ViaCircular Transporte Coletivo

Mercedes-Benz L-1111 (120hp)

Mercedes-Benz L-1111 (120hp)
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano e Rodoviário
Obs.: Caminhão – mesmo chassis utilizado em ônibus por terceiros
Fabricação: 1956-1969
Localização do motor: Dianteira
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Código MP-964 / Sem data mencionada)

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-321
Tipo: 6 cilindros em linha
Potência máxima: 120 HP @ 2800 rpm
NBR – Medição: SAE
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 5.100 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 95
Curso do pistão (mm): 120
Relação de compressão: 20,5:1
Sistema de lubrificação: Individual por graxeiras

Transmissão
Modelo: DB
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré

Embreagem
Tipo: Monodisco a seco

Sistema Elétrico
Dínamo
Tensão/capacidade: 300 Watts / 12 V
Bateria
Tensão/capacidade: 12 V / 135 Ah
Motor de partida
Potência/tensão: 4 cv / 12 V

Eixos
Eixo Traseiro Motriz
Redução: i=6,857 (48:7)

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 7.00 x 20 (disco)
Pneumáticos: 9.00 x 20 reforçados
Rodado traseiro: Duplo

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Hidráulico, auxiliado a ar comprimido, atuando sobre as 4 rodas
Freio de Estacionamento
Tipo: Acionado por alavanca, agindo sobre as rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Mecânico
Área de frenagem
Total: 4.920 cm²

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 140
Óleo no cárter, máx./min.: 9 / 7
Sistema de arrefecimento: 24

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Redução do eixo traseiro: i=6,857
Velocidade máxima (km/h): 81,5
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 35

Função desabilitada

Menu