ViaCircular Transporte Coletivo

Iveco 17-280

Iveco 17-280
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano e Rodoviário
Fabricação: 2023-p.
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 6 / Proconve P-8
Fonte dos dados: Publicação da Iveco Bus (Março/2023); Manual do Encarroçador – 1ª edição (Maio/2023)

Motor
Modelo: Iveco FPT NEF 6 HiSCR (F4AFE612Z)
Tipo: 6 cilindros em linha, Turbo-intercooler
Potência máxima: 280 cv (205 kW) @ 2400 rpm
Torque máximo: 950 Nm (97 mkgf) @ 1950 rpm
Combustível: Diesel
Controle de emissões: SCR
Cilindrada total: 6.728 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 104
Curso do pistão (mm): 132
Relação de compressão: 17:1 ±0,5:1
Consumo específico: 195,52 g / kWh
Ordem de ignição: 1-5-3-6-2-4
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Direta Eletrônica – Common Rail

Transmissão
Modelo: ZF 6S-1010 BO
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 6,75:1
2ª – 3,60:1
3ª – 2,13:1
4ª – 1,39:1
5ª – 1,00:1
6ª – 0,78:1
Ré – 6,06:1

Embreagem
Tipo: Monodisco seco a diafragma. Rolamento a contato permanente.
Acionamento: Hidráulico servo-assistido, push type
Diâmetro do disco: 395 mm

Direção
Modelo: ZF 8098
Tipo: Hidráulica, mecânica servoassistida
Relação de redução: 26,2

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 90 A
Opcional: 2x 28 V / 90 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah
Opcional: 2x 12 V / 170 Ah
Motor de partida
Potência/tensão: 4 kW / 24 V
Outros
Interruptor geral: Mecânico no compartimento da bateria

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: Iveco 5876
Tipo: Viga rígida de aço forjado seção duplo T
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Méritor MS 23-158
Tipo: Portante, diferencial de simples redução e par cônico
Redução: Urbano: 6,14:1
Rodoviário: 5,13:1
Reduções opcionais: Urbano: 5,57:1 / 6,57:1
Rodoviário: 5,57:1 / 6,14:1

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Urbano: Molas semielípticas e batentes de borracha / Opcional parabólicas
Rodoviário: Molas parabólicas e batentes de borracha / Opcional semielípticas
Amortecedores: Hidráulicos telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Urbano: Molas semielípticas e batentes de borracha / Opcional parabólicas
Rodoviário: Molas parabólicas e batentes de borracha / Opcional semielípticas
Amortecedores: Hidráulicos telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: Urbano: 7.5 x 22.5 (disco de aço)
Rodoviário: 8.25 x 22.5 (disco de aço)
Aros das rodas – opcionais: Urbano: 8.25 x 22.5 (disco de aço)
Rodoviário: 7.5 x 22.5 (disco de aço)
Pneumáticos: Urbano: 275 / 80 R 22.5 (sem câmara)
Rodoviário: 295 / 80 R 22.5 (sem câmara)
Pneumáticos – opcionais: Urbano: 295 / 80 R 22.5 (sem câmara)
Rodoviário: 275 / 80 R 22.5 (sem câmara)
Rodado traseiro: Duplo
Outros
Pressão dos pneus (para 275 / 80 R 22.5): Dianteiro: 115 lb/pol²
Traseiro: 100 lb/pol²
Pressão dos pneus (para 295 / 80 R 22.5): Dianteiro: 105 lb/pol²
Traseiro: 95 lb/pol²

Quadro do Chassis
Material empregado: FeE 420
Longarinas
Bitola: 854

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: A tambor tipo S-Cam. Sistema pneumático com dois circuitos independentes entre eixo dianteiro e traseiro. Sistema equipado com filtro secador de ar (APU) com cartucho de filtro coalescente. Com ajustador automático de folga.
Freio de Estacionamento
Tipo: Molas (tipo Spring-Brake) nas câmaras traseiras, com comando pneumático manual
Freio-Motor
Tipo: Tipo borboleta no coletor de escapamento p/ controle eletrônico
Freio Adicional
Tipo: EBL
ABS
Sistema anti-bloqueio de rodas: Série

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 3130
Eixo traseiro: 2130
Carga máxima por eixo
Eixo dianteiro: 7100
Eixo traseiro: 11000
Peso bruto total
Peso bruto total (PBT): 16000
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Eixo dianteiro: 7100
Eixo traseiro: 11000
Total: 18100
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado)
Eixo dianteiro: 6000
Eixo traseiro: 10000
Total: 16000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 275
Reservatório de ureia (Arla32): 21
50
Óleo no cárter, máx./min.: 18,0 (sem filtro)
19,0 (com filtro)
Caixa de mudanças: 9,3
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 21
Direção hidráulica: 5,5
Acionamento da embreagem: 0,4
Sistema de arrefecimento: 22

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 5950
(B) Comprimento total: 11505
(C) Balanço dianteiro: 2284
(D) Balanço traseiro: 3279
(E) Bitola – eixo dianteiro: 2084
(F) Bitola – eixo traseiro: 1825
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2429
(I) Ângulo de entrada: 10°
(J) Ângulo de saída: 11°
(K) Vão livre dianteiro: 230
(L) Vão livre traseiro: 215
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 9895
11461

Principais Características
  • Pneu e roda reserva
  • Volante com regulagem longitudinal e vertical
  • Tacógrafo diário digital
  • Limitador de velocidade 110 km/h

Opcionais
  • Tacógrafo semanal digital
  • Pneu e roda reserva
  • Bolsa de ferramentas

Função desabilitada

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