ViaCircular Transporte Coletivo

Agrale MA 12.0 TCE

Agrale MA 12.0 TCE
Tipo: Ônibus midi
Segmento: Urbano
Fabricação: 2009-11/12
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
Fonte dos dados: Publicação da Agrale (PDF – Sem data mencionada)

Motor
Modelo: MWM 4.12 TCE
Tipo: 4 cilindros em linha
Potência máxima: 185 cv (136 kW) @ 2200 rpm
Torque máximo: 680 Nm @ 1200 a 1600 rpm
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 4.800 cm³
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Common Rail

Transmissão
Modelo: Eaton FS-5406 A
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 9,01:1
2ª – 5,27:1
3ª – 3,22:1
4ª – 2,04:1
5ª – 1,36:1
6ª – 1,00:1
ré – 8,63:1

Embreagem
Tipo: Monodisco a seco
Diâmetro do disco: 365 mm (externo)

Direção
Modelo: ZF Servocom 8097
Tipo: Hidráulica
Círculo de viragem: 20,5 m

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 80 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: Méritor MFS-13
Tipo: Viga tipo “I” em aço forjado
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Méritor MS 19-145
Tipo: Totalmente flutuante
Redução: 4,63:1

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Molas parabólicas
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Suspensão Traseira
Tipo: Molas semielípticas de duplo estágio
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 7.5 x 22.5
Pneumáticos: 275 / 80 R 22.5
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Escada – Perfil “C” parafusado
Material empregado: LNE 38

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Tambor / “S CAME” pneumático com regulagem automática
Freio de Estacionamento
Tipo: Spring Brake 30”
Freio-Motor
Tipo: Eletropneumático com atuação no tubo de escape

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Total: 3980
Carga útil máxima com equipamentos
Total: 8020
Peso bruto total
Peso bruto total (PBT): 12000
Capacidade máxima de tração (CMT): 12000
Pesos
Eixo dianteiro: 5500
Eixo traseiro: 7500

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 210
Óleo no cárter, máx./min.: 9,2
Caixa de mudanças: 9,2
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 15,9

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 4300
(B) Comprimento total: 9260
(C) Balanço dianteiro: 2100
(D) Balanço traseiro: 2857
(E) Bitola – eixo dianteiro: 2078
(F) Bitola – eixo traseiro: 1829
(G) Largura no eixo dianteiro: 2413
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2425

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Velocidade máxima (km/h): 94
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 48,2
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 30,6
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 15,42

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2700
RPM corte: 2750
RPM corte máx: 2800
RPM M L min: 650
RPM M L: 750
RPM M L máx: 850
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 1,48
Altitudes acima de 350m: 1,98
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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