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Fiat 140 OD (168cv)

Fiat 140 OD (168cv)
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano e Rodoviário
Fabricação: 1979-?
Identificador: 227D
Localização do motor: Dianteira
Fonte dos dados: Publicação Fiat Diesel (Acervo Monteiro e Israel Oliveira – sem data mencionada)

Motor
Modelo: Fiat 8360.05B.297
Tipo: 6 cilindros em linha
Potência máxima: SAE: 168 cv (123 kW) @ 2400 rpm
DIN: 150 cv (110 kW) @ 2400 rpm
Torque máximo: SAE: 529,4 Nm (54 mkgf) @ 1400 rpm
DIN: 470,6 Nm (48 mkgf) @ 1400 rpm
NBR – Medição: DIN / SAE
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 8.102 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 115
Curso do pistão (mm): 130
Relação de compressão: 17,4:1
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: Filtro de ar seco
Sistema de lubrificação: Sob pressão, com intercambiador de calor água-óleo
Sistema de arrefecimento: A água, com termostato e vaso expansor do radiador
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Direta Saurer

Transmissão
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 7,07:1
2ª – 4,09:1
3ª – 2,24:1
4ª – 1,47:1
5ª – 1,00:1
Ré – 6,00:1
Outros
Árvores de transmissão: Entre a caixa de mudança e o diferencial; duas para entre eixos 4.667 e três para 5.400

Embreagem
Tipo: Monodisco a seco
Diâmetro do disco: 13 pol
Outros
Superfície total de contato: 1.113 cm²

Direção
Tipo: Mecânica, com servo-direção hidráulica.

Sistema Elétrico
Alternador
Tensão/capacidade: 590 w / 28 V
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12V / 110 Ah
Motor de partida
Potência/tensão: 4 kW (5,4 cv) / 24 V

Eixos
Eixo Dianteiro
Tipo: Perfil em “I” de aço de alta resistência
Eixo Traseiro Motriz
Tipo: Carcaça de aço fundido, semiárvores desmontáveis sem retirada das rodas. Diferencial de uma velocidade com simples redução ou de duas velocidades com dupla redução.
Redução: 5,29:1 (simples)
Reduções opcionais: 6,83:1 (simples)
6,00/8,24:1 (dupla)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Feixes de molas semielípticas com um estágio de flexibilidade
Amortecedores: Hidráulicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Feixes de molas semielípticas com um estágio de flexibilidade
Amortecedores: Hidráulicos telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 7.00 x 20
Pneumáticos: 9.00 x 20 PR 14
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Escada. Longarinas de perfil em “U” de chapa de aço estampada, ligadas por meio de travessas rebitadas a frio. Travessa dianteira desmontável.

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Totalmente pneumático e circuitos independentes
Freio de Estacionamento
Tipo: Cilindro de mola acumuladora (tipo Spring-brake), comandado pneumaticamente por alavanca manual, atuando nas rodas traseiras. Com queda de pressão pneumática, atua como freio de emergência.
Freio-Motor
Tipo: Com comando pneumático a peda, atuando no coletor de escapamento
Área de frenagem
Total: 4.528 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

Carga máxima por eixo
Eixo dianteiro: 4500
Eixo traseiro: 9000
Carga útil máxima com equipamentos
Total: 140N: 3690
140L: 3740
Peso bruto total
Peso bruto total (PBT): 13500
Capacidade máxima de tração (CMT): 140N: 9810
140L: 9760

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 150
Óleo no cárter, máx./min.: 13,3
Filtro de óleo do motor: 2
Caixa de mudanças: 4 / 5
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 12
Direção hidráulica: 1,4
Sistema de arrefecimento: 32

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 140N: 4667
140L: 5400
(B) Comprimento total: 140N: 8435
140L: 9170
(C) Balanço dianteiro: 1373
(D) Balanço traseiro: 2395
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1870
(F) Bitola – eixo traseiro: 1750
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2312
(L) Vão livre traseiro: 280
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 140N: 15,8
140L: 17,6

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Redução do eixo traseiro: 5,29:1 (simples)
Velocidade máxima (km/h): 84
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): Com 13500 kg: 24,3
Ensaio 2 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 6,83:1 (simples)
Velocidade máxima (km/h): 65
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): Com 13500 kg: 32,3
Ensaio 3 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 6,00/8,24:1 (dupla)
Velocidade máxima (km/h): 74
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): Com 13500 kg: 40,1

Painel de instrumentos

Quadro de instrumentos completo com velocímetro, odômetro, termômetro de temperatura da água, manômetros de óleo e de ar, indicador do nível de combustível, interruptores, luzes testemunha para os circuitos de freio, pressão do óleo, alternador e pisca-pisca e buzina elétrica.

Função desabilitada

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