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Mercedes-Benz LO-916 (156cv)

Tipo: | Micro |
Segmento: | Urbano e Rodoviário |
Fabricação: | 2012-p. |
Identificador: | 688279 (EE=4500) 979277 (EE=4800) |
Localização do motor: | Dianteira |
Norma de emissões de gases: | Euro 5 / Proconve P-7 |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Março/2016) |
Os chassis para Micro-ônibus LO-916 foram desenvolvidos para atender às aplicações urbana, fretamento e turismo, podendo receber carroçarias de 8.500 mm até 9.100 mm de comprimento, dependendo do entre-eixos e do layout interno. O motor eletrônico que equipa estes chassis incorpora inúmeros benefícios e vantagens para os frotistas e usuários do transporte coletivo. Alta rentabilidade, reduzido consumo de combustível, maior vida útil e maior torque em baixas rotações são características de destaque deste motor, além dos índices de emissões e de ruídos já estarem de acordo com a legislação Proconve P-7.
Unindo o que há de mais avançado no mercado de micro-ônibus, o LO-916 vem equipado com freios a tambor na dianteira e na traseira, freio ABS, freio-motor auxiliar (convencional) e, opcionalmente, com Top Brake. Toda essa tecnologia, aliada à sua alta performance, só poderia resultar em mais uma excelente opção para o mercado de transporte de passageiros.
Modelo: | Mercedes-Benz OM-924 LA |
Tipo: | 4 cilindros em linha, Turbocooler |
Potência máxima: | 156 cv (115 kW) @ 2200 rpm |
Torque máximo: | 580 Nm (59,2 mkgf) @ 1200 a 1600 rpm |
NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
Combustível: | Diesel |
Controle de emissões: | SCR |
Cilindrada total: | 4.800 cm³ |
Consumo específico: | 194 g/kWh a 1400 rpm |
Filtro de óleo – tipo: | Filtragem total, com elemento de papel |
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: | Seco, com elemento de papel |
Sistema de arrefecimento: | Por circulação de água, com termostato |
Bomba injetora | |
Modelo: | DTC (Diesel Technology Company) |
Tipo: | 4 bicos individuais com controle eletrônico |
Sistema de Injeção: | Direta, com gerenciamento eletrônico |
Compressor | |
Cilindrada: | 238 cm³ |
Acionamento: | Por engrenagens |
Vazão: | 400 l/min a 10 bar |
Modelo: | ZF 5S-580 BO |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 5,72:1 2ª – 2,73:1 3ª – 1,61:1 4ª – 1,00:1 5ª – 0,76:1 Ré – 5,24:1 |
Modelo: | MF 362 |
Tipo: | Monodisco a seco |
Acionamento: | Hidráulico |
Modelo: | ZF 8014 |
Tipo: | Hidráulica |
Relação de redução: | i(máx)=19,6:1 |
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 80 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 100 Ah |
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | MB VL2/29 D-3,2 |
Tipo: | Punho |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | MB HL2/51 D-6,2 |
Tipo: | Carcaça central com tubos de aço imprensados |
Redução: | i=4,3 (43:10) |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Molas Parabólicas |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Molas Parabólicas |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Aros das rodas: | 6.00 x 17.5 |
Pneumáticos: | 215 / 75 R 17.5 (sem câmara) |
Rodado traseiro: | Duplo |
Tipo: | Escada, parafusado |
Material empregado: | LN 50 (NBR 6656) |
Freio de Serviço | |
Tipo: | A ar comprimido, de dois circuitos, tambor nas rodas dianteiras e traseiras |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Câmara de mola acumuladora, acionado pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Borboleta no coletor de escapamento (convencional) com acionamento eletropneumático |
ABS | |
Sistema anti-bloqueio de rodas: | Série (em 2016) |
Freio Adicional | |
Tipo: | Top Brake (válvula localizada no cabeçote), eletropneumático, com tecla de acionamento no painel, sistema conjugado com freio-motor convencional; ASR (Sistema Antipatinação) (opcional em 2016) |
Área de frenagem | |
Total: | 2.846 cm² |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | EE=45: 1828 EE=48: 1838 |
Eixo traseiro: | EE=45: 1174 EE=48: 1218 |
Total: | EE=45: 3002 EE=48: 3056 |
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado) | |
Eixo dianteiro: | 3200 |
Eixo traseiro: | 6200 |
Total: | 9400 |
Tanque de combustível: | 150 |
Reservatório de ureia (Arla32): | 25 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 15 / 12 |
Caixa de mudanças: | 3,5 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 6 |
Direção hidráulica: | 2 |
Sistema de arrefecimento: | 20 |

(A) Distância entre-eixos: | 4500 4800 |
(B) Comprimento máximo da carroceria: | 7670 7970 |
(C) Balanço dianteiro: | 1070 |
(D) Balanço traseiro: | 2100 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1777 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1705 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2177 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 16,510 17,424 |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Caixa de mudanças: | ZF S5 – 580 BO |
Eixo traseiro: | MB HL2/51 D-6,2 |
Pneus: | 215 / 75 R 17.5 |
Redução do eixo traseiro: | i=4,3 (43:10) |
Velocidade máxima (km/h): | 112 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 42 |
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2500 |
RPM corte: | 2750 |
RPM corte máx: | 2810 |
RPM M L min: | 580 |
RPM M L: | 600 |
RPM M L máx: | 800 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 0,5 |
Altitudes acima de 350m: | 0,68 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |
Motor OM-924 LA – completamente eletrônico, com unidades injetoras individuais para cada cilindro, proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.
Top Brake(opcional) – freio motor auxiliar, garante uma potência adicional de frenagem de 30% conjugado com o sistema borboleta, proporcionando maior segurança nas operações e aumentando a vida útil dos freios, além de permitir menos trocas de marchas, economia de combustível e aumento da velocidade média em declives, o que, consequentemente, reduz o tempo de viagem.
Painel de instrumento eletrônico – possui diagnóstico onboard, isto é, o painel contém um visor de cristal líquido, o qual, em forma de diagnóstico, informa a situação geral do veículo. O novo tacógrafo de gaveta propicia maior liberdade de instalação.
Luzes de aviso – controle de carga da bateria, luz alta dos faróis principais, luzes indicadoras de direção, de baixa pressão do óleo do motor, de baixo nível do líquido de arrefecimento, de freio de estacionamento acionado, de saturação do filtro de ar, baixo nível do líquido de embreagem, baixa pressão do sistema pneumático, de controle do sistema de aceleração eletrônico, ede alta temperatura do líquido de arrefecimento.
Freio ABS – evita que as rodas travem durate o processo de frenagem, oferecendo maior estabilidade e dirigibilidade ao veículo em situações adversas.
Central Elétrica Fuse Box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.
Posto do motorista (podest) – com conceito que facilita o encarroçamento e proporciona maior espaço interno.
Duas opções de entre-eixos – 4.500 mm para carroçaria até 8.500 mm, e 4.800 mm para carroçaria até 9.100 mm.
Blue Tec 5 – tecnologia Mercedes-Benz que consiste em reduzir os gases contaminados, através de uma reação química com o Arla 32, em um catalisador de redução seletiva (SCR ou “Selective Catalytic Reduction”). Além do catalisador, a combustão do motor foi otimizada, o que resulta em uma queima mais eficiente de combustível e uma emissão mais limpa.
- Limitadores de velocidade a 60/70/80/100/110 km/h
- Conjunto de rodas e pneus reservas para versão rodoviária
- Top Brake (em 2014)
- Podest avançado
- Freio a disco
- Válvula ALB (em 2014)
- Chave geral de emergência, corrente e combustível
- Bateria 135 Ah / 2 x 12V
- Dois alternadores de 80 A (preparação para Ar-condicionado) (em 2016)
- Base compressor do ar-condicionado (em 2016)
- Caixa automática Allison S 2.100 (em 2016)
- Polia adicional para ar-condicionado (em 2016)
- Alternador de 150 A (em 2016)
- Conexão para extração de dados de telemetria (FMS) (em 2016)
- Pneu 215/75R17,5 com perfil misto (terra/asfalto) (em 2016)