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Mercedes-Benz LP-331 (165hp)
Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano e Rodoviário |
Obs.: | Caminhão – mesmo chassis utilizado em ônibus por terceiros. Cavalo mecânico – LPS, caminhão – LP e basculante – LPK. |
Fabricação: | 1958-1967 |
Localização do motor: | Dianteira |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Sem data mencionada), publicação Automóveis e Acessórios/RJ (1958) |
Motor
Modelo: | Mercedes-Benz OM-326 II |
Tipo: | 6 cilindros em linha |
Potência máxima: | 165 HP @ 2000 rpm |
NBR – Medição: | SAE |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 10.801 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 128 |
Curso do pistão (mm): | 140 |
Relação de compressão: | 20,5:1 |
Sistema de lubrificação: | Individual por graxeiras |
Transmissão
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Embreagem
Tipo: | Monodisco a seco |
Direção
Tipo: | Hidráulica (Opcional) |
Sistema Elétrico
Tensão nominal | |
Tensão: | 12 V |
Dínamo | |
Tensão/capacidade: | 300 Watts / 12 V |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 135 Ah |
Motor de partida | |
Potência/tensão: | 6 HP / 24 V |
Eixos
Eixo Traseiro Motriz | |
Redução: | i=6,5/5,75/4,93 |
Rodas & Pneus
Pneumáticos: | 11.00 x 20 HD |
Rodado traseiro: | Duplo |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | A ar comprimido, agindo sobre as 4 rodas |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Mecânico, sobre as rodas traseiras |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Total: | 4685 4870 |
Carga útil máxima com equipamentos | |
Total: | 10315 10130 |
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
Eixo dianteiro: | 5000 |
Eixo traseiro: | 10000 |
Total: | 15000 |
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: | 140 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 12 / 9 |
Sistema de arrefecimento: | 40 |
Dimensões (mm)
(A) Distância entre-eixos: | 3000 4600 |
(B) Comprimento total: | 5320 7805 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1900 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1765 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2500 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 13,0 17,7 |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Redução do eixo traseiro: | i=6,5 |
Velocidade máxima (km/h): | 60 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 18,7 |
Ensaio 2 (Opcional) | |
Redução do eixo traseiro: | i= 5,75 |
Velocidade máxima (km/h): | 68 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 37,2 |
Ensaio 3 (Opcional) | |
Redução do eixo traseiro: | i=4,93 |
Velocidade máxima (km/h): | 80 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 31 |