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Iveco 17-280
Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano e Rodoviário |
Fabricação: | 2023-p. |
Localização do motor: | Dianteira |
Norma de emissões de gases: | Euro 6 / Proconve P-8 |
Fonte dos dados: | Publicação da Iveco Bus (Março/2023); Manual do Encarroçador – 1ª edição (Maio/2023) |
Motor
Modelo: | Iveco FPT NEF 6 HiSCR (F4AFE612Z) |
Tipo: | 6 cilindros em linha, Turbo-intercooler |
Potência máxima: | 280 cv (205 kW) @ 2400 rpm |
Torque máximo: | 950 Nm (97 mkgf) @ 1950 rpm |
Combustível: | Diesel |
Controle de emissões: | SCR |
Cilindrada total: | 6.728 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 104 |
Curso do pistão (mm): | 132 |
Relação de compressão: | 17:1 ±0,5:1 |
Consumo específico: | 195,52 g / kWh |
Ordem de ignição: | 1-5-3-6-2-4 |
Bomba injetora | |
Sistema de Injeção: | Direta Eletrônica – Common Rail |
Transmissão
Modelo: | ZF 6S-1010 BO |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 6,75:1 2ª – 3,60:1 3ª – 2,13:1 4ª – 1,39:1 5ª – 1,00:1 6ª – 0,78:1 Ré – 6,06:1 |
Embreagem
Tipo: | Monodisco seco a diafragma. Rolamento a contato permanente. |
Acionamento: | Hidráulico servo-assistido, push type |
Diâmetro do disco: | 395 mm |
Direção
Modelo: | ZF 8098 |
Tipo: | Hidráulica, mecânica servoassistida |
Relação de redução: | 26,2 |
Sistema Elétrico
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 90 A |
Opcional: | 2x 28 V / 90 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 135 Ah |
Opcional: | 2x 12 V / 170 Ah |
Motor de partida | |
Potência/tensão: | 4 kW / 24 V |
Outros | |
Interruptor geral: | Mecânico no compartimento da bateria |
Eixos
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | Iveco 5876 |
Tipo: | Viga rígida de aço forjado seção duplo T |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | Méritor MS 23-158 |
Tipo: | Portante, diferencial de simples redução e par cônico |
Redução: | Urbano: 6,14:1 Rodoviário: 5,13:1 |
Reduções opcionais: | Urbano: 5,57:1 / 6,57:1 Rodoviário: 5,57:1 / 6,14:1 |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Urbano: Molas semielípticas e batentes de borracha / Opcional parabólicas Rodoviário: Molas parabólicas e batentes de borracha / Opcional semielípticas |
Amortecedores: | Hidráulicos telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Urbano: Molas semielípticas e batentes de borracha / Opcional parabólicas Rodoviário: Molas parabólicas e batentes de borracha / Opcional semielípticas |
Amortecedores: | Hidráulicos telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | Urbano: 7.5 x 22.5 (disco de aço) Rodoviário: 8.25 x 22.5 (disco de aço) |
Aros das rodas – opcionais: | Urbano: 8.25 x 22.5 (disco de aço) Rodoviário: 7.5 x 22.5 (disco de aço) |
Pneumáticos: | Urbano: 275 / 80 R 22.5 (sem câmara) Rodoviário: 295 / 80 R 22.5 (sem câmara) |
Pneumáticos – opcionais: | Urbano: 295 / 80 R 22.5 (sem câmara) Rodoviário: 275 / 80 R 22.5 (sem câmara) |
Rodado traseiro: | Duplo |
Outros | |
Pressão dos pneus (para 275 / 80 R 22.5): | Dianteiro: 115 lb/pol² Traseiro: 100 lb/pol² |
Pressão dos pneus (para 295 / 80 R 22.5): | Dianteiro: 105 lb/pol² Traseiro: 95 lb/pol² |
Quadro do Chassis
Material empregado: | FeE 420 |
Longarinas | |
Bitola: | 854 |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | A tambor tipo S-Cam. Sistema pneumático com dois circuitos independentes entre eixo dianteiro e traseiro. Sistema equipado com filtro secador de ar (APU) com cartucho de filtro coalescente. Com ajustador automático de folga. |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Molas (tipo Spring-Brake) nas câmaras traseiras, com comando pneumático manual |
Freio-Motor | |
Tipo: | Tipo borboleta no coletor de escapamento p/ controle eletrônico |
Freio Adicional | |
Tipo: | EBL |
ABS | |
Sistema anti-bloqueio de rodas: | Série |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 3130 |
Eixo traseiro: | 2130 |
Carga máxima por eixo | |
Eixo dianteiro: | 7100 |
Eixo traseiro: | 11000 |
Peso bruto total | |
Peso bruto total (PBT): | 16000 |
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
Eixo dianteiro: | 7100 |
Eixo traseiro: | 11000 |
Total: | 18100 |
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado) | |
Eixo dianteiro: | 6000 |
Eixo traseiro: | 10000 |
Total: | 16000 |
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: | 275 |
Reservatório de ureia (Arla32): | 21 50 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 18,0 (sem filtro) 19,0 (com filtro) |
Caixa de mudanças: | 9,3 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 21 |
Direção hidráulica: | 5,5 |
Acionamento da embreagem: | 0,4 |
Sistema de arrefecimento: | 22 |
Dimensões (mm)
(A) Distância entre-eixos: | 5950 |
(B) Comprimento total: | 11505 |
(C) Balanço dianteiro: | 2284 |
(D) Balanço traseiro: | 3279 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 2084 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1825 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2429 |
(I) Ângulo de entrada: | 10° |
(J) Ângulo de saída: | 11° |
(K) Vão livre dianteiro: | 230 |
(L) Vão livre traseiro: | 215 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 9895 11461 |
Principais Características
- Pneu e roda reserva
- Volante com regulagem longitudinal e vertical
- Tacógrafo diário digital
- Limitador de velocidade 110 km/h
Opcionais
- Tacógrafo semanal digital
- Pneu e roda reserva
- Bolsa de ferramentas