Página Inicial > Dados de chassis > Fiat do Brasil Ltda > Fiat 140 OD (168cv)
Fiat 140 OD (168cv)

Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano e Rodoviário |
Fabricação: | 1979-? |
Identificador: | 227D |
Localização do motor: | Dianteira |
Fonte dos dados: | Publicação Fiat Diesel (Acervo Monteiro e Israel Oliveira – sem data mencionada) |
Motor
Modelo: | Fiat 8360.05B.297 |
Tipo: | 6 cilindros em linha |
Potência máxima: | SAE: 168 cv (123 kW) @ 2400 rpm DIN: 150 cv (110 kW) @ 2400 rpm |
Torque máximo: | SAE: 529,4 Nm (54 mkgf) @ 1400 rpm DIN: 470,6 Nm (48 mkgf) @ 1400 rpm |
NBR – Medição: | DIN / SAE |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 8.102 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 115 |
Curso do pistão (mm): | 130 |
Relação de compressão: | 17,4:1 |
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: | Filtro de ar seco |
Sistema de lubrificação: | Sob pressão, com intercambiador de calor água-óleo |
Sistema de arrefecimento: | A água, com termostato e vaso expansor do radiador |
Bomba injetora | |
Sistema de Injeção: | Direta Saurer |
Transmissão
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 7,07:1 2ª – 4,09:1 3ª – 2,24:1 4ª – 1,47:1 5ª – 1,00:1 Ré – 6,00:1 |
Outros | |
Árvores de transmissão: | Entre a caixa de mudança e o diferencial; duas para entre eixos 4.667 e três para 5.400 |
Embreagem
Tipo: | Monodisco a seco |
Diâmetro do disco: | 13 pol |
Outros | |
Superfície total de contato: | 1.113 cm² |
Direção
Tipo: | Mecânica, com servo-direção hidráulica. |
Sistema Elétrico
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 590 w / 28 V |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12V / 110 Ah |
Motor de partida | |
Potência/tensão: | 4 kW (5,4 cv) / 24 V |
Eixos
Eixo Dianteiro | |
Tipo: | Perfil em “I” de aço de alta resistência |
Eixo Traseiro Motriz | |
Tipo: | Carcaça de aço fundido, semiárvores desmontáveis sem retirada das rodas. Diferencial de uma velocidade com simples redução ou de duas velocidades com dupla redução. |
Redução: | 5,29:1 (simples) |
Reduções opcionais: | 6,83:1 (simples) 6,00/8,24:1 (dupla) |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Feixes de molas semielípticas com um estágio de flexibilidade |
Amortecedores: | Hidráulicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Feixes de molas semielípticas com um estágio de flexibilidade |
Amortecedores: | Hidráulicos telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | 7.00 x 20 |
Pneumáticos: | 9.00 x 20 PR 14 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Quadro do Chassis
Tipo: | Escada. Longarinas de perfil em “U” de chapa de aço estampada, ligadas por meio de travessas rebitadas a frio. Travessa dianteira desmontável. |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | Totalmente pneumático e circuitos independentes |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Cilindro de mola acumuladora (tipo Spring-brake), comandado pneumaticamente por alavanca manual, atuando nas rodas traseiras. Com queda de pressão pneumática, atua como freio de emergência. |
Freio-Motor | |
Tipo: | Com comando pneumático a peda, atuando no coletor de escapamento |
Área de frenagem | |
Total: | 4.528 cm² |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
Carga máxima por eixo | |
Eixo dianteiro: | 4500 |
Eixo traseiro: | 9000 |
Carga útil máxima com equipamentos | |
Total: | 140N: 3690 140L: 3740 |
Peso bruto total | |
Peso bruto total (PBT): | 13500 |
Capacidade máxima de tração (CMT): | 140N: 9810 140L: 9760 |
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: | 150 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 13,3 |
Filtro de óleo do motor: | 2 |
Caixa de mudanças: | 4 / 5 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 12 |
Direção hidráulica: | 1,4 |
Sistema de arrefecimento: | 32 |
Dimensões (mm)

(A) Distância entre-eixos: | 140N: 4667 140L: 5400 |
(B) Comprimento total: | 140N: 8435 140L: 9170 |
(C) Balanço dianteiro: | 1373 |
(D) Balanço traseiro: | 2395 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1870 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1750 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2312 |
(L) Vão livre traseiro: | 280 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 140N: 15,8 140L: 17,6 |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Redução do eixo traseiro: | 5,29:1 (simples) |
Velocidade máxima (km/h): | 84 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | Com 13500 kg: 24,3 |
Ensaio 2 (Opcional) | |
Redução do eixo traseiro: | 6,83:1 (simples) |
Velocidade máxima (km/h): | 65 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | Com 13500 kg: 32,3 |
Ensaio 3 (Opcional) | |
Redução do eixo traseiro: | 6,00/8,24:1 (dupla) |
Velocidade máxima (km/h): | 74 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | Com 13500 kg: 40,1 |
Painel de instrumentos
Quadro de instrumentos completo com velocímetro, odômetro, termômetro de temperatura da água, manômetros de óleo e de ar, indicador do nível de combustível, interruptores, luzes testemunha para os circuitos de freio, pressão do óleo, alternador e pisca-pisca e buzina elétrica.