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Mercedes-Benz LP-331 (165hp)

| Tipo: | Ônibus |
| Segmento: | Urbano e Rodoviário |
| Obs.: | Caminhão – mesmo chassis utilizado em ônibus por terceiros. Cavalo mecânico – LPS, caminhão – LP e basculante – LPK. |
| Fabricação: | 1958-1967 |
| Localização do motor: | Dianteira |
| Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Sem data mencionada), publicação Automóveis e Acessórios/RJ (1958) |
Motor
| Modelo: | Mercedes-Benz OM-326 II |
| Tipo: | 6 cilindros em linha |
| Potência máxima: | 165 HP @ 2000 rpm |
| NBR – Medição: | SAE |
| Combustível: | Diesel |
| Cilindrada total: | 10.801 cm³ |
| Diâmetro do cilindro (mm): | 128 |
| Curso do pistão (mm): | 140 |
| Relação de compressão: | 20,5:1 |
| Sistema de lubrificação: | Individual por graxeiras |
Transmissão
| Acionamento: | Mecânica |
| Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Embreagem
| Tipo: | Monodisco a seco |
Direção
| Tipo: | Hidráulica (Opcional) |
Sistema Elétrico
| Tensão nominal | |
| Tensão: | 12 V |
| Dínamo | |
| Tensão/capacidade: | 300 Watts / 12 V |
| Bateria | |
| Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 135 Ah |
| Motor de partida | |
| Potência/tensão: | 6 HP / 24 V |
Eixos
| Eixo Traseiro Motriz | |
| Redução: | i=6,5/5,75/4,93 |
Rodas & Pneus
| Pneumáticos: | 11.00 x 20 HD |
| Rodado traseiro: | Duplo |
Sistema de Freio
| Freio de Serviço | |
| Tipo: | A ar comprimido, agindo sobre as 4 rodas |
| Freio de Estacionamento | |
| Tipo: | Mecânico, sobre as rodas traseiras |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
| PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
| Total: | 4685 4870 |
| Carga útil máxima com equipamentos | |
| Total: | 10315 10130 |
| Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
| Eixo dianteiro: | 5000 |
| Eixo traseiro: | 10000 |
| Total: | 15000 |
Volumes de Abastecimento (l)
| Tanque de combustível: | 140 |
| Óleo no cárter, máx./min.: | 12 / 9 |
| Sistema de arrefecimento: | 40 |
Dimensões (mm)

| (A) Distância entre-eixos: | 3000 4600 |
| (B) Comprimento total: | 5320 7805 |
| (E) Bitola – eixo dianteiro: | 1900 |
| (F) Bitola – eixo traseiro: | 1765 |
| (H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2500 |
| (M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 13,0 17,7 |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
| Ensaio 1 (Série) | |
| Redução do eixo traseiro: | i=6,5 |
| Velocidade máxima (km/h): | 60 |
| Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 18,7 |
| Ensaio 2 (Opcional) | |
| Redução do eixo traseiro: | i= 5,75 |
| Velocidade máxima (km/h): | 68 |
| Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 37,2 |
| Ensaio 3 (Opcional) | |
| Redução do eixo traseiro: | i=4,93 |
| Velocidade máxima (km/h): | 80 |
| Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 31 |
