder)
Tipo: Eixo rígido com carcaça em aço estampado
Redução: 4,56:1
Reduções opcionais: 4,10:1

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Pneumática com 2 bolsões de ar, válvula niveladora de altura e 2 molas parabólicas
Amortecedores: 2, Hidráulicos
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Pneumática com 2 bolsões de ar, válvula niveladora de altura, 2 molas tensoras Z “zeta” e barra “Panhard”
Amortecedores: 2, Hidráulicos

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 8.25 x 22.5 (aço)
Aros das rodas – opcionais: 9.00 x 22.5 (alumínio)
Pneumáticos: 295 / 80 R 22.5
Rodado traseiro: Duplo

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Ar, tambor nas rodas dianteiras e traseiras, “S CAME”, circuito duplo, independente, reservatório triplo de ar e filtro coalescente
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de molas acumuladoras com atuação nas rodas traseiras. Acionamento: Válvula moduladora no painel
Freio-Motor
Tipo: Freio de descompressão
Retarder
Tipo: Voith VR123 (Opcional)
Freio Adicional
Tipo: EBD
ABS
Sistema anti-bloqueio de rodas: Série

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 750
Eixo traseiro: 4750
Total: 5500
Peso bruto total
Peso bruto total (PBT): 16000
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Total: 18000
Pesos
Eixo dianteiro: 6500
Eixo traseiro: 11500

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 20
Reservatório de ureia (Arla32): 35
Óleo no cárter, máx./min.: 24,3 (com filtro)
Caixa de mudanças: 9,2
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 19,0
Direção hidráulica: 3,7
Sistema de arrefecimento: 31,6

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 3000 (módulos para transporte)
(B) Comprimento total: 8517
(C) Balanço dianteiro: 2300
(D) Balanço traseiro: 3217
(E) Bitola – eixo dianteiro: 2111
(F) Bitola – eixo traseiro: 2384
(G) Largura no eixo dianteiro: 2411
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2484
(I) Ângulo de entrada: 15°
(J) Ângulo de saída:

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Redução do eixo traseiro: 4,56:1
Velocidade máxima (km/h): 121
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 42
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 42
Ensaio 2 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 4,10:1
Velocidade máxima (km/h): 131
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 38
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 38

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2250
RPM corte: 2350
RPM corte máx: 2450
RPM M L min: 650
RPM M L: 750
RPM M L máx: 850
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 0,95
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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