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Iveco 17-280

| Tipo: | Ônibus |
| Segmento: | Urbano e Rodoviário |
| Fabricação: | 2023-p. |
| Localização do motor: | Dianteira |
| Norma de emissões de gases: | Euro 6 / Proconve P-8 |
| Fonte dos dados: | Publicação da Iveco Bus (Março/2023); Manual do Encarroçador – 1ª edição (Maio/2023) |
Motor
| Modelo: | Iveco FPT NEF 6 HiSCR (F4AFE612Z) |
| Tipo: | 6 cilindros em linha, Turbo-intercooler |
| Potência máxima: | 280 cv (205 kW) @ 2400 rpm |
| Torque máximo: | 950 Nm (97 mkgf) @ 1950 rpm |
| Combustível: | Diesel |
| Controle de emissões: | SCR |
| Cilindrada total: | 6.728 cm³ |
| Diâmetro do cilindro (mm): | 104 |
| Curso do pistão (mm): | 132 |
| Relação de compressão: | 17:1 ±0,5:1 |
| Consumo específico: | 195,52 g / kWh |
| Ordem de ignição: | 1-5-3-6-2-4 |
| Bomba injetora | |
| Sistema de Injeção: | Direta Eletrônica – Common Rail |
Transmissão
| Modelo: | ZF 6S-1010 BO |
| Acionamento: | Mecânica |
| Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
| Relação de transmissão: | 1ª – 6,75:1 2ª – 3,60:1 3ª – 2,13:1 4ª – 1,39:1 5ª – 1,00:1 6ª – 0,78:1 Ré – 6,06:1 |
Embreagem
| Tipo: | Monodisco seco a diafragma. Rolamento a contato permanente. |
| Acionamento: | Hidráulico servo-assistido, push type |
| Diâmetro do disco: | 395 mm |
Direção
| Modelo: | ZF 8098 |
| Tipo: | Hidráulica, mecânica servoassistida |
| Relação de redução: | 26,2 |
Sistema Elétrico
| Tensão nominal | |
| Tensão: | 24 V |
| Alternador | |
| Tensão/capacidade: | 28 V / 90 A |
| Opcional: | 2x 28 V / 90 A |
| Bateria | |
| Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 135 Ah |
| Opcional: | 2x 12 V / 170 Ah |
| Motor de partida | |
| Potência/tensão: | 4 kW / 24 V |
| Outros | |
| Interruptor geral: | Mecânico no compartimento da bateria |
Eixos
| Eixo Dianteiro | |
| Modelo: | Iveco 5876 |
| Tipo: | Viga rígida de aço forjado seção duplo T |
| Eixo Traseiro Motriz | |
| Modelo: | Méritor MS 23-158 |
| Tipo: | Portante, diferencial de simples redução e par cônico |
| Redução: | Urbano: 6,14:1 Rodoviário: 5,13:1 |
| Reduções opcionais: | Urbano: 5,57:1 / 6,57:1 Rodoviário: 5,57:1 / 6,14:1 |
Suspensão
| Suspensão Dianteira | |
| Tipo: | Urbano: Molas semielípticas e batentes de borracha / Opcional parabólicas Rodoviário: Molas parabólicas e batentes de borracha / Opcional semielípticas |
| Amortecedores: | Hidráulicos telescópicos de dupla ação |
| Barra estabilizadora: | Série |
| Suspensão Traseira | |
| Tipo: | Urbano: Molas semielípticas e batentes de borracha / Opcional parabólicas Rodoviário: Molas parabólicas e batentes de borracha / Opcional semielípticas |
| Amortecedores: | Hidráulicos telescópicos de dupla ação |
| Barra estabilizadora: | Série |
Rodas & Pneus
| Aros das rodas: | Urbano: 7.5 x 22.5 (disco de aço) Rodoviário: 8.25 x 22.5 (disco de aço) |
| Aros das rodas – opcionais: | Urbano: 8.25 x 22.5 (disco de aço) Rodoviário: 7.5 x 22.5 (disco de aço) |
| Pneumáticos: | Urbano: 275 / 80 R 22.5 (sem câmara) Rodoviário: 295 / 80 R 22.5 (sem câmara) |
| Pneumáticos – opcionais: | Urbano: 295 / 80 R 22.5 (sem câmara) Rodoviário: 275 / 80 R 22.5 (sem câmara) |
| Rodado traseiro: | Duplo |
| Outros | |
| Pressão dos pneus (para 275 / 80 R 22.5): | Dianteiro: 115 lb/pol² Traseiro: 100 lb/pol² |
| Pressão dos pneus (para 295 / 80 R 22.5): | Dianteiro: 105 lb/pol² Traseiro: 95 lb/pol² |
Quadro do Chassis
| Material empregado: | FeE 420 |
| Longarinas | |
| Bitola: | 854 |
Sistema de Freio
| Freio de Serviço | |
| Tipo: | A tambor tipo S-Cam. Sistema pneumático com dois circuitos independentes entre eixo dianteiro e traseiro. Sistema equipado com filtro secador de ar (APU) com cartucho de filtro coalescente. Com ajustador automático de folga. |
| Freio de Estacionamento | |
| Tipo: | Molas (tipo Spring-Brake) nas câmaras traseiras, com comando pneumático manual |
| Freio-Motor | |
| Tipo: | Tipo borboleta no coletor de escapamento p/ controle eletrônico |
| Freio Adicional | |
| Tipo: | EBL |
| ABS | |
| Sistema anti-bloqueio de rodas: | Série |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
| PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
| Eixo dianteiro: | 3130 |
| Eixo traseiro: | 2130 |
| Carga máxima por eixo | |
| Eixo dianteiro: | 7100 |
| Eixo traseiro: | 11000 |
| Peso bruto total | |
| Peso bruto total (PBT): | 16000 |
| Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
| Eixo dianteiro: | 7100 |
| Eixo traseiro: | 11000 |
| Total: | 18100 |
| Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado) | |
| Eixo dianteiro: | 6000 |
| Eixo traseiro: | 10000 |
| Total: | 16000 |
Volumes de Abastecimento (l)
| Tanque de combustível: | 275 |
| Reservatório de ureia (Arla32): | 21 50 |
| Óleo no cárter, máx./min.: | 18,0 (sem filtro) 19,0 (com filtro) |
| Caixa de mudanças: | 9,3 |
| Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 21 |
| Direção hidráulica: | 5,5 |
| Acionamento da embreagem: | 0,4 |
| Sistema de arrefecimento: | 22 |
Dimensões (mm)

| (A) Distância entre-eixos: | 5950 |
| (B) Comprimento total: | 11505 |
| (C) Balanço dianteiro: | 2284 |
| (D) Balanço traseiro: | 3279 |
| (E) Bitola – eixo dianteiro: | 2084 |
| (F) Bitola – eixo traseiro: | 1825 |
| (H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2429 |
| (I) Ângulo de entrada: | 10° |
| (J) Ângulo de saída: | 11° |
| (K) Vão livre dianteiro: | 230 |
| (L) Vão livre traseiro: | 215 |
| (M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 9895 11461 |
Principais Características
- Pneu e roda reserva
- Volante com regulagem longitudinal e vertical
- Tacógrafo diário digital
- Limitador de velocidade 110 km/h
Opcionais
- Tacógrafo semanal digital
- Pneu e roda reserva
- Bolsa de ferramentas
