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Agrale MT 15.0 SB (ISBe 275)

Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano e Rodoviário |
Obs.: | Piso semi baixo |
Fabricação: | 2010-2011 |
Localização do motor: | Traseira |
Norma de emissões de gases: | Euro 3 / Proconve P-5 |
Fonte dos dados: | Publicação da Agrale (PDF – Sem data mencionada) |
Motor
Modelo: | Cummins ISBe 275 SB |
Tipo: | 6 cilindros em linha |
Potência máxima: | 275 cv (202 kW) @ 2000 a 2500 rpm |
Torque máximo: | 950 Nm @ 1200 a 1700 rpm |
NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
Combustível: | Diesel |
Diâmetro do cilindro (mm): | 102 |
Curso do pistão (mm): | 120 |
Relação de compressão: | 17,3:1 |
Ordem de ignição: | 1-5-3-6-2-4 |
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: | Com elemento de papel |
Sistema de alimentação: | Radiador de ar aftercooler Área de troca de calor: 17.253 cm² |
Sistema de arrefecimento: | Radiador de água pressurizado Área de troca de calor: 5.165 cm² |
Bomba injetora | |
Modelo: | Bosch |
Tipo: | HPRC |
Sistema de Injeção: | Direta |
Compressor | |
Modelo: | HOLSET/HY35W |
Transmissão
Modelo: | Eaton FSBO-6406 A |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 7,05:1 2ª – 4,13:1 3ª – 2,52:1 4ª – 1,60:1 5ª – 1,00:1 6ª – 0,78:1 ré – 6,75:1 |
Embreagem
Tipo: | Monodisco a seco |
Acionamento: | Hidropneumático |
Diâmetro do disco: | 395 mm (externo) |
Direção
Modelo: | ZF Servocom 8097 |
Tipo: | Hidráulica |
Círculo de viragem: | 18,52 m |
Relação de redução: | 20,1:1 a 23,8:1 |
Sistema Elétrico
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 80 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 135 Ah |
Eixos
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | SIFCO CO 9961 |
Tipo: | Viga tipo “I” |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | Dana RSH44 |
Tipo: | Totalmente flutuante |
Redução: | 4,63:1 |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Pneumática |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Pneumática |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | 7.5 x 22.5 |
Pneumáticos: | 275 / 80 R 22.5 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Quadro do Chassis
Tipo: | Escada |
Longarinas | |
Altura: | 10155 |
Largura: | 2255 |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | A tambor acionamento “S CAME” pneumático |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Spring Brake 30” com válvula moduladora e atuação nas rodas traseiras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Eletropneumático com atuação no tubo de escape (KNORR SP 696/1) |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 1460 |
Eixo traseiro: | 3800 |
Total: | 5260 |
Peso bruto total | |
Peso bruto total (PBT): | 15000 |
Capacidade máxima de tração (CMT): | 15000 |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 6000 |
Eixo traseiro: | 10500 |
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: | 300 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 19,5 (com filtro) |
Caixa de mudanças: | 9,2 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 15,9 |
Direção hidráulica: | 2,5 |
Sistema de arrefecimento: | 24,5 |
Dimensões (mm)

(A) Distância entre-eixos: | 5100 |
(B) Comprimento total: | 10155 |
(C) Balanço dianteiro: | 2155 |
(D) Balanço traseiro: | 2900 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 2106 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1854 |
(G) Largura no eixo dianteiro: | 2485 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2417 |
(K) Vão livre dianteiro: | 237 |
(L) Vão livre traseiro: | 253 |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Velocidade máxima (km/h): | 128,14 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 37,64 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 23,19 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 18,33 |
Nível de Opacidade
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2700 |
RPM corte: | 2750 |
RPM corte máx: | 2800 |
RPM M L min: | 650 |
RPM M L: | 750 |
RPM M L máx: | 850 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 1,48 |
Altitudes acima de 350m: | 1,98 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |
Área do Motorista
Tacógrafo | |
Modelo: | VDO |
Tipo: | MTCO 1390 |
Obs.: | Registro: diário / semanal (opcional) |
Cluster conjugado composto de:
- Velocímetro
- Tacômetro
- Manômetro
- Indicador de temperatura
- Indicador de combustível
- Luzes espia